As Múmias e o Anel Perdido, de Juan Jesús García Galocha


A animação ''As Múmias e o Anel Perdido'', dirigida pelo espanhol Juan Jesús García Galocha, leva a criançada e seus familiares a conhecer uma cidade perdida no antigo Egito onde múmias estão vivendo suas vidas normalmente e até sonhando em serem cantoras ou competindo nas milenares 'corridas de bigas'' ou ainda sendo prometidas umas as outras para se casarem. O filme é uma co-produção entre Espanha e Estados Unidos e toma palco em Londres onde o ambicioso dono de peças de arte Lord Carnaby (voz original de Hugh Bonneville) quer preencher mais e mais o seu acervo. 

Carnaby tem uma equipe montada pelas redondezas onde se encontram as famosas Pirâmides e consegue acesso a um lugar que o leva a encontrar artefatos que pertencem a Família Real das Múmias. O lugar cheio de escritos antigos e entradas secretas, acaba revelando que a princesa Nefem (voz original de Eleanor Tomlinson), devido a uma tradição de séculos, foi prometida ao corredor de bigas Thut (voz original de Joe Thomas). O Faraó (voz original de Sean Ben) fica feliz em saber que logo,logo tudo se alinhará, porém, a garota não exatamente fica satisfeita com o seu destino. A princesa sonha em cantar e alegrar os ouvidos do povo, mas por levar uma vida real fica obrigada a seguir as condições as quais a foram determinadas desde o berço. Ao passo que conhecemos a história de Nefem, também entramos no arco de Thut (o nome do personagem é uma clara referência ao Faraó ''Tutancâmon'', assim como Nefem remete ao nome de uma princesa egípcia). O rapaz leva uma vida pacata, pois acabou ficando traumatizado durante as corridas de biga que competia. Ele caiu de uma das bigas e causou um enorme acidente. Seu pequeno irmão Sekhem (voz original de Santiago Winder) e um animal de estimação que sempre está com ele é que animam o rapaz e o fazem seguir em frente. Aliás, o animal é um crocodilo em formato mini e uma fofura. Assim, quando por acaso Thut e Nefem se cruzam nada vai bem. E a entrada de Lord Carnaby no cenário tira Thut, Nefem, Sekhem e o pequeno crocodilo do Egito e partem para Londres para recuperar o anel de casamento dos dois, pois caso não seja encontrado rapidamente, trará maldições terríveis a Thut e a ao resto das múmias.

As aventuras que tomam palco em uma Londres animada levam Nefem a seguir seus sonhos de cantora e se aproximar de Thut como não imaginava ser possível. Contudo, essa dupla passará por muitas aventuras até que o tão esperado ''final feliz'' resolva todos os conflitos que adentram os atos. Obviamente, Lord Carnaby fará de um tudo para lucrar de todas as formas e até tentar aprisionar as múmias perdidas na terra da rainha.

Trailer

Ficha Técnica
Título Original e Ano: Mummies, 2023. Direção: Juan Jesús García Galocha. Roteiro: Javier López Barreira e Jordi Gassull. Vozes Originais: Sean Bean, Hugh Bonneville, Joe Thomas, Eleanor Tomlinson, Celie Imrie,. Gênero: Animação, Aventura,Comédia, Família. Nacionalidade: Espanha e Estados Unidos da América. Trilha Sonora OriginalFernando Velázquez. Direção de ArteJuan Jesús García Galocha. AnimadoresAdrián Olivares Coronado, Ernesto Cabeza, Zakaria Bourezk e Mati Benlloch. Distribuição: Warner Bros Pictures Brasill. Duração: 01h28min.
É muito curioso que o roteiro coloque a história para ter cenário entre Egito e Londres, na Inglaterra, afinal, os britânicos dominaram o Egito por décadas e mais décadas retirando todos os seus tesouros e múmias de lá para expor em seus museus. O Museu Britânico (ver aqui) é um dos que mais possui artefatos egípcios no mundo e todos advindos não só de inspeções nas Pirâmides e grandes templos como também da pilhagem quando este estava em guerra com a França, outro grande saqueador de obras de arte na era de Napoleão (ler aqui). É ainda mais instigante que a trama, mesmo que de forma leve, traga essa aula de história mundial as crianças e as faça conhecer o mundo dos faraós sem ser exatamente um momento enfadonho.

       Créditos: © 4 Cats Pictures SL, Anagu Grup SLA, Moomios Movie AIE 2021 . Todos os Direitos Reservados.     

Lorde Carnaby chegando a entrada do mundo dos mortos, As Múmias

A animação tem na parte técnica e no elenco espanhóis, norte-americanos e britânicos. Uma equipe realmente bem diversa e competente. O diretor, que está debutando no cargo, é um animador premiado e que também perambula pelo departamento de arte há algum tempo. Juan Jesús García Galocha é um dos responsáveis pela incrível animação ''Cuerdas'' (assista no youtube) e deve trabalhar novamente com parte do elenco de ''Mummies'', como o renomado ator Sean Bean, no filme ainda em pré produção ''Buffalo Kids''. Aqui, Juan entrega um longa cheio de conteúdo, ultra colorido e com um traço espetacular que fica por conta dos animadores Adrián Olivares Coronado, Ernesto Cabeza, Zakaria Bourezk e Mati Benlloch.

Se animações usam muito das ferramentas musicais para dar ênfase a jornada de seus personagens, esta aqui busca em uma famosa canção da banda canadense Nickelback (assista o clipe aqui) um tom dramático para o personagem de Thut, em certa cena. Por outro lado, a jovem cantora Nefem ganha um tom mais divertido e é quem faz os egipcios dançarem com a clássica oitentista ''Walk Like an Egyptian'', da banda Bangles. O som acaba fechando os créditos com todo mundo balançando suas faixas mumiáticas.

       Créditos: © 4 Cats Pictures SL, Anagu Grup SLA, Moomios Movie AIE 2021 . Todos os Direitos Reservados.       

A dublagem brasileira manda muito bem na apresentação das Múmias perdidas em Londres

História, amizade, amor e sonhos são temáticas muito relevantes na trama e fazem dela convincente. O filme estreia esta semana no Brasil e em outras tantas partes do mundo, como nos Estados Unidos e Egito. Porém ele iniciou suas exibições lá em janeiro na Austrália. No Reino Unido, As Múmias e O Anel Perdido só estréia ao final de março.

 ASSISTA NOS CINEMAS   

Escrito por Bárbara Kruczyński

    Comentários Blogger
    Comentários Facebook

0 comments:

Postar um comentário

Pode falar. Nós retribuímos os comentários e respondemos qualquer dúvida. :)