Alvorada | É Tudo Verdade


Com exibição online e gratuita às 21 horas desta terça-feira (13/04), na plataforma Looke, estreia mundialmente dentro do Festival É Tudo Verdade 2021, o documentário brasileiro Alvorada, das cineastas Anna Muylaert e Lô Politi. Para quem perder esta data e horário, ainda há a oportunidade de assistir este importante filme de 80 minutos na quarta-feira, às 15 horas.

A História que nós conhecemos é contada a partir de um determinado ponto de vista. A Presidenta Dilma Rousseff em 2016, por ocasião do seu processo de impeachment, cercou-se de cineastas para narrar esse acontecimento crucial da História do Brasil do século XXI pelo viés da presidência, sem filtros e o mais próximo da realidade cotidiana possível. Obviamente que o olhar do cineasta também é um filtro, mas quanto mais narrativas tivermos, mais fácil será ao espectador tirar suas conclusões e criar sua história, agora minúscula porque individual e íntima.

Trailer


Ficha Técnica

Título original e ano: Alvorada, 2020. Direção: Anna Muylaerte e Lô Politi. Gênero: Documentário. Nacionalidade: Brasil. Fotografia e Câmera: César Charlone, ABC e Lô Politi. Montagem: Vania Debs, Hélio Villela Nunes e Anna Muylaert. Som direto: Hudson Vasconcelos e Marta Suzana. Supervisão e edição de Som: Miriam Biderman, ABC. Desenho de som e mixagem: Ricardo Reis, ABC. Coordenação Musical: Patricia Portaro. Colorista: Luisa Cavanhagh. Trailer e Teasers: Marina Kosa. Design Gráfico: Marcelo Pallota. Produção: África Filmes, Dramática filmes e Cup Filmes. Produtoras Associadas: Dandara Ferreira e Aza Pinho. Produção Associada: Quanta, Hugo Gurgel, Guilherme Ramalho, Eduardo Shaal. Produtores: Lô Politi, Anna Muylaert e Ivan Melo. Produção Executiva: Ivan Melo e Aza Pinho. Nacionalidade: Brasil. Distribuidora: Vitrine Filmes. Duração: 80min.
Nesse embate entre a História e a estória, o filme Alvorada faz sua parte. É um relato comovente e intimista de uma estadista que vive seus últimos momentos no poder. Junto de sua equipe, ela vê dia a dia sua gestão sendo minada e seu mandato sendo reduzido pelas estruturas de poder. A câmera passeia pelo staff pessoal da presidência, junto às equipes de vigilância, limpeza, copeiragem, cozinha, assessores especiais, criando a narrativa de quem viveu estes momentos junto à presidenta, compartilhando de seu espaço da Alvorada

O documentário em si não é didático. Alguém que o assista sem conhecimento da História recente do Brasil não vai entender muito. Mas a narrativa individual, essa sim, todo mundo consegue compreender. A empatia faz captar os momentos de perplexidade, os olhares de tristeza, os gestos de resistência e espanto, as reflexões sobre o Mal. A Presidenta citando Milton, Guimarães Rosa e o tango em seus diálogos com vários interlocutores nos fazem compartilhar um pouco do que esta personagem histórica estava sentindo naquele momento.

Leitor, construa sua história íntima sobre este momento da Grande História e crie seu ponto de vista. O cinema representa também memória e reflexões sobre momentos históricos são sempre necessárias. Assistam! 

Nota: 7/10.

Serviço:
Veja a programação completa disponível aqui.
Serviço
21hrs -  Dir. Anna Muylaert e Lô Politi / Brasil, 2020, 90’
Competição Internacional de Longas

Como Acessar o Looke:

1. Faça seu cadastro no site www.looke.com.br. Um código SMS será enviado para o seu celular para concluir o cadastro.
2. Acesse o site www.etudoverdade.com.br e clique em “Programação”.
3. Clique no filme escolhido e você será direcionado para a página do É Tudo Verdade / Looke
4. Aperte o play e boa sessão!

Escrito por Marcelino Nobrega

    Comentários Blogger
    Comentários Facebook

0 comments:

Postar um comentário

Pode falar. Nós retribuímos os comentários e respondemos qualquer dúvida. :)