O Último Lance



Após o bem-sucedido “O Esgrimista” (Miekkailija), o diretor finlandês Klaus Härö e a roteirista Anna Heinämaa se juntam novamente em “O Último Lance”, produção que gira em torno de Olavi (Heikki Nousiainen). Um viúvo e dono de galeria de arte que luta para se manter no mercado mesmo diante da competição e da modernização do universo de comércio de pinturas. Prestes a se aposentar, durante um leilão, o homem nota um quadro sem assinatura que chama sua atenção. A busca pela identidade do autor e o esforço para conseguir dinheiro suficiente para comprar o quadro o aproximam de seu neto de quinze anos Otto (Amos Brotherus) e traz à tona fantasmas do passado e de sua distante relação com a filha Lea (Pirjo Lonka), mãe de Otto.

Trailer

O roteiro é relativamente simples: um drama familiar não muito surpreendente. Entretanto, é na maneira com a qual os personagens são desenvolvidos e na atenção que o texto e a direção dão aos pequenos detalhes da rotina de Olavi que fazem com que o filme se sobressaia dentro do gênero de dramas familiares. Optando por cores mais puxadas para o marrom e ocre, a direção de fotografia, feita por Tuomo Hutri, faz com que cada cena tenha semelhanças com os quadros que Olavi vende em sua galeria. Galeria esta que é apresentada nos mínimos detalhes pela câmera de Klaus Härö; desde seu teto mais baixo, até as notas fiscais feitas à mão por Olavi e as fichas de clientes já amareladas por conta do tempo.

De início há um profundo estranhamento entre avô e neto. Otto precisa estagiar em algum estabelecimento para completar os créditos que faltam para a escola e então passa a trabalhar com o Olavi. Inicialmente desinteressado no que o avô faz, o menino logo descobre que não só tem talento para vendas, mas também pode ajudar na busca pela identidade artista responsável pelo quadro.

Agindo quase como um canto do cisne, o filme deixa de ser apenas sobre a dita missão comercial e mais como uma última tentativa de Olavi de remendar sua relação com Lea e Otto. Além disso, uma chance deste não ser completamente ofuscado pela modernização do comércio de obras de arte. Em meio à competitividade, boicotes e tropeços enfrentados pelo homem em um mercado em processo de mudança, é no pequeno quadro sem nome que ele encontra a maior oportunidade de sua vida.

FICHA TÉCNICA
Título original e ano: Tuntematon mestari, 2018.
Direção: Klaus Härö
Roteiro: Anna Heinämaa
Direção de Fotografia: Tuomo Hutri.
Edição: Benjamin Mercer
Elenco: Heikki Nousiainen, Amos Brotherus, Pirjo Lonka.
País: Finlândia 
Duração: 95 min.
Classificação: livre
Distribuição: Cineart Filmes. 


25 de abril nos cinemas

Escrito por Raísa Maris

    Comentários Blogger
    Comentários Facebook

0 comments:

Postar um comentário

Pode falar. Nós retribuímos os comentários e respondemos qualquer dúvida. :)