Ted Bundy: A Irrestível Face do Mal


Theodore Robert Bundy chocou a nação norte-americana, em meados dos anos 70, quando foi acusado e considerado culpado de cometer inúmeros assassinatos tenebrosos nos Estados do Colorado, Utah, e até Miami. Charmoso, inteligente e altamente sociável, o homem "aparentemente" não se encaixava no perfil de um assassino em série, termo que, inclusive, surgiu em 1974 em leitura de casos policiais de um agente do FBI, e confundiu a cabeça das pessoas. 

O homem mal com cara de galã chegou a estudar um nível superior e por pouco não se tornou advogado. Assim, em muitos dos casos fez a sua própria defesa. Ted Bundy, como veio a ficar conhecido, foi condenado à pena de morte e declarado morto em janeiro de 1989. Uma de suas namoradas, Elizabeth Kendall, escreveu o livro 'The Phantom Prince: My Life With Ted Bundy' e ali contou os momentos de sua vida com Ted onde ao mesmo tempo que ele tinha um perfil de namorado amável e encantador também demonstrava atitudes estranhas.

Depois de trinta anos da morte do assassino, a obra de Kendall foi usada como base para o roteiro de um filme de ficção dirigido por Joe Berlinger. No Brasil, este recebeu o título de 'Ted Bundy: A Irresístivel Face do Mal'. Nos Estados Unidos, o longa, contudo, teve seu título retirado de parte da sentença final de Ted onde o juiz diz que 'os crimes crimes eram extremamente perversos, surpreendentemente malignos, vis e o produto do desejo de infligir um alto nível de dor'. Na trama o ator Zac Efron interpreta Bundy e Lily James a namorada do assassino, Elizabeth Kendall.

A produção esteve no Festival de Sundance, no ínicio do ano, já foi lançada em diversos países na plataforma de streaming da Netlifx, mas chega hoje aos cinemas brasileiros com distribuição da Paris Filmes.

Trailer

Ficha Técnica

Título Original e ano: Extremely Wicked, Shockingly Vile and Evil, 2019. Direção: Joe Berlinger. Roteiro: Michael Werwie - baseado no livro de Elizabeth Kendall "The Phantom Prince: My Life With Ted Bundy. Elenco: Zac Efron, John Malkovich, Lily James, Jim Parsons, Kaya Scodelario, HaleyJ Osment, Angela Sarafyan, Grace Victoria Cox. Gênero: Biografia, crime, drama. Nacionalidade: Eua. Trilha Sonora Original: Marco Beltrami e Dennis Smith. Fotografia: Brandon Trost.  Edição: Josh Schaeffer. Figurino: Megan Stark Evans. Distribuição: Paris Filmes. Duração: 01h50min.
A jovem mãe solteira Liz Kendall (James) belo dia está em um bar com a melhor amiga e conhece o irresistível Ted Bundy (Efron). Os dois logo iniciam um romance e formam uma família. Ted aparenta ser amável, compreensivo e um companheiro divertido. Também se dá super bem com a filha de Liz e isto a tranquiliza para que fiquem juntos e o romance não prejudique a filha em nenhum aspecto. Os anos vão passando e Ted vem precisando se dedicar cada vez mas aos estudos e de ausentar de casa, já que estuda longe dali. Inesperadamente, a jovem recebe uma ligação do namorado dizendo que está preso por uma infração no trânsito, mas a partir dai Ted passa a ser suspeito de homicídios cruéis e é indiciado em vários Estados do país.







É sabido que o mesmo diretor de 'Extremely Wicked, Shockingly Evil and Vile', título original do filme, também dirigiu uma série documental de quatro episódios sobre o caso de Ted e o filme, 'Conversando com um Serial Killer', está disponível na Netflix desde janeiro. Se naquela produção temos os dados factuais seguindo uma cronologia linear e uma apresentação do perfil de Ted mais explicita, aqui temos uma dramatização que escolhe mostrar outros lados da história toda, e, no caso, o papel que Elizabeth teve para que Ted fosse encontrado ou ainda os traumas que esta pode ter sofrido por ter caído na lábia de alguém que se fazia parecer uma cara normal. O que nos leva a refletir sobre como a personagem não conseguia crer que aquele homem tão amável cometera crimes horrendos já que ele realmente criou outra personalidade para construir essa imagem.

Somos apresentados a todo um encantamento das pessoas com Ted. Até mesmo do momento em que este já estava condenado a alguns crimes. A inteligência e sagacidade do criminoso é intensificada e ainda que pareça ridículo toda aquela teatralização da defesa do assassino ela realmente ocorreu, como mostram os videos logo ao fim e também na série de Berlinger. Portanto, o roteiro entrega aqui não os dados exatos, mas o sentimento de trauma e incredulidade que todo o ocorrido causou na sociedade.

Zac Efron como 'Ted Bundy' e o próprio.

O elenco da produção vem com ótimas participações, uma delas a de John Malkovich como o juiz que sentenciou Bundy ao corredor da morte - ainda que o personagem fuja as características da pessoa real sua excentricidade faz jus aos vídeos dos julgamentos. Aparecem também Jim Parsons (The Big Bang Theory) como o advogado de acusação, Angela Sarafyan (WestWorld) como a amiga de Liz, Kaya Scodelario como Carole Ann Boone, última namorada de Bundy, Haley Joel Osment como marido de Liz, e um minúscula aparição de James Hetfield, vocalista da banda Metallica, como um dos guardas que interroga Bundy. Zac Efron faz aqui uma interpretação espetacular de um sociopata egocêntrico, inteligente e vilanesco. Os atos iniciais do filme e o seu desenvolvimento sempre conseguem deixar dúvidas sobre a culpa do assassino e a dualidade em cena do ator contribui muito com isto. Logo, nos minutos finais o espectador vê todo aquele mundo cair por terra e as provas se afirmarem verdadeiras. Lily James também impressiona pela magnitude que dá a sua personagem e revela que o sentimento de esperança durou mais que a realidade.

'Ted Bundy: A Irresistível Face do Mal' vem complementar o conteúdo documental que já existe sobre o assassino e traz reflexões e mostra empatia com àqueles que já passaram por algum tipo de desilusão na vida.  

Avaliação: Três advogados não seriam suficiente para defender tamanha perversidade (3/5)

HOJE NOS CINEMAS

See Ya!

B-

Escrito por Bárbara Kruczyński

    Comentários Blogger
    Comentários Facebook

0 comments:

Postar um comentário

Pode falar. Nós retribuímos os comentários e respondemos qualquer dúvida. :)