Annabelle 3: De Volta Para Casa


Em 2013, Invocação do Mal chegou aos cinemas e fez um grande marco no gênero de terror. Quebrou recorde de vendas em seu primeiro final de semana, lucrou quinze vezes o valor de sua produção e praticamente originou tanto um subgênero de filmes modernos que botam medo quanto um universo expandido baseado não só nas histórias dos investigadores paranormais Ed e Lorraine Warrens, personagens interpretados por Patrick Wilson e Vera Farmiga, mas também outros contos sobrenaturais como A Chorona, lançado este ano.

E uma das peculiaridades daquela série é como se extraiu dela novas tramas. Estranho ou não, há uma riqueza enorme ali, de fato. A exemplo disso, lembrem que a primeira cena do primeiro filme de Invocação do Mal, onde duas jovens conversam com os Warren sobre a boneca de porcelana que está as aterrorizando, acabou se transformando no que agora é a trilogia Annabelle. Esta que junto com A Freira fez com que a criação de James Wan se tornasse a franquia atual mais bem sucedida de terror da história do cinema e que já é considerada a 32ͣ  maior franquia de todos os tempos.

A série Annabelle começou como uma produção um tanto controversa. Alcançou popularidade, mas o foco dado as cenas em que aquela boneca horrenda fica parada olhando o expectador beira o exagero ainda que seja assustador. Tais desvios foram resolvidos com mais calma no segundo longa, isto devido ao fato de dar mais tempo em tela a figura possuída de Janice (personagem de Talitha Eliana Bateman), e ainda assim a dependência das aparições do demônio para desenvolver a trama  se tornam mais ridículas do que assustadoras.

Trailer


Ficha Técnica

Titulo original e ano: Annabelle: Come Home, 2019Direção: Gary Dauberman. Roteiro:Gary Dauberman e James Wan.Elenco: Vera Farmiga, Patrick Wilson, Mckenna Grace, Michael Cimino, Madison Iseman, Katie Sarife e Samara LeeGênero: Terror. Design de produção: Jennifer Spence. Efeitos Especiais: Grady Cofer. Trilha Sonora Original: Joseph Bishara. Fotografia: Michael Burgess. Figurino: Leah Butler. Decoração do set: Lisa Son. Distribuidor: WARNER BROS. Nacionalidade: Estados Unidos. Duração: 01h46min.

Mas agora temos Annabelle 3: De Volta Para Casa e há uma certa mudança na 'filosofia' e no caminhar da franquia. Todos os filmes, aliás, desde Invocação do Mal, sempre foram muito dependentes dos famosos 'jumpscares', contudo, desta vez estes ficaram de segundo plano o que ajudou a criar uma atmosfera mais assustadora com um enredo cheio de suspense e mais divertido. Assim, enquanto os demais têm uma fórmula batida, o roteirista e diretor Gary Dauberman (responsável pelos spinoffs de Invocação do Mal) e também Wan,  conseguem distinguir este dos demais trazendo uma acontecimentos inusitados e um tom mais consistente.

Portanto, este terceiro filme parece se aproximar mais dos filmes de terror onde adolescentes ficam isolados em um local assombrado. O que lembra um ou outro longa já que aqui a boneca  não é o foco central, mas também os vários outros demônios presos no quarto amaldiçoado dos Warrens - o que torna Annabelle apenas o catalisador deste e grande parte dos vilões ou dos sustos causados vem de diversos outros seres que aparecem pela primeira vez aqui.



E esta talvez é a melhor decisão do roteiro. Afinal, Annabelle 3 não têm a progressão que os outros filme apresentam porque simplesmente um leque de opções a se revelar estão na caixinha guardados. Há uma intercalação agradável entre cenas que dão medo e aquelas de teor cômico. Escolha eficaz que relaxa o espectador e o deixa despreparado para a tensão que vem em seguida. Usar do quarto recheado de artefatos amaldiçoados é uma ferramenta que agrega demais, até porque revela-se a origem e presença de vários deles, e tudo sem tempo para calmaria irmão.

Por fim, vale ressaltar que Annabelle 3: De Volta Para Casa acaba sendo, em todos os sentidos, uma festa de terror. Cheio de monstros diferentes, constantemente agindo de forma nada previsível para aumentar a tensão, ainda assim temos as clássicas ridiculosidades do gênero - este aqui quebrou o recorde de quantas vezes os personagens fazem decisões questionáveis - e tudo é definido pela diversão. A Chorona (ler resenha aqui), também acabou não se levando a sério na sua sequência final e sente-se Annabelle 3 aumentar a pressão, já que não o faz desde o início, e assim se resultando no que talvez seja o melhor filme do universo expandido de Invocação do Mal.

HOJE NOS CINEMAS

Escrito por Lucas Pereira

    Comentários Blogger
    Comentários Facebook

0 comments:

Postar um comentário

Pode falar. Nós retribuímos os comentários e respondemos qualquer dúvida. :)