Cine Holliúdy 2 - A Chibata Sideral


Em Cine Holliúdy, de Halder Gomes, lançado em 2013, o mundo conheceu Francisgleydisson (Edmilson Filho), um homem simples do interior do Ceará que não só sonhava em ter seu próprio cinema como lutou com todas as forças para estabelecer um pelas redondezas. Casado com Maria das Graças (Miriam Freeland) e pai do pequeno Francin, Francisgleydisson o mundo de uma forma diferente e acredita no poder de contar histórias em telas maiores que a de uma tevê. 

E por um certo tempo ele conseguiu levar muita alegria ao povo de sua região. Contudo, com o passar dos anos, o filho (Ariclenes Barroso) cresceu e o cinema não parou de enfrentar problemas para se manter vivo. Logo, ele teve de abandonar seu adorado cinema e falido teve de ir morar na casa da sogra (Gorete Milagres) em Pacatuba e aturar muita humilhação por parte daquela. Passado alguns dias, Francisgleydisson assiste um amigo ser abduzido por seres de outro planeta e é então ali que tem a ideia de produzir um filme de scifi e narrar uma guerra intergalática entre Lampião e Ets feíssimos. Para a equipe técnica e o elenco, sai contratando todos os conhecidos como o Cego Isaías (Falcão), Padre Mesquita (Jorge Ritchie), o Véi Góis (Chico Diaz) e até o valente Zé Coveiro (Milhem Cortaz) a quem o agora diretor deve dinheiro. Aliás, para angariar fundos para a produção, Francisgleydisson não só atende a pedidos da futura prefeita Justina Ambrósio (Samantha Schmütz) e do atual prefeito Olegário (Roberto Bomtempo) em contratar um sobrinho daquela para trabalhar no filme como também sai em busca de investimento de fiéis da igreja do pastor Esmeraldo (Edmilson Filho novamente) quando as coisas começam a dar para trás devido a uma troca do ator que interpretaria o protagonista. Óbvio que tudo ali se mostra hilário e o bom uso da cultura nordestina acoplada ao universo cinematográfico faz do longa uma divertida opcao entre o leque de estreias. 

A sequencia de Cine Holliúdy ganhou o título de '' A Chibata Sideral'' e tem distribuição da Downton Filmes.

Fazer um filme de ficção científica não é mole, mas essa turma consegue ir além do que se pede.

O primeiro filme teve domínio completo de Halder, afinal, o diretor foi também roteirista do projeto. Aqui ele participa da escrita, além do ator Edmilson Filho, mas o roteiro é assinado por L.G. Bayão, responsável por Shaolin do Sertão (filme também dirigido por Halder), DPA 2, Duas de mim e entre outros) e temos um tom cômico nesta sequência ainda mais forte. As expressões 'cearenses', o palavreado cultural e todo um jeito estranho de colocar os personagens em tela são por demais cativantes e o exagero cabe muito bem aqui. Como no primeiro, há muita homenagem ao cinema envolvida e o resultado final da produção é agradabilíssimo.

Há tempo para a ampliação das narrativas dos personagens conhecidos no primeiro filme e a relação de pai e filho entre Francisgleydisson e Francis ganha ainda mais destaque. Todos os estereótipos que se apresentam acabam fugindo de si mesmo. Os políticos ambiciosos se transformam, os cobradores vilões se mostram talentosos, e os feios, os feios são fundamentais. Além claro de uma família que se une em todo e qualquer momento.


O gracejo técnico do filme vai desde o empenhado design de produção, até as escolhas musicais, a boa performance do elenco inteiro e ainda a centrada edição da película que ainda fica riquíssima com a possível ida de Francisgleydisson a Hollywood conhecer um cineasta em inicio de carreira chamado Steven Spielberg. 

Como no antecessor, Halder faz um cameo e mostra que essa história criativa saída de sua mente com legendas tem tudo para ganhar uma terceira apresentação. E nossa torcida é de que faça bonito nas bilheterias.

Trailer

Ficha Técnica
 
Direção: Halder Gomes. Roteiro: L.G Bayão. Colaboração no Roteiro: Halder Gomes e Edmilson Filho. Elenco: Edmilson Filho, Miriam Freeland, Ariclenes Barroso, Roberto Bomtempo, Samantha Schmütz, Gorete Milagres, Falcão, Milhem Cortaz, Chico Diaz, Bolachinha, Ana Marlene, Amadeu Maya, Francisco Gaspar; Denis Lacerda, Fernanda Callou, Guilherme Santos, Haroldo Guimarães, Jorge Ritchie, Tomas de Aquino, Roberta Wermont, Solange Teixeira, Tibério Guimarães, João Netto, Murilo Ramos, Sérgio Malheiros, Luciano Lopes, Rainer Cadete, Sophia Abrahão, Reginauro Sousa, Renato Fontenelle, Jarrod Bryant e Pedro Azevedo. Gênero: Comédia. Nacionalidade: Brasil. Tr, Produtor Associado: Carlos Diegues. Produtor: Mayra Lucas e Halder Gomes. Produtora Executiva: Patrícia Baia / Paulo Serpa. Distribuidora: Downton Filmes. Duração: 01h40min.

Se você não acha graça em nada, faça o teste e dê uma chance a Cine Holliúdy 2 - A Chibata Sideral, você pode acabar tendo que ir ao hospital de tanto rir.

Avaliação: Quatro gargalhadas de outro mundo (4/5 ).
See Ya!

B-

Escrito por Bárbara Kruczyński

    Comentários Blogger
    Comentários Facebook

0 comments:

Postar um comentário

Pode falar. Nós retribuímos os comentários e respondemos qualquer dúvida. :)