Licorice Pizza, de Paul Thomas Anderson


O nono filme do aclamado cineasta Paul Thomas Anderson (O Mestre e Sangue Negro), ''Licorice Pizza'', é ambientado durante os anos 70 e faz o recorte do encontro entre o jovem Gary Valentine, papel de Cooper Hoffman, e sua musa Alana Kane, interpretada pela cantora e musicista Alana Haim da banda de indie-rock Haim. Assim como Greta Gerwig em ''Lady Bird'' ou Quentin Tarantino com o seu ''Era Uma Vez em Hollywood'', PTA retrata no filme alguns momentos que realmente aconteceram e que fizeram parte de sua infância ou adolescência.

Alana e Cooper fazem um bate bola com grande estilo e estreiam em um longa-metragem. E um que tem tudo para se tornar o queridinho dos cinéfilos. PTA era um grande amigo do pai de Cooper, o ator Philip Seymour Hoffman, e eles chegaram a trabalhar juntos em cincos filmes. O diretor que tem em sua filmografia trabalhos dirigindo videoclipes de Fiona Apple e Radiohead já foi responsável também pela condução de clipes da banda Haim. Íntimo do grupo, ele revelou que a trama do longa não só vem de uma idéia que teve ao ver um garoto ''cantando uma mulher mais velha'' como reflete o seu crush pela mãe de Alana. Donna Haim, que aparece em Licorice com o marido Moti Haim e as filhas Este e Danielle Haim, foi professora do diretor. A família interpreta a si mesma e entrega cenas hilárias. Também estão no elenco: Sean Penn, Maya Rudolph, Bradley Cooper, Tom Waits e John C. Reilly.

A produção estreou lá fora em dezembro e chega ao Brasil após ter sido indicada ao Oscar nas categorias de melhor filme, direção e roteiro. A distribuição é da Universal Pictures Brasil. 

Trailer


Ficha Técnica

Título original e ano:
Licorice Pizza, 2021. Direção e Roteiro: Paul Thomas Anderson. Elenco: Alan Haim, Cooper Hoofman, James Kelley, Bradley Cooper, Sean Penn, John C. Reilly, George DiCaprio, Maya Rudolph, Danielle Haim, Este Haim, Moti Haim, Donna Haim, Skylar Gisondo, Emma Dumont, Christine Ebersole, Milo Herschloag, Tom Waits, Harriet Sansom Harris, John Michael Higgins, Benny Safdie e Joseph Cross. Gênero: Comédia, drama, romance. Nacionalidade: EUA. Trilha Sonora Original: Johnny Greenwood. Fotografia: Paul Thomas Anderson e Michael Bauman. Edição: Andy Jurgensen. Direção de arte: Samantha Englender. Design de Produção: Florencia Martin. Figurino: Mark Bridges. Distribuição: Universal Pictures Brasil. Duração: 02h13min.

Gary Valentine (Hoffman) é um jovem criativo e agitado. É visto atuando e indo atrás dos seus objetivos. No dia em que está tirando fotos para o livro ''anual'' na escola vê uma moça passando e aceita a oferta dela para arrumar o cabelo. Cheia de opinião, mas se deixando levar pelo papo do garoto, Alana (Haim), a tal moça, aceita sair com ele. Mas destaca que a diferença de idade existe e que nada pode acontecer. Os dois se encontram então para jantar e, por acaso, a mãe do garoto não poderá o acompanhar em um teste e ele chama Alana para o fazer, já que necessita de alguém responsável para ir a outro Estado de avião. Durante o episódio, Alana conhece Lance (Skylar Gisondo) e se interessa pelo rapaz, mas este último ao ir jantar com a família judaica dela, põe tudo a perder quando se diz ateu e desrespeita as tradições religiosas.

Dali em diante, Alana e Gary vão viver dias juntos e separados tentando empreender de todos as formas possíveis. O ruivinho monta uma empresa para vender colchão de água, logo depois descobre que uma casa de jogos com pebolim pode ser uma boa, devido a um projeto de proibição, e investe no lugar. Enquanto isso, e a volta deles, o espectador vai perceber a indústria do cinema acontecendo com a presença de atores e produtores da época, o crescente ativismo de políticos da época como Joel Wachs (quase um Harvey Milk na vida) e também vivenciar o momento difícil para a população norteamericana quando os Estados Unidos sofreram embargo no Petróleo pela OPEC por apoiar Israel durante a guerra de ''Yom KiPur''. 


Paul Thomas Anderson nos entrega um filme delicioso de se assistir. O tom de comédia que o permeia pode te fazer dar boas gargalhadas. Por sua vez, o roteiro tem a chance de botar o espectador para pensar em temáticas relevantes como Xenofobia, Religião, Conservadorismo, Feminismo, Política, Homofobia e entre outros. 

As atuações de atores mirins e de diversas idades convencem e as estreias ou participações especiais tem o mesmo peso. Alana vive uma mulher por volta dos 25 anos que não tem muitos planos. Troca de emprego constantemente e está buscando um norte, diferente das irmãs mais velhas que parecem estar mais encaminhadas. Vive sua feminilidade, sua liberdade, dirige até caminhão se precisar, mas não esquecem que ela é judia em testes para certos papéis ou em jantares familiares. A garota ainda se envolve no mundo da política e entende que o mundo é difícil tanto para as mulheres quanto para os homens gays. Cooper dá a seu personagem um jeitão de menino esperto e doce. É apaixonado. Determinado e muito camaleão. As conexões que cria ou o carinho que faz transparecer ter pelo irmão faz dele um jovem admirável. Não é o galã, mas é o cara que faz acontecer. Sabe o que quer e não fica parado, corre atrás.

Temos cereja no bolo? temos sim. As participações de Tom Waits e Sean Penn que vivem respectivamente, Rex Blau e Jack Holden, são personagens inspirados em William Holden e Jack Huston. Além deles, Bradley Cooper dá um show como o produtor mulherengo Jon Peters. Jon namorou a cantora e atriz Barbra Streisand e produziu a versão de 76 do filme protagonizado pela artista ''Nasce Uma Estrela''. Produção que ganhou remake pela visão de Bradley (leia os comentários aqui).


Licorice Pizza é um termo em inglês, quase que como uma giria, equivalente a ''Vinyl'' (LP)

A trilha sonora assinada por Jonny Greenwood (escute aqui) tem Nina Simone, The Doors, David Bowie, Sonny & Cher, Paul McCartney e muitos outros. Uma baita trilha. A banda Haim sempre foi vista investindo em um figurino setentista e no filme Mark Bridges é responsável por deixar Alana e todo o elenco com cara de outros tempos. Logo, vemos looks como ''vestidos hippies, calças boca de sino e camisetas com gola alta'' para todo lado. 

PTA iniciou a escrita do roteiro para relaxar, pois um outro texto não estava saindo e o público acabou ganhando um filme cheio de participações especiais e muito amor ao cinema. É para assistir e sair chamando todo mundo no boca a boca para que façam o mesmo.

Avaliação: Quatro empresas bem sucedidas (4/5).

HOJE NOS CINEMAS.

See Ya!



B-

Escrito por Bárbara Kruczyński

    Comentários Blogger
    Comentários Facebook

0 comments:

Postar um comentário

Pode falar. Nós retribuímos os comentários e respondemos qualquer dúvida. :)