Anos 90



Stevie (Sunny Suljic) é um pré-adolescente de classe média que, em busca de um local de pertencimento, acaba parte de um grupo de skatistas mais velhos moradores da periferia de Los Angeles. Os demais integrantes do grupo se divertem com a inocência do garoto e logo se afeiçoam a ele, dando-lhe o apelido de Queimadinho (Sunburn). Apesar de ser o protagonista, o filme não é sobre ele, mas um retrato dessa juventude noventista.

Com um excelente casting trazendo garotos estreantes para viver Ray (Na-kel Smith), Ruben (Gio Galicia), 'Fuckshit' (Olan Prenatt), que em português se traduz como 'Porra Louca', e Fourth Grade (Ryder McLaughlin) ou ainda 'Quarta Série', o primeiro filme do ator Jonah Hill na função de diretor é autêntico e fluido. A estética dos anos 90 não está presente apenas na música e nas roupas, assume também a fotografia. A textura granulada da imagem 16mm, a razão de aspecto 1x1:33 (ou seja, a tela quadrada) e cortes “quebrados” nos remetem diretamente à era do vídeo pré-digital.

Aos poucos, Stevie deixa de ser a criança doce e obediente e vai assumindo o linguajar e a postura de seus novos amigos. Ele pode não ter tantos motivos para se rebelar quanto os colegas periféricos, mas vive uma realidade abusiva em casa com seu irmão (cerca de oito anos) mais velho e enfrenta as mesmas dúvidas e inseguranças que todos os adolescentes, com o aflorar da sexualidade, a negação dos pais, as incertezas do futuro e a sensação de deslocamento.
 

Como o que importa é o esboço dessa geração, a obra não força um desfecho para cada um de seus elementos - digo, personagens. A rebeldia de Ray, o líder do grupo, o impele a buscar algo melhor para si, sair daquela realidade. Enquanto a de Porra Louca começa a levá-lo para um abismo de autossabotagem em que tudo o que importa é curtir o momento. Não chegamos a saber se Ray “dá certo” na vida ou se Porra Louca tem o fim que suas atitudes sentenciam. Isso não importa.

O filme tem curtos 85 minutos e cada um deles é delicioso de se acompanhar. Um 'coming of age' - subgênero que acompanha o amadurecimento de crianças para a fase adulta - cheio de diálogos e muito naturalista que por vezes parece ter sido dirigido por Richard Linklater (Jovens Loucos e Rebeldes, Boyhood) ou mesmo Gus Van Sant (Paranoid Park, Elefante). Ótima estreia para Jonah Hill.


Trailer

Ficha Técnica


Título original e ano: Mid90s, 2018. Direção: Jonah Hill Roteiro: Jonah Hill. Elenco: Sunny Suljic, Katherine Waterson, Lucas Hedges, Na-Kel Smith, Olan Prenatt, Gio Galicia, Ryder McLaughlin Gênero: Drama, comédia. País: EUA Direção de Fotografia: Christopher Blauvelt. Edição: Nick Houy. Casting: Allison Jones Design de Produção: Jahmin Assa Direção de Arte: Justin Allen Duração: 1h25. Classificação: 12 anos. Distribuição: Diamond Films.

30 de Maio nos cinemas

Escrito por Luana Rosa

    Comentários Blogger
    Comentários Facebook

0 comments:

Postar um comentário

Pode falar. Nós retribuímos os comentários e respondemos qualquer dúvida. :)