Benedetta, de Paul Verhoeven | Assista nos Cinemas


Paul Verhoeven conseguiu de novo! Benedetta junta-se à galeria de grandes mulheres empoderadas que ele vem construindo filme após filme. Temos Sharon Stone em Instinto Básico, Elizabeth Berkley em Showgirls, Isabelle Huppert em Elle e agora Virginie Efira em Benedetta. Estas atrizes estão em papéis riquíssimos de seres complexos e dúbios, donos de seus corpos e de suas vontades, condutoras de seus destinos. Estes personagens femininos são os eixos que conduzem roteiros chocantes e instigantes, onde questões importantes são discutidas de maneira empolgante e divertida, com muito sexo, violência e humor. Essa é uma marca importante do estilo Verhoeven.

Trailer


Baseado em um fato histórico, o filme Benedetta passa-se no século XVII, numa Europa flagelada pela peste e pela inquisição. Nestes tempos difíceis, a freira Benedetta (Virginie Efira) vive entre delírios eróticos e românticos com o seu “doce Jesus”, até que é despertada em seus desejos sexuais pela camponesa Bartolomea (Daphne Patakia), que entrou no convento, fugida dos estupros do pai e dos irmãos.


Ficha Técnica
Título original e ano: Benedetta, 2020. Direção: Paul Verhoeven. Roteiro: David Birke e Paul Verhoeven com colaboração de Pascal Bonitzer - adaptação do livro de Judith C. Brown. Elenco: Virginie Efira, Charlotte Rampling, Daphne Patakia, Lambert Wilson, Olivier Rabourdin, Louise Chevillotte, Hervé Pierre, Clotilde Courau, David Clavel, Guillaine Londez, Elena Plonka e Lauriane Riquet. Gênero: Biografia, Drama, Romance, Histórico. Nacionalidade: França. Bélgica, Holanda. Trilha Sonora Original: Anne Dudley. Fotografia: Jeanne Lapoirie. Figurino: Pierre-Jean Larroque. Edição: Job ter Burg. Direção de Arte: Eric Bourges. Distribuidora: IMOVISION. Duração: 02hrs11min.
Os delírios de Benedetta são acompanhados de uma inteligência brilhante. Enquanto a freira vai forjando milagres, ela ascende dentro da maquinaria de poder da Igreja, alcançando o posto de abadessa e despertando a ira da antiga líder Irmã Felicitá (Charlotte Rampling). Sabendo do envolvimento lésbico de Benedetta com Bartolomea, a rancorosa Felicitá leva a inquisição ao encalço das duas.

Cheio de imagens chocantes (se atentem a cena em que uma estátua da Virgem Maria aparece), o roteiro discute conceitos como fé, heresia, desejo e amor, mesclando-os e pondo-os do avesso o tempo todo, forçando o espectador a rever seus paradigmas. Visualmente, o filme é esplêndido, a fotografia, cenografia e figurinos são perfeitos. Tudo muito bem arquitetado para inserir o espectador na época em que se passa o filme, com pestes, torturas e cometas assombrando a vida das freiras. A junção de violência, sexo e humor torna a película excitante de se assistir e suas duas horas de duração passam rápido. É um roteiro inteligente e instigante!


O elenco está maravilhoso. Virginie Efira é uma grande atriz e conta com coadjuvantes de peso como Charlotte Rampling e Lambert Wilson. Daphne Patakia traduz perfeitamente a atração que o espectador sente por essa louca, bela e cativante Benedetta! 

Ganhador  de prêmio no National Board of Review, nos Euas, e também no Women Film Critics Circle Awards, em 2021, o longa chegou a ser indicado a Palma de Ouro e ao Queer Palm, na última edição do Festival de Cannes. É baseado em fatos e adapta o livro da argentina Judith C. Brown ''The Life of a Lesbian Nun in Italy Renaissence''.  No Brasil, a produção tem distribuição da Imovision.

Benedetta é um filme que mostra como a vida pode ser surpreendente e curiosa. Assistam, choquem-se e se divirtam!

Nota: 9/10.

Quinta-Feira Nos Cinemas

Escrito por Marcelino Nobrega

    Comentários Blogger
    Comentários Facebook

0 comments:

Postar um comentário

Pode falar. Nós retribuímos os comentários e respondemos qualquer dúvida. :)