O Vento Muda| 8º Panorama Digital do Cinema Suíço

Pauline (Mélanie Thierry) e Alex (Pierre Deladonchmps) formam um casal distinto e super natureba. Moram no interior, mais especificamente na regição remota do Cantão do Jura, sem internet e vivem a cuidar dos bichos e afazeres que surgem na fazenda de Pauline. A família de Pauline vive bem próxima ao lugar e a sua irmã, Mara (Audrey Cavelius), é a veterinária é responsável pela saúde do gado na fazenda abateroudo do pai. 

Belo dia, o casal boa pinta decide instalar no lugar um aerogirador para assim ter em casa energia limpa e sustentável. Com a idéia, chegam os ajudantes do projeto e o engenheiro que deve liderar a instalação, Samuel (Nuno Lopes). Sua chegada, bem como a da estudante Galina (Anastasia Shevtsova), provoca mudanças na relações entre Pauline e Alex e talvez será preciso mais que desejos de um mundo melhor para mantê-los juntos frente a liberdade e/ou prisão que ambos escolheram viver.

A película 'O Vento Muda', de Bettina Oberli tem rodado festivais de cinema desde 2018, foi ganhadora do 'Variety Piazza Grande Award', no Festival de Locarno, na Suiça, e é um dos filmes que o público brasileiro poderá conferir no conforto da sua casa na programação do 8º Panorama Digital do Cinema Suíço que tem inicioa no dia 27 de agosto.

O filme se inicia com uma citação que dá muitas respostas sobre quem são Pauline e Alex. Humanos e muito preocupados com os animais que vivem na fazenda onde estão eles saem durante uma tempestade para ajudar um bichinho indefeso. Capinam, plantam, fazem paisagismo, e levam uma vida sem wi-fi. Sem likes. Apenas unidos pela vontade de viverem em harmonia e de forma autosuficiente ainda que isolados do resto do mundo e de outras experiências.

A chegada da jovem Galina traz a Pauline uma amiga e elas se comunicam em inúmeras linguas, mas Galina não vai ao lugar por conta própria, pois foi enviada por uma instituição de jovens, mas ali acaba percebendo que levava uma vida pouco saudável e tanto aprende com a mulher quanto ensina. É a primeira a perceber que outra estadia na fazenda tem provocado sentimentos em Pauline e por mais que esta desconverse ela sabe que é verdade.

O personagem de Samuel é o grande estimulo a vida do casal. Além de chegar com o projeto que eles tanto queriam para sua casa, traz também um ar de aventureiro que Pauline não vira antes. Por ter viajado e conhecido o muito, ele questiona a moça e a instiga. Não julga a forma como esta e seu parceiro escolheram viver, mas traz dúvidas quanto ao que eles realmente sabem da cerca pra fora.


Ficha Técnica

Título original: Le Vente Tourne, 2018. Direção: Bettina Oberli. Roteiro: Antoine Jaccoud, Bettina Oberli, Thomas Ritter e Céline Schimma. Elenco: Méline Thierry, Pierre Deladonchamps, Anastasia Shevtsova, Audrey Cavellius e Nuno Lopes. Nacionalidade: França, Suiça. Gênero: Drama. Fotografia: Sthépane Kuthy. Trilha Sonora Original: Arnaud Rebotini. Edição: Pauline Gaillard. Duração: 01h28min.

O filme tem um ritmo suave, provocante e faz com que você acompanhe os conflitos entre os personagens numa vibe bem questionadora. Sentimos como é doloroso o sistema brutal da indústria da carne, dos meios de produção e de como ter uma vida no campo pode ser o oposto a tudo isso, porém não tão prática assim.

As escolhas que Pauline toma não parecem simples, mas prevê-se que ela chegaria a elas devido ao plano que esta traçou com Alex começar a dar errado, de certa forma. Além disso, o vento muda a todo momento e é improvável que o ser humano se mantenha sempre no mesmo lugar ou pensando sempre da mesma maneira. Aliás, só acontece isso se ele não estiver vivo. 

Avaliação: Três toneladas de libertação (3/5)

-------------------------------------------------------------------------------------------------------
SERVIÇO:
8º Panorama Digital do Cinema Suíço
Quando: De 27 de agosto a 6 de setembro
Onde: Online pela plataforma Sesc Digital: www.sescsp.org.br/panoramasuico
Link para fotos dos longas: https://tinyurl.com/y4ll6c6a
Link para Identidade Visual: https://tinyurl.com/yx9lob69
-------------------------------------------------------------------------------------------------------

See Ya!

B-

Escrito por Bárbara Kruczyński

    Comentários Blogger
    Comentários Facebook

0 comments:

Postar um comentário

Pode falar. Nós retribuímos os comentários e respondemos qualquer dúvida. :)