A Maldição de Chorona (2019)


La Llorona (A Chorona) ou 'A Mulher da Meia-Noite' é uma entidade maligna presente no folclore mexicano cujas origens remontam à cultura asteca. As versões variantes da lenda são muitas e bastante dissonantes. Podemos dizer, no entanto, que a maioria envolve uma jovem mulher bonita que chora por seus filhos perdidos/mortos e que caça crianças em busca de substituí-los.

A Maldição da Chorona (2019), dirigido pelo estreante Michael Chaves não é o primeiro a basear-se nesta história. Adaptações da lenda existem desde 1933, como o filme La Llorona (Ramón Peón). É uma pena que fora da contextualização cultural devida, como no filme deste ano, o mito popular deixa de ser algo interessante e se torna uma versão pobre e mal contada da história de Medeia.

O filme dá continuidade ao universo de horror começado por Invocação do Mal (James Wan, 2013). e aqui vemos uma mulher recém viúva (Linda Cardellini) tentando defender seus dois filhos da mesma entidade maligna responsável pela morte das crianças que ela protegia como assistente social. O ceticismo cobrou o seu preço quando ela não deu ouvidos à mãe deles (Patricia Velasquez). E agora Patrícia (personagem homônima) também quer cobrar seu preço.


Para defender os pequenos Chris (Roman Christou) e Sam (Jaynne-Lynne Kinchen), Anna vai contar com a ajuda do ex-padre Rafael (Raymond Cruz) - o personagem acumula os papéis de mestre salvador e alívio cômico. No entanto, nem o roteiro nem a atuação contribuem para que as piadas de Rafael sejam bem sucedidas.

O que não chega a ser um problema, já que o filme não consegue construir um clima assustador para precisar de um alívio cômico. Como espectadores, não tememos pela vida das vitimas. E isso se dá tanto por não termos empatia o suficiente com elas (personagens mal construídos) quanto porque a ameaça não provoca medo o suficiente.


O design e a estética da Chorona como monstro é bastante genérica. Pele acinzentada, unhas grandes e nojentas, cabelos longos e sujos, olhos negros, líquidos escuros emanando de seu corpo pútrido, dentes podres… nada remete à figura maternal que a entidade deveria emanar. Aliás, o mal é bastante mais intimidador quando também possui características atrativas.

Trailer
Ficha Técnica

Título original e ano: The Curse of La Llorona, 2019. Diretor: Michael Chaves. Roteiro: Mikki Daughtry e Tobias Laconis. Elenco: Linda Cardellini, Roman Christou, Jaynee-Lynne Kinchen, Raymond Cruz, Marisol Ramirez, Patricia Velazquez, Sean Patrick Thomas, Tony Amendola, Irene Keng, Oliver Alexander, Alden Lewandowski, Paul Rodriguez, John Marshall Jones. Gênero: Terror. Nacionalidade: EUA.Trilha Sonora Original: Joseph Bishara. Peter Gvozdas. Fotografia: Michael Burgess. Distribuidora: Warner Bros Pictures Br. Duração: 01h34min.
Os poderes sobrenaturais da Chorona evoluem de maneira exponencial conforme o tempo de tela passa. Isso nos faz perceber que ela poderia ter pegado as crianças para si na primeira tentativa, o que demonstra um roteiro falho. Não sentimos pavor em momento algum. Apenas nos assustamos com os jump scares. E ainda assim, são raras as vezes. Já em outras, a música denuncia que devemos nos preparar para algo surgindo bruscamente na tela.

Para provar a conexão entre todos os filmes do universo, a equipe do filme nos mostra a boneca Annabelle. No entanto, o que poderia ser um easter egg interessante para os fãs, acaba sendo exibido de modo tão didático que chega a ser brega. Aguardamos a redenção do universo e o retorno de um filme ao menos empenhado em revelar algo novo.

Não recomendado para menores de 14 anos

18 DE ABRIL NOS CINEMAS

Escrito por Luana Rosa

    Comentários Blogger
    Comentários Facebook

0 comments:

Postar um comentário

Pode falar. Nós retribuímos os comentários e respondemos qualquer dúvida. :)