Jurassic World Domínio | Assista nos Cinemas


Em 1993, Jurassic Park, de Steven Spielberg, chegava aos cinemas e conquistava uma leva gigantesca de fãs no mundo inteiro. A produção se tornou tão comercial que uma marca famosa produziu chocolates com figurinhas. Cada uma incrementada com inúmeras informações dos dinossauros estudado no período jurássico. O filme ganhou sequência em 1997 e 2001. E a vontade dos fãs combinada ao interesse criativo e financeiro de Hollywood fez o mundo do famoso T-Rex voltar às telas com Jurassic World: O Mundo dos Dinossauros, em 2015, (texto aqui) e Jurassic World: Reino Ameaçado, em 2018, (texto aqui). 

O primeiro dessa nova leva de filmes tem direção de Colin Trevorrow e foi um hit de cara, apesar de um roteiro cheio de falhas. A narrativa voltava a falar de um parque criado para que o homem vivesse a experiência de conhecer dinossauros, porém estes viriam geneticamente modificados. Mais fortes, mais inteligentes e com capacidades que aqueles primeiros não possuíam. O segundo filme, que passou para as mãos de J.A. Bayona, exibe a ganância dos grandes empresário de forma ainda mais clara. O parque anteriormente criado em uma ilha ficou destruído e o vulcão do lugar acorda para colocar fim as espécies que lá ainda existem. Os protagonistas da nova franquia,  a ex-chefe da equipe do lugar, Claire (Bryce Dallas Howard), e  Owen Grady (Chris Pratt), um treinador de Velociraptors, voltam suas vidas para salvar os dinossauros e tira-los da ilha. Enquanto isso, uma jovem chamada Maisie Lockwood (Isabella Sermon) começa a conhecer seu passado e entender que não necessariamente tem um DNA comum como qualquer outra garota e vale tanto quanto uma espécie modificada de um monstrão com dentes afiados.

Para esta terceira aventura, Colin retorna a condução e consegue também trazer de volta os personagens de Jurassic Park, Ellie Sattler, Alan Grant e Ian Malcolm, vividos respectivamente por Laura Dern, Sam Neil e Jeff Goldblum. Jeff até participou do anterior, mas aqui revê os antigos parceiros de cena e consegue-se criar uma nostalgia enorme do mundo desenhado em detalhes por Spielberg.




Cenas da atriz Laura Dern e dos atores Sam Neil e Jeff Goldblum em Jurassic Park são revisitadas no novo lançamento da Universal Pictures Brasil

Domínio vem quase como uma catástrofe bíblica falando não só das novas tentativas de modificar animais como da presença deles agora liberada em convívio diário nas pequenas e grandes cidades do mundo, após serem resgatados da extinção. Assim, o espectador é levado a conhecer a empresa Byosin, do multimilionário Lewis Dodgson (Lewis Campbell). O mesmo Dodgson que contrata um subalterno para roubar amostras de dinossauros em Jurassic Park (1993). Nesta narrativa o homem já mais velho e CEO está trabalhando ao lado do doutor Henry Wu (BD Wong) para acharem a cura para doenças que afligem a humanidade. Wu, porém, erra em alguma dessas experiências e faz gafanhotos se tornarem um maleficio a plantações que não usam produtos químicos com a assinatura da Byosin. 

Ellie (Dern) começa a investigar o que está acontecendo e sai em busca do parceiro Alan Grant (Neil) depois de receber alguns informes internos de Ian (Goldblum) que está dentro da Byosin acompanhando o andamento do que lhe é permitido. Paralelo a estes eventos, o agora finalmente casal Claire e Owen vivem em um lugar escondido com a já adolescente Maisie e tentam trazer para junto deles dinossauros aprisionados em grandes fazendas. Blue está nas matas perto da casa deles e a velociraptor surpreende a todos quando se reproduz. Ademais, segredos do passado de Maisie ressurgem para a colocar na mira da empresa de Dodgson. E toda essa turma vai se encontrar em montanhas italianas para rever alguns amigos e conhecer outros gigantes.


O novo enredo compensa os deslizes de Mundo dos Dinossauros e Reino Ameaçado. Reverbera mais diversidade no elenco e traz quatro personagens femininas de grande significado e valia. Uma delas, a piloto Kylla Watts (DeWanda Wise). A moça, que aparentemente é um personagem LGBTQ+, ajuda Owen a chegar na ilha e com toda a turma tenta se salvar da fúria do Giganossauro - o maior que já fora visto antes. Contudo, há algumas falas que propõe que as mulheres não sabem o que fazer em algumas situações (notem as conversas de Claire com Owen), mas o filme se sobressai a tais diálogos. Temos a redenção de Wu e novos personagens com arcos dúbios, como Ramsay Cole (Mamoudou Athie), o braço direito de Dodgson. O vilão de Campbell é um homem branco, com interesses em controlar a cadeia de alimentos global cheio de manias estranhas e pouco simpático.

Alguns dos dinossauros letais e clássicos do primeiro filme, lançado nos anos 90, retornam e quando não estão jogando seu ácido mortal estão tentando sobreviver a monstros maiores que eles. A ambientação gelada joga luz em alguns novos monstrengos que remetem até ao personagem ''Bicuço'' da saga Harry Potter. O porém é que este dinossauro em si, não só tem asas como sabe nadar. Claire e Owen são postos frente a frente com alguns deles e temos cenas de tirar o fôlego.


Colin ter retornado ao leme foi essencial para que o filme não se perdesse, mas a idéia de juntar o universo dos personagens dos primeiros filmes e da nova franquia foi adequada e não feriu nada o legado estabelecido, pelo contrário, trouxe muita sinergia e o peso do romance entre Claire e Owen fica quase como plano de fundo frente ao que Ellie e Alan viveram. Ainda assim todo esse amor hetero e a valorização da família tradicional está sim em voga e é um dos conflitos que se cria quando Maisie precisa entender sua jornada e abraçar seu novo lar por conta do perigo que corre.

Toda a questão dos dinossauros estarem vivendo livremente pelo mundo, claro, chama a atenção para o tráfico dos animais e alguns personagens se encontram em Malta para exemplificar o que está se passando. Ali vemos Omar Sy voltar na pele de Barry Sembéne e conhecemos as rinhas subterrâneas entre velociraptors. Cenas de motos sendo perseguidas pelos bichanos são muito bem realizadas e vão te impressionar, assim como a química do elenco que foi escalado e fez jus a tudo que já foi produzido antes.

Trailer

Ficha Técnica

Título original e ano: Jurassic World Domínio, 2022. Direção: Colin Trevorrow. Roteiro: Colin Trevorrow, Emily Carmichael e Derek Connolly - baseado na trama do livro 'Jurassic Park', de Michael Crichton. Elenco: Chris Pratt, Bryce Dallas Howard, Jeff Goldblum, Laura Dern, Sam Neil, Daniela Pineda, DeWanda Wise, Isabella Sermon, Omar Sy, Elva Trill, Mamoudie Athie, Campbell Scott,  e BD Wong. Gênero: Aventura, Scifi, Ação. Nacionalidade: Eua. Trilha Sonora: Michael Giacchino. Fotografia: John Schwartzman. Edição: Mark Sanger. Supervisor de Direção de Arte: Ben Collins. Distribuidora: Universal Pictures do Brasil. Duração: 2h26min.
Sem tanta firula e embarcando o público em um passado nostálgico, Jurassic World Domínio se estabelece como o melhor dos três filmes protagonizado por Chris Pratt e Bryce Dallas Howard.

Avaliação: Três códigos de DNA geneticamente bem combinados! (3/5)

HOJE NOS CINEMAS

See ya!
B-

Escrito por Bárbara Kruczyński

    Comentários Blogger
    Comentários Facebook

0 comments:

Postar um comentário

Pode falar. Nós retribuímos os comentários e respondemos qualquer dúvida. :)