O Fim do Mundo | 8º Panorama Digital do Cinema Suíço


Basil da Cunha é um diretor suíço com raízes portuguesas e uma filmografia em construção. Dirigiu três curtas, um curta específico para tevê e dois longas. Algumas dessas produções foram premiadas em festivais renomados como Cannes, a exemplo, o curta 'Os Vivos Também Choram' e o longa 'Até Ver a Luz'.

Atento as questões sociais do mundo, Basil dá voz e espaço a histórias e personagens que podemos facilmente reconhecer na vida real. Em seu último filme 'O Fim do Mundo', de 2019, conhecemos a dura realidade de uma comunidade pobre em uma favela de Lisboa e como leva seu dia dia.

O filme, que já conta com seis indicações a prêmios e quatro deles na prateleira, inclusive, o de 'Melhor Filme' no Valladolid International Film Festival de 2019, é mais uma das ótimas opções do 8º Panorama Digital do Cinema Suíço que se inicia hoje (27) na plataforma do SESC SÃO PAULO.


Assim que a tela se abre, nos encontramos em uma festa com música alta e muita gente dançando. Um jovem começa a procurar pelo recém chegado Spira (Michale Spencer). O rapaz passou seus últimos anos preso em um reformatório e vem para ficar na casa do pai, mas este não está. Apenas os irmãos pequenos e a madrasta. Spira reencontra então seus amigos e juntos começam a pensar em como ganhar a vida.

Spira também revê a vizinha Iara e um afeto singelo nasce entre os dois. Ela já é mãe e vive com a família em uma das pequenas casas da comunidade que vem sendo demolidas sem qualquer justificativa. Aliás, a região vem sendo totalmente desprezada pelo Estado e não tem mais coleta de lixo e sequer programas sociais para ajudar os jovens marginalizados. Homens com poder e armas acabam sendo os grandes chefes do lugar e impondo suas vontades, porém o trio de Spira pretende cuidar daqueles que lhe são preciosos e, ironicamente, isto pode prejudicar aqueles que estão na cadeira real. 

Não fosse os problemas tão duros que todos ali enfrentam, claramente, a alegria de viver que eles têm seria suficiente para que nada os abalasse.

O idioma português pode chamar a atenção para nós brasileiros, mas quando se assiste ao filme a identificação é ainda maior. Assistam!


Ficha Técnica

Título Originale ano: O Fim do Mundo, 2019. Direção: Basil da Cunha. Roteiro: Basil da Cunha, Martin Drouot e Saadi. Elenco: Lara Cristina Cardoso, Marcos Joel Fernandes, Michael David Spencer e Alexandre da Costa Fonseca. Gênero: Drama. Nacionalidade: Suiça, Catar. Fotografia: Basil da Cunha e Rui Xavier. Edição: Basil da Cunha e Jean Reusser. Direção de Arte: Nadia Santos Henriques. Figurino: Nádia Santos Henriques.
Basil está presente não só na condução de seu elenco como é um dos roteiristas, está na equipe da fotografia e também da edição. E toda a parte técnica do filme tem uma valia enorme para validá-lo. Não há dúvidas que ele tem visão e sabe como aplicar na tela. Também sabe fazer refletir sobre questões tão intrínsecas do ser humano como ter o básico para uma boa qualidade de vida. Temos um texto muito direto e a construção dos personagens tem camadas e mais camadas para sentirmos que suas jornadas não são nada simplórias.   

O idioma português pode chamar a atenção para nós brasileiros, mas quando se assiste ao filme a identificação é ainda maior. Assistam!

Avaliação: Três pedidos de ajuda e meio (3,5/5)

-------------------------------------------------------------------------------------------------------
SERVIÇO:

8º Panorama Digital do Cinema Suíço

Quando: De 27 de agosto a 6 de setembro
Onde: Online pela plataforma Sesc Digital: www.sescsp.org.br/panoramasuico
Link para fotos dos longas: https://tinyurl.com/y4ll6c6a
Link para Identidade Visual: https://tinyurl.com/yx9lob69
-------------------------------------------------------------------------------------------------------

See Ya!


B-

Escrito por Bárbara Kruczyński

    Comentários Blogger
    Comentários Facebook

0 comments:

Postar um comentário

Pode falar. Nós retribuímos os comentários e respondemos qualquer dúvida. :)