Marighella, de Wagner Moura | Assista nos Cinemas


O Brasil não tem um passado muito bonito, assim como quase toda a América Latina, mas seu povo, é resistente e não foge a luta. Carlos Marighella foi um homem que em nenhum momento deixou de lutar por seus direitos e de todos aqueles que necessitavam. No filme de Wagner Moura, aliás o seu primeiro, e esperamos que de muitos que vem por ai, ''Marighella'', entramos de cabeça  nos respectivos momentos que analisam os dias esquecidos por uma nação, infelizmente ainda muito dividida, politicamente falando, da ditatura. A dita cuja que matou um guerreiro, mas não suas ideias.

Seu Jorge (Abe e A Vida Marinha com Steve Zizou) vive o protagonista desta narrativa e se entrega ao papel de um homem que tinha uma vida, uma família, mas que se sacrificou por algo maior, a defesa da vida, do país. Um nacionalismo que seus opositores realmente temiam e fizeram de tudo para tentar destruir. Impossível. Declarado como terrorista e inimigo nº 1 pela força investigava e militar da época, Marighella não viveu dias tranquilos e seus aliados muito menos. 

Trailer

Ficha Técnica

Título original e ano: Marighella, 2019. Direção: Wagner Moura. Roteiro: Felipe Braga e Wagner Moura. ElencoSeu Jorge, Adriana Esteves, Ana Paula Bouzas, Bruno Gagliasso, Bella Camero, Humberto Carrão, Jorge Paz, Luiz Carlos Vasconcelos. Trilha Sonora Original: Antonio Pinto. Direção de Fotografia: Adrian Teijido, ABC. Direção de Arte: Frederico Pinto, ABC. Produtor de Elenco: Hugo Aldado. Preparadora de Elenco: Fátima Toledo. Figurino: Verônica Julian. Maquiagem: Martin Macías Trujillo. Produção: Bel Berlinck, Andrea Barata Ribeiro, Wagner Moura, Fernando Meirelles. Produtor Associado: Fernando Meirelles. Produtora Executiva: Cristina Abi. Produtora: O2 Filmes. Coprodutoras: Globo Filmes e Maria da Fé. Distribuidoras: Paris Filmes / Downtown Filmes. Duração: 02h35min.

A imprensa, vista no filme pelo papel de Jorge Salles (Herson Capri), estava amordaçada. Qualquer passo para mostrar a verdade do que estava acontecendo nos escuros dos quarteis e nos gabinetes politicos e seus colaboradores eram presos. A Igreja, como se mostra no filme, tem certa função e consegue proteger os mais fracos por algum tempo, mas também sofre com sua escolha. A juventude e todos os militantes (Humberto, Jorge, Bella - os atores permaneceram no filme com seus nomes reais por se identifcar com a causa) se desvencilham dos seus e se juntam para ações que imprimam, no mínimo, algum pequeno impacto nos controladores da situação, mas em tempos obscursos como aqueles, era quase irreliazável. Branco (Luis Carlos Vaconscellos) tenta convencer Marighella a não ir com toda força nas lutas, a se resguardar, mas o homem sabia do perigo que corria e ainda assim seguiu seu caminho. 



Ao decorrer da história em que vemos este lider da revolução não se entregar com facilidade e continuar a proclamar sua poesia e até a amar os seus pelo pouco tempo que consegue, a polícia é vista o perseguindo e tramando de um tudo para fechar o cerco. Bruno Glagliasso vive aqui 'Lucio', um oficial sem escrúpulos. Vilanesco e que causa terror com seu olhar sempre assertivo e durão. A quebra de toda a tensão que sentimos pela perseguição vem dos dias em que Marighella está tentando contato com os seus, seja a mulher Clara (Adriana Esteves) ou o filho. E por mais melodramático que este arco seja é relavante e nos faz sentir toda dor com propriedade e o quão dificil é lutar pelo que é certo. Estar do lado mais consciente e humano da história!

Quem foi Marighella?


Esqueça notas em sites, esqueça as provocações e as tentativas de calar o cinema nacional, compre seu ingresso e vá assistir ao filme. Ele merece que você se sinta atingido por ele, afinal, os dias passados foram sangrentos, mas hoje nosso Brasil sofre tanto quanto com tanta desinformação e manipulação covarde daqueles que tomaram o poder. 

O filme é inspirado no livro de Mario Magalhães, ''Marighella - O Guerrilheiro que Incendiou o Mundo'' (veja aqui).

Avaliação: Três corações resistentes (3/5).

O filme contou com exibições de imprensa na semana passada e entrou em cartaz em sessões especias em 01 de novembro. Oficialmente, a estréia é nesta quinta-feira (04). O dia que completa 52 anos da morte de Marighella.

HOJE NOS CINEMAS

Escrito por Bárbara Kruczyński

    Comentários Blogger
    Comentários Facebook

0 comments:

Postar um comentário

Pode falar. Nós retribuímos os comentários e respondemos qualquer dúvida. :)