The Kingdom Exodus, de Lars Von Trier (Série) | 46ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo


APRESENTAÇÃO ESPECIAL
Exibição dos dois primeiros episódios da série
Nos anos 90 fez muito sucesso junto ao público que gostava de filmes cult a série dinamarquesa The Kingdom. A produção contou com lançamento da primeira temporada em 1994, uma segunda chegou anos depois, em 1997. Ambas com texto do enfant terrible Lars Von Trier ao lado de Niels Vørsel e Tómas Gislason. Já a direção Lars compartilhava com Morten Arnfred. O sucesso televisivo de The Kingdom permitiu ao diretor se monetizar e alçar voos maiores. Daí surgiram os longas Ondas do Destino (1996) e Dançando no Escuro (2000), este último ganhador de palma de ouro em Cannes, além de muitas outras pérolas do cinema mundial.
The Kingdom se passava em um hospital na capital da Dinamarca, Copenhague. Devido um passado trágico, esta casa de saúde era um portal para espíritos atormentados, entre pacientes neurológicos, enfermeiros e médicos, assustados e fascinados por essas dimensões paralelas. Assim, muitos e muitos anos depois, especificamente em 2022, o cineasta resolveu retornar a este mundo mágico e assina o roteiro e tem colaboração na direção por Christian E. Christiansen devido a Lars ter tido problemas de saúde. A série contou com lançamento exclusivo da plataforma de streaming mundial Mubi este mês e sua nova temporada terá cinco episódios lançados em intervalos regulares. Será mais uma aventura permeada de dinamarqueses e suecos a divertir o público que gosta de filmes do diretor.
Trailer
Ficha Técnica

  • Título original e ano: Riget, 2022 - Terceira Temporada. Direção: Lars Von Trier. Roteiro: Niels Vørsel e Lars von Trier. Elenco: Bodil Jørgensen, Mikael Persbrandt, Tuva Novotny, Lars Mikkelsen, Nikolaj Lie Kaas, Nicolas Bro, Alexander Skarsgård. Nacionalidade: Dinamarca. Gênero: Comédia, Drama e Fantasia. Design de Produção: Simone Grau Roney. Disponível na MUBIDuração: 125min

Fantasmas famintos e irados, médiuns assustados e fascinados, esta série é garantia de diversão certa. Com participações especiais de astros de Hollywood, colaboradores de longa data do diretor (Lars trouxe o elenco original dos anos 90), o enredo desfila, com muito humor negro e ironia, um mundo absurdo, onde espíritos amaldiçoados, vindos de um passado medieval assustador de pântanos e trabalhos de tingimento de roupas, assustam o hospital erguido neste local de mortes. Pacientes da neurocirurgia, médiuns e ouvintes deste mundo fantasmagórico, interagem com estes entes. Enfermeiros, médicos, funcionários do hospital, também tem suas rotinas alteradas pelos sustos destas pessoas que querem retornar das suas covas, no êxodo profetizado pelo título.
Os dois primeiros episódios estrearam no Brasil durante a 46ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo. Como se fosse um filme de duas horas, a série televisiva mostrou para que veio. Sem muitas preocupações com verossimilhança, é feita para assustar e divertir. O humor do diretor é contagiante; ele cria várias situações absurdas de hostilidade entre dinamarqueses e suecos, brincando com as rivalidades históricas dos escandinavos. Os personagens são interpretados por excelentes atores; suas atuações acima do tom só reforçam o status cult do filme. 
Nota: 8/10.
Disponível na MUBI.

Escrito por Marcelino Nobrega

    Comentários Blogger
    Comentários Facebook

0 comments:

Postar um comentário

Pode falar. Nós retribuímos os comentários e respondemos qualquer dúvida. :)