Crime em Roubaix | Belas Artes A La Carte

 

A partir da premissa de mostrar o lado humano de policiais e detetives de uma delegacia, fórmula repetida a exaustão em várias séries de televisão, Crime em Roubaix é um filme classudo do cine francês, que mostra crime, castigo, arrependimento, angústia, com personagens autênticos dostoievskianos circulando pelas ruas decadentes da cidade de Roubaix. Estreia de 17 de junho no streaming Petra Belas Artes A La Carte, este longa-metragem é um belo exemplo de cinema adulto, com protagonistas e antagonistas dúbios e complexos, em situações que poderiam ocorrer com qualquer um de nós.

Concentrando-se principalmente no Comissário Yacoub Daoud (Roschdy Zem), marroquino cuja família voltou para África e tem um sobrinho preso, e o detetive novato Louis Cotterel (Antoine Reinartz), europeu solitário que nas noites insones escreve longas cartas com seus pensamentos mais profundos, o roteiro mostra o dia-a-dia desta delegacia em Roubaix, cidade decadente do norte da França que tem por volta de cem mil habitantes, às voltas com estupros, fraudes, incêndios criminosos, etc. Até que um dia ocorre o assassinato de uma idosa por estrangulamento.

Essa estória policial também mostra os possíveis criminosos, viciados e malandros que se afundaram na vida. Pessoas que poderiam ter dado certo e que fracassaram miseravelmente na corrida da vida. Por exemplo, Claude (Léa Seydoux) e Marie (Sara Forestier), vizinhas viciadas, aparentemente um casal, que sempre alertam os policiais dos crimes no bairro.


Os atores estão ótimos, todos eles. O público recebe um excelente trabalho de elenco. E essa junção de policiais, criminosos e vítimas demonstra o quanto estamos próximos e como pequenos deslizes podem nos fazer pular de um papel social para outro. Essa visão adulta e profunda da vida nos faz terminar o filme mais empáticos com o próximo, pois percebemos o quanto somos parecidos e como a corrida da vida, a nossa largada, pode nos fazer tomar rumos diferentes.

No período entre a véspera do Natal e o começo do novo ano, Roubaix é fotografada nua e crua, uma cidade decadente e miserável, cheia de criminosos, com poucas opções de redenção e fedendo a desesperança, um caldeirão de várias etnias e nacionalidades, afundadas na pobreza e falta de oportunidades. Todos os personagens envolvidos nesse lamaçal de sofrimento, tentando sobreviver, mas às vezes fracassando miseravelmente. A cena final exibe uma largada de corrida de cavalos e nos faz pensar: como estamos nessa corrida da vida? Vamos fracassar ou ser vitoriosos?

Um excelente filme adulto com reflexões sobre a existência, o crime e o castigo!

ASSISTAM!

Nota: 8/10. 

Cardápio da Semana



Ficha Técnica

Título original e ano: Roubaix, une lumiere, 2019. Direção: Arnaud Desplechin. Roteiro: Arnaud Desplechin e Léa Mysius. Elenco: Roschdy Zem, Antoine Reinartz, Léa Seydoux, Sara Forestier. Gênero: Drama, Crime. Nacionalidade: França. Trilha Sonora Original: Grégoire Hetzel. Fotografia: Irina Lubtchansky. EdiçãoLaurence BriaudDuração: 120min.


Assista em https://www.belasartesalacarte.com.br/ 

Escrito por Marcelino Nobrega

    Comentários Blogger
    Comentários Facebook

0 comments:

Postar um comentário

Pode falar. Nós retribuímos os comentários e respondemos qualquer dúvida. :)