15 Doramas para Viciar | Indicações Mais Que Especiais


Desde os anos noventa que o mundo vem conhecendo a “Onda Coreana” (ou Hallyu), porém com a invasão do k-pop nas rádios mundiais e a popularização dos doramas no streaming a cultura oriental tem adentrado com mais força ainda no nosso consumo de audiovisual. A verdade é que tais produções proporcionaram um escape para quem estava cansado das formas narrativas dos EUA - que para ese que vos escreve - hoje em dia parece que se concentra em true crime e super-herói. A língua ainda é uma barreira para algumas pessoas, mas vale muito a pena se aventurar nesse mundo novo. Tem dorama para todos os gostos! Bora então conferir dicas de doramas que com certeza vão fazer vocês ficarem viciados?

Confira também aqui e aqui nossas dicas de BL (Boy's Love)

Alchemy of Souls / Alquimia das Almas (2022) 

Direção: Joon Hwa Park
Roteiro: Jeong-eun Hong e Mi-ran Hong
Gênero: Ação, Romance, Fantasia, Histórico
Nacionalidade: Coréia do Sul
                                                                                                                         Créditos: Divulgação

Pensa numa série de fantasia boa, com uma construção de mitologia impecável e personagens carismáticos e memoráveis. Absolutamente tudo funciona nesse dorama. A história é ambientada em um mundo fantástico chamado ''Daeho'', onde há magos capazes de manipular elementos. Há uma magia rara e proibida que é a habilidade de trocar sua alma com outra pessoa. Naksu (Jung So-min) é uma assassina implacável que cai em uma armadilha e, ferida, performa essa magia para se salvar. Só que não sai como era esperado e ela acaba presa no corpo de uma menina fraca e cega. O caminho dela cruza com o de Uk, (Lee Jae Wook) um jovem herdeiro da poderosa família Jang que não consegue fazia magia, pois teve seu poder selado por seu pai. Os dois decidem se juntar para superarem seus limites, mas acabam desenvolvendo um grande vínculo. É meu duo preferido de 2022. Disponível na Netflix.

Assista ao Trailer

Alice in Borderland (2020)

Direção: Shinsuke Sato
Roteiro: Yoshiki Watabe, Shinsuke Sato, Yasuko Kuramitsu e Haro Aso -Baseano na HQ de Haro Aso.
Gênero: Ação, Drama, Mistério
Nacionalidade: Japão
                                                                                                                    Créditos: Divulgação

Um J-drama (japonês) de prender o fôlego, com muita ação e uma trama dinâmica e empolgante. Ryohei Arisu (Kento Yamazaki) é um gamer que um dia é transportado com dois amigos para um mundo em que Tóquio foi transformada em uma arena gigante. Eles são obrigados a participar em jogos cruéis, que vão testar suas inteligências, lealdade e habilidades. Quem desiste? Morre. Quem perde? Morre. Agora eles vão ter que lutar pela sobrevivência e procurar um jeito de escapar desse lugar. Disponível na Netflix.

                                                                                Assista ao Trailer

All of Us Are Dead (2022)

Direção: J.Q. Lee e Kim Nam-Soo
Roteiro: Seong-il Cheon
Gênero: Ação, Horror, Drama, Fantasia
Nacionalidade: Coréia do Sul
                                                                                                            Créditos: Divulgação  

Séries e filmes de zumbis são muito comuns. E é um gênero difícil de surpreender, pois em uma narrativa dessas não tem muito pra onde fugir. All of Us Are Dead surpreende não pelos rumos que a história toma, mas pelo ritmo INSANO da trama, que não deixa o público parar para respirar.  Não assista se você for cardíaco, pois a sensação de desespero e perigo é constante; é EITA atrás de EITA. O que é legal também, é que a série discute um problema muito urgente na sociedade coreana: o bullying, que lá é levado a situações extremas. Tentando deixar seu filho mais forte para enfrentar os valentões da escola, um ex-cientista e professor de biologia acaba criando um vírus que transforma o hospedeiro em zumbi. O vírus rapidamente se espalha pela escola e cidade, deixando um grupo de estudantes encurralados e lutando pela sobrevivência.  Disponível na Netflix.

                                                                       Assista ao Trailer

Because This is My First Life / Porque Esta é a Minha Primeira Vida (2017)

Direção: Sung-Woo Nam e Joon Hwa Park
Roteiro: Nan Joong Yoon
Gênero: Comédia, Drama, Romance, Amizade 
Nacionalidade: Coréia do Sul
                                                                                                                  Créditos: Divulgação

O primeiro dorama que assisti e que me fez viciar nesse cristal da cultura asiática. Retrata relacionamentos de forma mais contemporânea e o roteiro tem pequenas reviravoltas que torna a trama muito dinâmica. Além disso, tem uma das minhas tropes preferidas: quando os personagens são obrigados a conviver sob o mesmo teto. Sempre gera situações constrangedoras e engraçadas. Yoon Ji-Ho (Jung So-Min) trabalha como assistente de roteirista. Ela quer escrever novelas, mas a única coisa que a deixam fazer é inserir propaganda nos roteiros. Um dia, acontece algo que a leva ao limite e ela abandona o emprego. Sem lugar para ir, ela encontra um quarto para alugar, indicado por um conhecido de seu irmão. O problema é que ela achava que seria companheiro de quarto de uma mulher. Mas chegando lá, ela descobre que na verdade é um homem, o perfeccionista e antisocial Nam Se-Hee (Lee Min Ki). Como a sociedade coreana é bem tradicional, eles precisam manter segredo que moram juntos, e isso gera situações bem divertidas. Disponível na Netflix e Viki.

                                                                       Assista ao Trailer

Crash Landing on You / Pousando no Amor (2020)

Direção: Jung Hyo Lee e Kim Hui-won
Roteiro: Ji Eun Park
Gênero: Aventura, Comédia, Romance, Intriga familiar
Nacionalidade: Coréia do Sul
                                                                                                                      Créditos: Divulgação

Um dos maiores sucessos da TV a cabo coreana, quando você assiste entende o porquê do hype. Com uma coleção de personagens muito carismáticos, é um romance “proibido” que conquista. Yoon Se-Ri (Son Ye-jin) é uma herdeira que tenta se desprender do nome da família e construir o próprio império. Depois de um acidente de parapente ela acaba ficando presa na Coréia do Norte. Lá, ela conhece um oficial do exército, Ri Jeong-Hyeok (Heyn Bin) que a esconde das autoridades. A equipe do dorama fez um extenso trabalho de pesquisa para retratar o país rival com fidelidade. E uma curiosidade de bastidores bem legal: os protagonistas se apaixonaram na vida real, casaram e acabaram de ter um bebê. *-* Disponível na Netflix.

                                                                      Assista ao  Trailer

Flower of Evil / Flor do Mal (2020)
 
Direção: Cheol-gyu Kim
Roteiro: Jung Hee Yoo
Gênero: Crime, Drama, Romance, Mistério
Nacionalidade: Coréia do Sul
                                                                                                                                        Créditos: Divulgação

Uma mistura de thriller com drama emocionante, cheio de reviravoltas, que te faz vibrar e gritar para  a tela. Também tem um dos relacionamentos mais bonitos que você verá em doramas. O prota cresceu sendo dito que era incapaz de amar, mas a gente consegue sentir o amor dele pela família muito claramente. É muito tocante. A detetive Cha Ji Won (Moon Chae-won) é casada com Baek Hee Sung (Lee Joon-gi). Eles são muito apaixonados, tem uma filha e são muito felizes. Aquele pôster de família perfeita. Porém, quando novas evidencias de um caso de homicídio ressurgem 15 anos depois, Ji Won começa a suspeitar que o marido seja um serial killer. Disponível na Netflix e no Viki.

                                                                       Assista ao Trailer

First Love (2022)

Direção: e Roteiro: Yuri Kanchiku
Gênero: Drama, Romance
Nacionalidade: Japão
                                                                                                                     Créditos: Divulgação

Baseado em duas canções da famosa cantora japonesa Utada Hikaru, é uma história de amor daquelas épicas, que atravessa décadas e tanto aquece o coração como angustia e frustra. Mas no final das contas você percebe que acompanhar a jornada valeu a pena. Conta a história de Noguchi Yae (Mitsushima Hikari) e Namiki Harumichi (Satoh Takeru), que se apaixonam no ensino médio. Cada um enfrenta seus obstáculos, mas eles seguem firmes mesmo quando ela vai para a universidade e ele para o exército. Porém, após um acidente, Yae perde suas memórias e esquece completamente de Harumichi. Muitos anos depois, o acaso leva a um reencontro dos dois e Harumichi, mesmo agora comprometido, se reaproxima de Yae. Disponível na Netflix.

                                                                      Assista ao Trailer

It’s Okay Not To Be Okay / Tudo Bem Não Ser Normal (2022)

Direção: Park Shin Woo 
Roteiro: Jo Yong
Gênero: Drama, Romance, Saúde Mental
Nacionalidade: Coréia do Sul
                                                                                                                     Créditos: Divulgação

Família é uma instituição muito importante. É o lugar onde você acha aceitação e amparo. Ou melhor. Deveria ser. Nem todo mundo tem a sorte de nascer ao redor de pessoas que te fazem se sentir confortável. Então, muitas vezes uma instituição que deveria ser curativa se torna origem de traumas. Porém, mesmo que não possamos escolher com quem temos grau de parentesco, podemos sempre encontrar pessoas que vão se tornar sua verdadeira família, no significado mais afetivo da palavra. E é sobre isso que se trata este dorama. A produção conta a história da autora de livros infantis Ko Moon Young (Seo Ye-ji). Tendo crescido isolada em um ambiente hostil, ela se tornou uma pessoa fria, cética e solitária. Embora escreva livros infantis, tem um estilo muito sombrio. Seu novo lançamento acaba sendo considerado grotesco demais e banido das prateleiras. Para fugir do escândalo, ela volta para a sua cidade natal e lá conhece os irmãos Moon Gang Tae (Kim Soo-hyun) e Moon Sang Tae (Oh Jung-se). Na infância, a mãe deles foi assassinada na frente de Sang Tae, que é autista. Desde então, na primavera, ele tem crises achando que a “borboleta vai voltar para pegar ele”. Por isso, os dois vivem fugindo da tal borboleta. Chega um dia, no entanto, que Gang Tae decide que é hora de enfrentar os fantasmas do passado. O dorama lida com assuntos sensíveis como trauma, abuso parental e saúde mental, tem momentos emocionalmente carregados, mas também de leveza. Fez tanto sucesso que foi indicado a um Emmy internacional e os livros que a Moon Young escreve foram publicados no Brasil. Disponível na Netflix.

                                                                       Assista ao Trailer

Her Private Life / Sua Vida Privada (2019)

Direção: Jong-Chan Hong
Roteiro: Hye Young Kim
Gênero: Comédia, Romance de escritório
Nacionalidade: Coréia do Sul
                                                                                                                  Créditos: Divulgação

A cultura de idols na Coréia do Sul – e que se espalhou pelo mundo - é muito forte. Fãs sempre foram muito apaixonados, mas os fãs de k-pop alcançam um nível de intensidade muito impressionante. É algo que por muitos é visto com olhar de desdém. O dorama aborda esse mundo, mas sem nunca menosprezar quem faz parte dele. Além disso, o prota masculino é incrivelmente sexy. A história acompanha a curadora de arte Sung Deok‑mi (Park Min‑young), que secretamente é presidente do fã clube de um idol, mas não revela isso para ninguém porque acha que prejudicará sua carreira. Ela tem esperanças de se tornar diretora da galeria onde trabalha, mas não é escolhida, e a vaga vai para o artista genial Ryan Gold (Kim Jae-wook). É inimizade a primeira vista e eles começam a se provocar, o que piora quando Ryan descobre o segredo de Deok-mi. Disponível na Netflix e Viki.

                                                                       Assista ao Trailer

Hometown Cha Cha Cha (2021)

Direção: Je Won Yu
Roteiro: Ha Eun Shin
Gênero: Slice of life, Romance
Nacionalidade: Coréia do Sul
                                                                                                                 Créditos: Divulgação

Com personagens pitorescos e encantadores, essa é uma daquelas produções que cria um lugar tão confortável enquanto você a assiste, que não dá vontade de fazer outra coisa, além de a assistir mesmo. Conta a história da dentista Yoon Hye Jin (Shin Min-a) que depois de insultar sua chefe não consegue outro emprego. Ela decide abrir uma clínica no interior, mas tem dificuldade de se adaptar. Mimada, a mulher tem desavenças com os (maravilhosos) moradores da cidade, principalmente com o faz tudo Hong Doo Shik (Kim Seon-ho). Mas claro que com o tempo a moça vai abrindo o coração. Disponível na Netflix.

                                                                       Assista ao Trailer

Touch Your Heart / Toque Seu Coração (2019)

Direção: Ji Yeong Choi e Joon Hwa Park
Roteiro: Bo-Rim Choi e Myeong Suk Lee
Gênero: Comédia, Romance de escritório
Nacionalidade: Coréia do Sul
                                                                             Créditos: Divulgação

Eu adoro a trope enemies to lovers. Há algo de muito recompensador em assistir um casal se detestar no começo, mas ir aos poucos se apaixonando. E a história dos dois é muito fofa. Oh Jin-Shi (Yoo In-na) é uma atriz veterana que não consegue mais trabalhos, pois se envolveu em um escândalo. Ela tenta de todos os jeitos conseguir algo e finalmente surge uma oportunidade que pode reviver sua carreira. Só tem um problema: ela precisa fazer um tempo de laboratório em uma firma de advocacia. Lá, ela vira secretária do implacável advogado Kwon Jung-rok (Lee Dong-wook), que odeia a ideia de trabalhar com uma pessoa tão incompetente. Mas claro que com o tempo eles se encantam com os charmes um do outro. Disponível ne Netflix e Viki.

                                                                       Assista ao Trailer

Twenty Five Twenty One / Vinte e Cinco, Vinte e Um (2022)

Direção: Jung Ji Hyun, Kim Seung Ho
Roteiro: Kwon Do Eun
Gênero: Drama, Romance, Amizade
Nacionalidade: Coréia do Sul
                                                                                                                          Créditos: Divulgação

O que dizer desse dorama? Criei um vínculo emocional tão forte com a história e personagens que só escutar a OST me faz chorar. Definitivamente, um dos mais marcantes. Na Hee-Do (Kim Tae-Ri) é uma esgrimista lutando para entrar no time nacional e eventualmente defender a Coréia nas Olimpíadas. Ela costumava ser um grande prodígio na infância, mas à medida que cresceu foi ficando para trás e sua mãe não acredita mais em seu sonho. Baek Ijin (Nam Joo-hyuk) era um menino rico e mimado. Tudo muda depois da crise econômica de 1997, quando sua família perde tudo. Ele agora faz pequenos bicos e luta para se reerguer. Baek Ijin e Hee-Do irão criar um vinculo muito forte, encontrando forças um no outro para superar os obstáculos e alcançar seus objetivos. Disponível na Netflix.

                                                                       Assista ao Trailer

The Uncanny Counter / Caçadores de Demônios (2020)

Direção: Yoo Seon Dong
Roteiro: Yoo Seon Dong, Kim Sae Bom, Yeo Ji Na
Gênero: Aventura, Ação
Nacionalidade: Coréia do Sul
                                                                                                                  Créditos: Divulgação

Uma trama de fantasia e conspiração muito intrigante. Conta a história de So Moon (Jo Byung-gyu), um estudante manco que sofre um intenso bullying na escola. Andando na rua um dia ele é possuído por engano por um espirito, e ganha poderes sobre-humanos. Ele é então recrutado para compor um grupo que caça demônios: pessoas que ao cometer atos cruéis são corrompidas por espíritos malignos. Disponível na Netflix.

                                                                       Assista ao Trailer

Yumi’s Cells / As Células de Yumi (2021)

Direção: Lee Sang Yeob
Roteiro: Song Jae Jung, Kim Yoon Joo, Kim Kyung Ran
Gênero: Romance
Nacionalidade: Coréia do Sul
                                                                                                                   Créditos: Divulgação

Você já deve ter visto “Divertida Mente”. Agora, imagina uma versão adulta. É basicamente essa a premissa de “Yumi’s Cells”. O dorama acompanha o cotidiano e os relacionamentos da Yumi. Os comportamentos dela são refletidos através dos comportamentos das células, que são uma graça. Tem sacadas genais, como por exemplo, a “fome” ser gigante e atacar a vila, impedindo as outras células de funcionar. Ou o cemitério de células que não são usadas com frequência. O dorama também foge o lugar comum ao mostrar um prisma mais maduro dos relacionamentos. Uma coisa para se ter em mente é que a tagline da série é que a protagonista da vida da Yumi é a própria Yumi, não qualquer relacionamento amoroso. Mas ainda assim a série não deixa de lado a pegada de comédia romântica que a gente ama. Você não apenas se divertir divertir vendo Yumi's Cells, mas também sera inspirado a refletir sobre suas ações na vida. Disponível no Viki.

                                                                   Assista ao  Trailer

Weightlifting Fairy Kim Bok Joo / A Fada do Levantamento de Peso, Kim Bok Joo (2016)

Direção: Jung Hyo Lee e Kim Hui-won
Roteiro: Ji Eun Park
Gênero: Comédia, Romance, Esportes
Nacionalidade: Coréia do Sul
                                                                                                                Créditos: Divulgação

O casal mais fofo do mundo *-*. Da vontade de colocar os dois num potinho. E é uma história tão rica, com uma protagonista fora do padrão de beleza e que trabalha com leveza assuntos sérios como trauma, distúrbios alimentares e depressão. Kim Bok Joo (Lee Sung-kyung) é uma levantadora de peso promissora que se apaixona pelo médico Jung Jae Yi (Lee Jae-yoon). Esse crush desperta nela um caminhão de inseguranças afetivas e de aparência e por isso ela acaba presa em uma teia de mentiras, começando até a duvidar do esporte que sempre amou. Por acaso, o irmão do médico é o nadador Jung Joon-Hyun (Nam Joo-hyuk), que é um antigo colega de classe de Bok Joo e que é quem vai ficar do lado dela durante essa experiência. Disponível no Viki 

                                                                          Assista ao Trailer

-------

E aí, gostaram das indicações? Tem para todos os gostos. Sei que não vão se decepcionar!

Para quem tiver interesse, fica aqui uma playlist com as minhas músicas de dorama preferidas (que a gente chama de OST).



___________________________________________________________________________________

Nossos adorados leitores,

Nosso amado Vitor Souza escreveu este post em meados de dezembro de 2022. No dia 26/12, Vitor faleceu. Hoje, 07 de Março de 2023, seria o dia de seu aniversário. Como não houve tempo de colocar postagem prévia a partida de Vitor, queríamos dividir com vocês mais um pedacinho dele e todo seu acervo cultural. Vitor era uma pessoa especial e ficará para sempre em nossos corações. Todos nós ficamos muito tristes com todo o ocorrido, mas continuaremos firmes e fortes. Agradecemos a todos o carinho e enviamos à família de Vitor um abraço apertado.

editado por Barbara K. e equipe WBN

Escrito por Vitor Souza

    Comentários Blogger
    Comentários Facebook

1 comments:

Anônimo disse...

Emocionada ao ler o último texto produzido por meu amado filho, Vitor. E orgulhosa do quanto ele sempre escreveu bem. Além disso, a gente tinha em comum o amor pelos Doramas. Assistam, pois vale a pena conferir.

Postar um comentário

Pode falar. Nós retribuímos os comentários e respondemos qualquer dúvida. :)