Seguindo Todos Os Protocolos, de Fábio Leal | Sessão Vitrine


Estreia nesta quinta-feira (30), na edição 2022 da Sessão Vitrine, o primeiro longa metragem solo do diretor recifense Fábio Leal. Além da direção e roteiro, o diretor também é o protagonista da película, que traz ainda no elenco Marcus Curvelo, Paulo César Freire, Lucas Drumond, Vitória Liz e Bruce de Araújo.

Leal decidiu trazer de volta dois personagens de seu último curta-metragem “Reforma”. Mas, esclarece que não se trata de uma continuação, não sendo necessário ter visto a produção anterior para se inteirar desta trama. Simplesmente, faz uma conexão ao curta, pois o protagonista e seu par romântico são os mesmos.

“Seguindo Todos Os Protocolos” aborda temáticas reais, que certamente serão reconhecidas pelo público - solidão, carências, medos e inseguranças durante a fase mais crítica da Pandemia de Covid-19, quando a população ainda não havia sido vacinada.


Francisco, ou simplesmente Chico, segue à risca todas as normas de higiene e regras de isolamento durante a quarentena. Há 10 meses não tem qualquer contato físico com outro ser humano. Como a grande maioria da população, sua rotina resume-se ao seu pequeno e modesto apartamento. Alimentar-se sozinho, regar suas plantas (mesmo com chuva), fazer atividade física acompanhando a tv, relaxar ouvindo um aplicativo, pesquisar sintomas na internet, consultar o tarot, fazer consultas online com sua médica e assistir vídeos de Átila Iamarino, presença constante no seu início da pandemia.

Chico passava horas nas redes sociais vendo os outros postarem suas vidas ditas normais. Isso já estava lhe causando crises de depressão e ansiedade, levando ao uso de diversos medicamentos. Mantinha um relacionamento à distância com um baiano, Ronaldo, com quem teve um caso no carnaval, antes da pandemia. Entretanto, as chamadas precárias de vídeo e o sexo virtual já não eram suficientes. A relação estava em crise. O rapaz, que o taxou de “fiscal da quarentena alheia", dizia que já era hora de flexibilizar o isolamento e que tinha outros casos.

Pressionado, Chico se arma de toda informação virtual possível e monta um verdadeiro cenário de filme catástrofe para sua primeira transa presencial. Entrar no apartamento requer normas rígidas. Banho, troca de roupa, teste negativo, barreira física e, o mais importante - não poderia tirar a máscara (nova, cedida por ele) em hipótese alguma. O humor aqui mascara uma realidade que o público irá se identificar certamente. Enfrentar a difícil decisão de quebrar o isolamento não é tarefa fácil. Angústia e desconforto ainda são sentimentos muito presentes e sua paranóia atrapalha qualquer tentativa de contato mais íntimo.

Trailer


Ficha Técnica

Título original e ano: Seguindo Todos Os Protocolos, 2022. Direção e RoteiroFábio Leal. Elenco: Fábio Leal, Paulo Cesar Freire, Marcus Curvelo, Lucas Drummond, Vitória Liz, Bruce de Araújo. Gênero: Drama, comédia. Nacionalidade: Brasil. Direção de Fotografia: Gustavo Pessoa. Montagem: Matheus Farias e Pedro Giongo. Produção:  Fábio Leal, Juliana Soares. Produção Executiva: Juliana Soares. Direção de Produção: Amanda Guimarães. Distribuição: Vitrine Filme - Sessão Vitrine. Duração: 75 min. 

O filme, embora siga pelo lado cômico da situação, retrata algo que todos vivemos em algum momento e isto leva à reflexão sobre os traumas advindos do isolamento social. Também dá toques importantes sobre política, fetiche, colorismo e fala sobre outras “solidões” contemporâneas. Na trilha sonora, canção original do músico Luiz Amaro Fortes ''Amor e Sina''. 

As cenas de sexo e corpos nús são empregadas como forma de provocar reflexões, nunca para o choque. Há humor inserido em todo caos provocado pela pandemia e isto pode ser analisado com mais paciência no momento de agora.

O longa chega exatamente num tempo em que se vive a dúvida entre manter a rotina de restrições ou a tentativa de um regresso à vida normal. Como Francisco, muitos se consideram mais conscientes e seguros, embora isso cause danos psicológicos graves. Ele representa todos nós e é tocante. Todavia,  é imprescindível pensar que talvez nada será “normal” como antes!

Vinheta Sessão Vitrine


30 de Julho nos Cinemas

Escrito por Helen Nice

    Comentários Blogger
    Comentários Facebook

0 comments:

Postar um comentário

Pode falar. Nós retribuímos os comentários e respondemos qualquer dúvida. :)