Em Um Bairro de Nova York | Somente nos Cinemas

 

Os amantes de musicais devem ficar felizes com a super estreia do novo longa de Jon M. Chu ''Em Um Bairro de Nova York''. O lançamento, distribuído pela Warner Bros Pictures, é uma adaptação da peça escrita por Quiara Alegria Hudes e Lin-Manuel Miranda apresentada na Broadaway até o ano de 2011 e ganhadora de Tony Awards.

Na trama, latinos e afro-americanos falam de sonhos e como batalham para conseguir uma vida melhor na terra do Tio Sam ao passo que se perguntam se é realmente lá que está seu sonho ou em sua terra natal. Amores se jogam na vida, estudantes correm atrás de seus sonhos e pais, mães e avós fazem de um tudo para ajuda-los a conseguirem seu espaço ao por do sol.

No elenco, Anthony Ramos, Corey Hawkings, Olga Merediz, Leslie Grace, Gregory Diaz IV, Jimmy Smits, Melissa Barrera, e o criador do musical na broadway, Lin-Manuel Miranda

Trailer


Ficha Técnica

Título original e ano: In The Heights, 2021. Direção: Jon M. Chu. Roteiro: Quiara Alegría Hudes - adaptação da peça homônima da Broadway escrita por Quiara Alegria Hudes e Lin-Manuel Miranda. Elenco: Anthony Ramos, Melissa Barrera, Leslie Grace, Corey Hawkins, Olga Merediz, Jimmy Smits, Gregory Diaz IV, Daphne Rubin-Vega, Sthepanie Beatriz, Lin-Manuel Miranda. Gênero: Musical, drama, romance, comédia. Nacionalidade: EUA. Trilha Sonora Original: Alex Lacamoire, Lin-Manuel Miranda, Bill Sherman. Fotografia: Alice Brooks. Edição: Myron Kerstein. Figurino: Mitchell Travers. Distribuidora: Warner Bros Pictures. Duração: 02h23min.

Usnavi (Ramos) é um jovem trabalhador que reside no bairro Washington Heights com seu primo Sonny (Diaz IV) e sua avó Cláudia (Merediz), ou melhor, com a Abuela Claudia, visto que são de origem latina e usam o linguajar onde quer que estejam, apesar de também falarem o inglês. Ele tem uma paixonite pela encantadora Vanessa (Barrera) e, aparentemente, ela também retribui os sentimentos, mas ainda não sabe direito o que sente. Ele passa os dias em sua lojinha/mercearia atendendo clientes e tem uma novidade. Está tentando reaver o bar que seu pai havia construído beira-mar na República Dominicana, sua terra. ''El Sueñito'', como era conhecido o lugar, acaba por se tornar uma obsessão de Usnavi e ele tem de tomar uma decisão. Voltar e viver sua vida com os seus, ou ficar e tentar construir uma com o possível amor de sua vida.

Ao passo que a história do jovem tem protagonismo no filme, conhecemos também varias outras. Nina Rosario (Grace), filha de Kevin (Smits), um empresário no ramo das lavanderias, está de volta ao lar após ter ido cursar faculdade. A garota acaba sabendo que o pai não está bem financeiramente e resolve desistir de seu sonho. Todos no lugar não entendem o que ela está fazendo ali, mas ficam felizes em tê-la de volta. Principalmente, sua paquera, Benny (Hawkings).

Logo, o cotidiano de todos, desde uma ida ao clube nadar ou a mudança do salão de cabelereiros, se tornam grandes acontecimentos dentro da narrativa musicada. E Piraguero (Miranda), o vendedor de bebidas do bairro estará sempre a espreita vendo o que acontece.




Nosso protagonista é quem conta a história que vamos assistir e o faz a um grupo de crianças. Com ritmo latino e usando o rap como meio de expressão, são poucos os momentos em que a música não esteja presente na película. Aliás, todas as cenas também são coreografadas e imprimem muita inventividade da direção para exibi-las - uma câmera  que vai a todos os lugares estando ou não parada. Não há uso de fundo verde nestas horas e o que vemos é uma gama de figurantes protagonizando com muito sicronismo tudo o que o filme pede.

As músicas, para quem já conhece o trabalho de Lin-Manuel Miranda em Hamilton, outro grande sucesso da Broadaway, são empolgantes e controlam o ritmo do filme. Há tempo para romance, drama e diversão. Além de reflexão quando a Abuela solta um 'paciência e fé', Seu lema proclamado por todo o filme e que faz jus a correria de imigrantes que vão tentar uma vida melhor nos Estados Unidos. 

Trilha Sonora do Filme

 

In The Heights traz um elenco jovem e talentoso. Corey Hawkings esteve em Straigh Out of Compton: A História do N.W.A (leia os comentários aqui) e vem trilhando uma caminhada bacana nas telas. Anthony Ramos esteve em Hamilton e ganha aqui um papel que também foi de Lin-Manuel Miranda. E convence. 

Jon M. Chu foi responsável pela condução do aclamado 'Podres de Rico' (leia aqui os comentários) e aqui consegue enaltecer a cultura latina, mas não tanto nos fazer esquecer de que o filme é, na verdade, uma peça teatral. Contudo, muito bem realizada e com um elenco tão gigantesco que fica impossível não entender a beleza e o sucesso do trabalho de Miranda.

Obviamente, a peça da broadaway possuia mais números e uma duração maior, portanto, ao ser levado ao cinema 'Em Um Bairro de Nova York'' ganha alterações e exclusão de alguns momentos da obra original. Ainda assim, entrega um filme de quase duas horas e trinta minutos e, mesmo que seja impactante pela mensagem de aceitação dos imigrantes latinos ou ainda da comunidade negra, soa repetitivo a certa altura. 

Avaliação: Três sonhos cheios de ritmo (3/5).

SOMENTE NOS CINEMAS  

See ya !

B-

Escrito por Bárbara Kruczyński

    Comentários Blogger
    Comentários Facebook

0 comments:

Postar um comentário

Pode falar. Nós retribuímos os comentários e respondemos qualquer dúvida. :)