Spirit - O Indomável | Somente nos Cinemas


Lucky Prescott é uma jovem de muita personalidade e tem dado trabalho ao avô e a tia.  O trio mora na cidade grande e pertence a uma família renomada na sociedade. Com os últimos acontecimentos, Lucky acompanha tia Cora em uma viagem ao vilarejo onde o pai da menina, Jim, vive e trabalha. Por lá, ela faz novos amigos e também conhece o Corcel selvagem Spirit. Além de saber mais sobre o passado da mãe.

Spirit - O Indomável é dirigido por Elaine Bogan e Ennio Torresan e traz de volta as telas o personagem adorável apresentado no belíssimo ''Spirit - O Corcel Indomável'' (2002) e que foi reintroduzido ao público na série infantil ''Spirit - Caminhando Livre'' (2017), disponível na Netflix. A trama tenta retomar as ideias de liberdade, amizade e conexão familiar, apresentadas no primeiro filme, mas em um tom menos adulto do que aquele. Tem momentos engraçadinhos, vilões cheios de marra, personagens representativos, mas o traço do desenho se distingue bastante do filme de Kelly Asbury e Lorna Cook.

No áudio original, temos a participação de Jake Gyllenhaal, Julianne Moore, Andre Braugher, Eiza González, Marsai Martin, Mckenna Grace, e Isabela Merced. O filme entra hoje em cartaz com cópias dubladas.


Ao passo que Lucky (Merced) se reencontra com o pai (Gyllenhaal), entende que este ainda está muito traumatizado pela morte da mãe da garota, Milagro (González). A mãe de Lucky fazia parte de um grupo de mulheres que se apresentavam em cavalos e veio a falecer por conta de um acidente. Quando vai conhecer as redondezas da sua nova casa, encontra as garotas Pru (Martin) e Abigail (Grace), ambas são ótimas com cavalos e Lucky fica encantada. 

O Pai de Pru, Al (Braugher), alugou seu curral para que uns homens recém chegados ao lugar treinassem seus cavalos. Um dos bichos capturados, é muito selvagem e vem sofrendo muito por estar preto ali. Lucky sente empatia pela situação do cavalo e começa a alimentá-lo e se aproximar dele, criando um novo lado de amizade dia-após-dia. Jim não concorda com as atitudes da menina e pede que ela pare de se encontrar com o Corcel Selvagem. Certo dia, ela consegue o montar e ele foge com ela na garupa chegando a lugares perigosos da região. Esse 'espirito indomável' ganha o nome de Spirit da garota e está em busca dos seus que devem o estar procurando pela região. Enquanto isso, os homens que o pegaram tramam raptar também todos os cavalos d ogrupo de Spirit e levar dali para faturar um bom dinheiro. As meninas não necessariamente sabem deste plano, mas assim que estão correndo com seus cavalos vêem tudo acontecer e saem em busca de ajudar Spirit e a família. 

Na primeira imagem, o filme com Lucky e Spirit, na segunda, Spirit com seu amigo Little Cricket na versão de 2002.

A narrativa tem um tom bastante infantil e pode divertir a tarde dos pequenos. Cheia de falas inusitadas e, que provavelmente sairia da boca de uma criança, diverte e consegue convencer ao que se propõe. O traço mais moderno também alcança facilmente a turminha. O filme tem ligação direta com a série de oito temporadas que a menina Netflix tem disponível em seu catálogo, então para quem já assistia, tem mais uma aventura de Lucky para acompanhar. Nesta versão, é comum ver diversidade na tela com personagens negros e latinos tendo representatividade em tempos passados de um Tio Sam explorador de suas próprias terras.

Contudo, a animação se distancia bastante da proposta de 2002. Aquela vinha com um tom mais universal e adulto, ainda assim agradou muitas famílias por todo o mundo. Outro aspecto incrível do filme anterior é que não havia tantas falas e conhecíamos com muita clareza os pensamentos do cavalo. Naquele, aliás, tivemos a participação de Matt Damon para a dublagem de Spirit. E a trilha sonora era um personagem a mais dentro da história. Na versão norte-americana e francesa, Byan Adams era o responsável por todas as canções e cada uma falava intimamente ao que estava acontecendo na tela. No Brasil, o conteúdo musical foi traduzido e cantado por Paulo Ricardo.

Trailer


Ficha Técnica

Título original e ano: Spirit Untamed, 2021. Direção: Elaine Bogan e Ennio Torresan. Roteiro: Aury Wallington, Kristin Hahn e Katherine Nolfi - baseado nos personagens criados por John Fusco  e Aury Wallington. Audio OriginalJake GyllenhaalJulianne Moore, Andre Braugher, Eiza González, Marsai Martin, Mckenna Grace, Isabela Merced. Gênero: Animação, aventura, família, velho oeste. Nacionalidade: EUA. Trilha Sonora Original: Amie Doherty. Fotografia: Robert Edward Crwaford. Edição: R. Orlando Duenas. Distribuição: Universal Pictures/Warner Bros Picutres Brasil. Duração: 01h28min.

Com uma direção convencional e um claro olhar infantil, Spirit tem sua valia e pode agradar não só as crianças que já conhecem a série, mas aos que sabem da jornada do cavalo de alma livre. Boa pedida para a programação do fim de semana para toda a família.


SOMENTE NOS CINEMAS

Escrito por Bárbara Kruczyński

    Comentários Blogger
    Comentários Facebook

0 comments:

Postar um comentário

Pode falar. Nós retribuímos os comentários e respondemos qualquer dúvida. :)