Mormaço, de Marina Meliande


O Brasil de alguns anos atrás era vigoroso e ambicioso, ainda que não tão correto assim. Sediou eventos esportivos a nível mundial sem ao menos se preparar, mas 'meteu as caras, a coragem' e foi. Para a Copa do Mundo, em 2014, estádios foram reconstruídos e hotéis foram se amontoando para receber turistas e as delegações em todo o país. Já com a Olimpíada, evento de tamanho e proporção iguais a copa, mas sediada apenas na cidade do Rio de Janeiro, o rumo foi um pouco diferente. Afinal, a comunidade do local, no caso, moradores da Vila Autódromo, e o local tiveram de ser restruturados para que um parque olímpico ganhasse forma. Assim, a grandiosidade e os benefícios da festa custariam um preço incomodo a população.

Desse desconforto surgiu então a ideia de Marina Meliande em realizar 'Mormaço', um longa que não só critica esse manejo público desastroso com o espaço como para pra pensar nas consequências da vida dos moradores da zona Oeste do Rio. 

A película está em cartaz em cidades e capitais desde o dia 09 de maio, mas só agora entra nos cinemas brasilienses.
Trailer

Ficha Técnica
Título Original e ano: Mormaço, 2019. Direção: Marina Meliande. Roteiro: Felipe Bragança e Marina Meliande. Elenco: Marina Provenzzano, Pedro Gracindo, Diego de Abreu, Analu Prestes, Igor Angelkorte, Sandra Souza, Jéssica Barbosa. Gênero: Drama, fantasia. Pais: Brasil. Direção de Fotografia: Glauco Firpo. Som: Valéria Ferro. Direção de Arte: Dina Salem Levy. Figurino: Gabriela Campos. Maquiagem: Mari Figueiredo. Desenho de Som e Música Original: Edson Secco. Produção: Leonardo Mecchi. Empresas Produtoras:Duas Mariola Filmes e Enquadramento Produções. Distribuição: Vitrine Filmes. Classificação:14 anos. Duração: 01h36min
O enredo, escrito por Meliande em parceria com Felipe Bragança, traz a jornada da advogada Ana (Marina Provenzzano) em não deixar moradores de uma comunidade legalizada perderem suas casas ao mesmo tempo que ela própria e os vizinhos vem enfrentando sondamentos por parte de imobiliárias que visam construir novos edifícios naquele endereço. A luta vai esquentando, o clima também e a situação provoca o adoecimento de Ana. Isto porque todo o seu sentimento de pertencimento ao local vai se dissipando frente a força de gente poderosa que usa de meios não cordiais para ter o que quer - como alguns dos moradores não querem deixar suas casas por livre e espontânea vontade, cortes de luz, de água e não liberação do serviço de limpeza urbana na área começam a acontecer. Ana e os vizinhos têm ainda de lidar com a presença do arquiteto Pedro (Pedro Gracindo) que se instala em um dos apartamentos para ficar de olho na estrutura do prédio.



A narrativa construída é clara em sua crítica e o arco dos moradores afetados pela péssima gestão governamental tem consistência. Há um frescor na atuação de cada um ali que enobrece o trabalho meticuloso de Marina Provenzzano quando esta necessita defendê-los ou até explicar algumas das burocracias que o caso demanda.

Para o caminhar de Ana, o roteiro é tão crítico quanto simbólico e usa até mesmo de metáfora para falar da essência da personagem e de sua transformação. Assistimos Ana ter medo, coragem e desejos. Ademais, Pedro, o inimigo hospedado em seu andar, aparece em certos momentos para fazer o lado sexual da personagem aflorar.

Olhando com rapidez, o filme pode não agradar e soar raso, todavia, se o espectador senta e reflete sobre a proposta e o resultado final, suas escolhas se tornam simbólicas. Percebe-se também primor na qualidade técnica da película e uma sensibilidade natural 

Avaliação: Três palhaçadas  de setenta governos covardes (3,70/5).
See Ya!


B-

HOJE NOS CINEMAS


Programação 23 a 29/05 
BRASÍLIA – DF
Cine Brasília – 16:00 | 4a, 16:00 e 18:00 (sessão adicional)
Cine Cultura Liberty Mall – 16:30 e 18:30
SÃO LUIS – MA
Cine Lume – 20:00 | Sab e Dom, 15:20 e 20:00
FORTALEZA – CE
Cinema Do Dragão – Fundação – 14:00 (exceto 5a, 2a) | 5a, 16:00
JOÃO PESSOA – PB
Cine Bangue – Dom, 16:00 | 4a, 19:00
NITERÓI – RJ
Reserva Cultural RJ – 14:00
PALMAS – TO
Cine Cultura Palmas – Sab, 20:00 – com presença da diretora Marina Meliande
PORTO ALEGRE – RS
Cine Bancários – 17:00
RECIFE – PE
Derby – Cinema Da Fundação – Dom, 15:55 | 3a, 18:05
São Luiz – 5a, 15:50 | 6a e 4a, 17:40
RIO DE JANEIRO – RJ
Cine Star Laura Alvim – 20:15
Estação Net Botafogo – 17:20 (clique aqui para gerar seu voucher promocional)
SÃO PAULO – SP
Espaço Itaú Cinema (Frei Caneca) – 22:00
Reserva Cultural SP – 13:00 (exceto 2a)


Escrito por Bárbara Kruczyński

    Comentários Blogger
    Comentários Facebook

0 comments:

Postar um comentário

Pode falar. Nós retribuímos os comentários e respondemos qualquer dúvida. :)