Tô Ryca! 2 | Hoje Nos Cinemas

 

A atriz, comediante e cantora Samantha Schmütz, é a grande estrela da comédia ''Tô Ryca'' (leia os comentários da Helen aqui). O filme conseguiu conquistar um bom público entregando as peripécias de Samantha na pele de Selminha, a mulher de origem simples que enriquece de um dia para o outro, após um tio rico a deixar uma herança. Se no primeiro filme ela teria que cumprir regras para ficar com o dinheiro, em ''Tô Ryca 2'' ela está esbanjando todo ele com quem ela gosta. Entretanto, a nova rica não esperava ser golpeada pelo destino quando este envia a sua porta um oficial da justiça para pedir que compareça a uma sessão judicial. Selminha é convocada ali, pois uma juíza irá reavaliar se ela é ou não dona da bufunfa. Isto se deve em razão de alguém com o mesmo nome e origem humilde que ela, personagem de Evelyn Castro, indicar ser a verdadeira herdeira. Dada a premissa, todas as confusões possíveis se iniciam e a mulher passa por uma jornada de muito aprendizado, não deixando de levar tudo na graça.

Com o retorno do diretor, Pedro Antônio, e do roteirista Fil Braz, a produção mantem o nível de leveza e comicidade apresentada no primeiro longa. Ganha até mais camadas e surpreende pela proposta de desenvolver ainda mais a personagem principal. Katiuscia Canoro, Marcello Melo Jr. e Ricardo Di Rizzi são alguns dos nomes que encarnam novamente os seus papeis. A coprodução da Globo Filmes e produção da Paramount Pictures e Glaz Entretenimento tem distribuição da Paris Filmes e Downtown Filmes e chega hoje aos cinemas.

Trailer


Ficha Técnica
Título original e ano: Tô Ryca 2, 2022. Direção: Pedro Antônio. RoteiroFil Braz. Elenco: Samantha Schmütz, Katiuscia Canoro, Anderson Di Rizzi, Rafael Portugal, Evely Castro, Marcello Melo Jr, Charles Paraventi, Wallie Ruy. Gênero: Comédia. Nacionalidade: Brasil. Trilha Sonora Original: Gustavo Garbato e Guilherme Garbato. Figurinista: Reka Koves. Produtor: Mayra Lucas. Direção de Arte: Dany Espinelli. Diretor de Fotografia: Julio Costantini. Produtor de Elenco: Cibele Santa Cruz. Produtor Executivo: Patricia Baia e Paulo Serpa. Produção: Glaz Entretenimento e Paramount Pictures.. Coprodução: Globo Filmes. Distribuição: Paris Filmes e Downtown Filmes. Duração: 101min.
O inicio do filme nos apresenta como a comunidade em que Selminha vivia, e ainda visita bastante, recebe sua ajuda no dia a dia. Ela não só vai ao lugar para participar de Flashmobs, como para ver a amiga Luane (Canoro), ou investir no comércio local gastando dinheiro no salão e ajudando nas festas anuais. Luane, aliás, está de casamento marcado e Selminha deve ajudá-la com quase tudo para dar a um dia de rainha. Com o namorado Rubens (Melo Jr), não deixa de esbanjar o que pode, mas tem lá suas suspeitas se ele realmente gosta dela. Marcão (Charles Paraventi) também tá na cola para conseguir alguém de peso para se apresentar na feijoada que estão organizando. E ela promete que dará o que tem para fazer uma baita festão. 
Todavia, é a chegada de uma estranha dizendo ser a real dona do dinheiro de Selminha que estraga por completo seus planos. Por mais temporária que a reavalição seja, voltar a ser pobre e solteira não estava em seu radar. 

Se no primeiro filme, assistimos a construção de uma mulher rica, cabelo arrumado, jóias e roupas e mais roupas de grife no corpo, aqui temos a sua descontrução. Assim que perde sua estrutura financeira, Selminha começa a aparecer totalmente desarrumada, com o pikumã bagunçado e roupas de piriguete. Ela pede ajuda e só quem vai a seu socorro é Luane, claro. Mas por ser 'bem folgada', acaba deixando o noivo da moça irritado com sua presença. Inclusive, a amiga solicita que ela seja humilde e tente conviver bem com o rapaz, pois ambas estão na casa dele.

Do seu advogado, começa a ter poucas respostas sobre o que está acontecendo e, enquanto isso, é revelado ao espectador as armações que estão por trás da ação judicial que a fez andar vinte casas para trás no jogo da vida de miolionária. Logo, ela tem que não só procurar trabalhar de empregada, mas também tentar compreender que seu antigo status, apesar de lhe dar conforto, não exatamente trazia a sinceridade das pessoas a sua volta.


O texto de Braz consegue validar ainda mais os personagens que o público conhece. A direção trabalha para ganhar e ganha. Temos exageros, mas todos eles acertam em cheio. Isto porque a comicidade da situação faz com que o espectador enxergue similaridade na realidade. A exemplo, a conversa com a chefe sobre ''coisas velhas'' que aquela quer empurrar na pobre doméstica ou como algumas dessas donas de casa só querem ser ouvidas, mas não dão espaço a trabalhadora para fazer o mesmo. Aos pouquinhos, aliás, temos ali, em forma de piada, inúmeras críticas sociais.

Schmütz conquista com trejeitos, olhares, bocas, exageros, cabelo desgrenhado, andar engraçado ou toda arrumadinha e segurando seu cachorrinho. É craque e camaleoa. Melhor ainda, entende o público que quer atingir e se joga. Não deixa a peteca cair em nenhum momento. O texto na ponta da língua diverte e o bate bola com Rafael Portugal e todo o elenco é certeiro. O filme traz ainda participação especial de uma dupla de sertanejas quase ao seu fim e a solução para todas as confusões convencem.

Tô Ryca 2 é sim engraçadissimo e se você tá precisando se desligar um pouco. Compre seu ingresso, sua pipoca e corra para assistir.

Avalição: Três milhões de lições (3/5).

HOJE NOS CINEMAS

See ya!

B-

Escrito por Bárbara Kruczyński

    Comentários Blogger
    Comentários Facebook

0 comments:

Postar um comentário

Pode falar. Nós retribuímos os comentários e respondemos qualquer dúvida. :)