Indicações de BLs - Parte I


O sucesso de Heartstopper, da Netflix, levou muita gente a comentar sobre a importância da existência de histórias LGBT sem final trágico. E também que não sejam focadas apenas na angústia da saída do armário. O que pouca gente sabe, no entanto, é que na Ásia há algum tempo vem crescendo o número shows protagonizados por casais gays com temática variada. Embora existam diferenças culturais significativas que podem causar uma estranheza inicial -  é uma ótima opção para quem está querendo sair da caixinha e sente que não tem o que assistir. Vambora então conferir dicas para começar no mundo BL!

Vamos iniciar essa viagem pelo país asiático que é o principal produtor do gênero: a TAILÂNDIA.  

1000 Stars
                                 

Ano: 2021
Episódios: 10 (com duração de 50min)
Direção e Roteiro: Aof Noppharnach
Onde ver: Youtube

É uma ótima opção para quem quer começar nos BLs, pois tem um roteiro com elementos que agradam facilmente. Há momentos de leveza, mas também de tensão e emoção.

Tian (Mix Sahaphap) é um jovem riquinho e inconsequente, que nasceu com um problema congênito. Após passar por um transplante de coração, ele descobre que a doadora era uma professora voluntária de uma pequena vila no interior Tailândia. Ele decide continuar o trabalho da professora, mas a adaptação a uma vida sem luxo não é fácil. Para completar, o capitão da policia florestal, Phupa (Earth Pirapa), não parece ir muito com a cara dele. Os atores #EarthMix também estrelaram juntos “Cupid’s last Wish” em 2022, mas não é muito boa. Eles ainda têm outra série para ser lançada este ano, “Moonlight Chicken”, do mesmo diretor de 1000 Stars. As expectativas estão altas!

2gether


Ano:
2020
Episódios: 13 (primeira temporada) + 5 (segunda temporada)
Direção: Champ Weerachit
Onde ver: Youtube

O gênero “romance universitário” é o mais comum nos BLs da Tailândia, pelo sucesso que esse tipo de narrativa faz. 2gether foi um divisor de águas na indústria por se transformar em um fenômeno internacional, conquistando países como o Japão, Filipinas e Taiwan. A série junta personagens carismáticos a atores talentosos, humor e música para criar uma fórmula irresistível. O sucesso foi tanto que além de ganhar segunda temporada, ainda foi relançada de forma condensada como um filme na Tailândia e no Japão.

2gether conta a história de Tine (Win Metawin), que tem um admirador insistente. Para se livrar dele, ele convence o bad boy Sarawat (Bright Vachirawit) a ajuda-lo, fingindo ser seu namorado. Mas claro que como todo bom fake dating, os sentimentos acabam virando reais. Os atores #BrighWin continuaram a parceria na série F4: Thailand (versão Tailandesa da famosa Boys Over Flowers).

Bad Buddy



Ano: 2021
Episódios: 12 (com duração de 50min)
Direção: Aof Noppharnach
Onde ver: Youtube

Bad Buddy vira e mexe ainda vira trending topic no twitter, principalmente porque os protagonistas seguem fazendo muitas campanhas (além da série, eles filmaram dois filmes juntos). No maior estilo Romeu e Julieta, a história segue Pat (Ohm Pawat) e Pran (Nanon Korapat), que são rivais desde a infância, já que suas famílias se odeiam. Além disso, na faculdade o clima também é de inimizade, pois os cursos da engenharia e arquitetura têm uma rixa histórica. Porém, os dois sempre esconderam uma afeição um pelo outro, que cresce quando viram vizinhos de porta no dormitório da escola.

A série não tem um começo promissor, com uma trama cansativa e os amigos dos personagens agindo com infantilidade. Porém a química entre os atores Ohm e Nanon é tão grande que na medida em que o foco se volta mais para o relacionamento entre eles, a série se torna irresistível. A trama ainda conta um casal secundário lésbico, um ponto muito positivo para a produção, já que não é tão comum.

Dear Doctor, I'm Coming for Soul


Ano: 2022
Episódios: 12 (com duração de 50min)
Direção: Phadej Onlahung
Onde ver: Youtube (legendas em inglês)

Por alguma razão, o médico Prakan consegue enxergar o ceifador Tua, que no geral é invisível a humanos. Enquanto Prakan tenta salvar vidas, o trabalho de Tua é conduzir as almas ao além, por isso o médico enxerga o ceifador como seu rival. Entre mistérios médicos e disputas, essas duas figuras acabam se aproximando. Essa é a premissa inusitada de Dear Doctor e mostra a variedade temática dos BLs.

He's Coming to Me



Ano: 2019
Episódios: 8 (com duração de 50min)
Direção: Aof Noppharnach
Onde ver: Youtube

Essa tem tema sobrenatural e mistério, mas não deixa de ser romântica também. Conta ainda com o Ohm, mas aqui ele interpreta Thun, um jovem capaz de ver fantasmas. Quando ele vai com a família ao cemitério durante o festival Ching Ming - dia de reverência aos mortos - ele conhece Mes (Singto Prachaya), que está preso há vinte anos na terra sem conseguir reencarnar, pois não sabe como morreu. Thun decide ajudar Mes a solucionar o mistério, para que ele possa finalmente ter paz. Ele só não esperava se apaixonar pelo fantasma!

I Told Sunset About You



Ano: 2020
Episódios: 5 (na primeira temporada, com duração de 90 min) + 5 (na segunda temporada (com duração de 60 min)
Direção: Boss Naruebet (1ª temp) / Meen Tossaphon (2ª temp)

Essa série é uma verdadeira obra de arte. Sério, gente. A sensibilidade que lida com seus temas, as atuações poderosas, a fotografia deslumbrante, a trilha sonora delicada. Sem defeitos.

A primeira temporada acompanha Teh (Billkin) e Oh-aew (PP Krit), que eram próximos na infância, mas brigaram. Reunidos no último ano do ensino médio, eles voltam a serem amigos, porém os sentimentos agora são mais difíceis de controlar e entender. A segunda temporada é intitulada “I Promised You the Moon” e mostra os protagonistas já na universidade. Ela aborda aquele período em que você está descobrindo o seu lugar e como essa descoberta pode desafiar a visão do que é o amor.

KinnPorsche



Ano: 2022
Episódios: 14 (com duração de 50 min. Há chance de 2ª temp)
Direção: Khom Kongkiat, Pepzi Banchorn, Pond Krisda

Ousado, chegou este ano chutando a porta do mundo BL. Não só nas cenas de sexo, mas também na violência e ação. Apesar disso, a série consegue ser bem divertida também. É daquele tipo que te faz rir, para na próxima cena te deixar “eita porra”. Ainda está em exibição. 

Segundo filho da máfia, Kinn (Mile Phakphum) é atacado por inimigos, mas é salvo pelo bartender Porsche (Apo Nattawin). Impressionado com as habilidades de Porsche, o pai de Kinn oferece a ele um emprego como guarda-costas. Inicialmente Porsche recusa, porém volta atrás após perceber que o dinheiro poderia beneficiar seu irmão. Você pode achar que sabe aonde essa história vai dar, mas se tem algo que ela não é, é previsível! Além dos protagonistas, há muitos outros personagens que enriquecem a experiência de assistir a série. Um deles é o Tankhun (Tong Thanayut), irmão do Kinn, que é visto como excêntrico pelos outros personagens, mas é um ícone fashion e que traz muito humor.

Manner Of Death



Ano: 2020
Episódios: 14 (com duração de 50min)
Direção: Ma-Deaw Chookiat, Aum Natthaphong
Onde ver: WeTv

Trazendo algo diferente para os BLs, Manner of Death é um daqueles thrillers cheios de plot twists! Dr Kit (Tul Pakorn) é um medico legista que volta para sua cidade natal depois que sua amiga é assassinada. O relatório da autópsia descarta suicídio, o que irrita pessoas poderosas da cidade. Sabendo que não dá para confiar na policia, ele começa a investigar por conta própria e passa a suspeitar do colega e amante dela, o professor Tan (Max Nattapol). O problema é que quanto mais ele investiga, mas atraído ele se sente por Tan.

Not Me


Ano: 2022
Episódios: 14 (com duração de 45min)
Direção: Anucha Boonyawatana
Onde Ver: Youtube

Apesar de ter um casal protagonista não tão cativante, a série tocou em temas sociais inéditos nos BLs. Ela tratou de corrupção sistêmica, direitos LGBT, consciência de classe e acessibilidade. 

Segue White, um filho de diplomata que após uma temporada no exterior decide voltar para a Tailândia. Ao chegar ele descobre que seu irmão gêmeo, Black, com quem não falava há anos, está em coma. Ele também acaba sabendo que Black participava de um grupo de justiceiros e que foi traído por um de seus amigos. Procurando entender o que aconteceu, ele decide tomar o lugar do irmão.

The Miracle of Teddy Bear



Ano: 2022
Episódios: 16 (com duração de 90 minutos)
Direção: Paajaew Yuthana

A série do ursinho na verdade é um lakorn, ou seja, uma novela. É um marco, pois é a primeira novela com protagonistas gays a ser exibida em horário nobre de uma emissora aberta na Tailândia. Essa posição traz uma responsabilidade grande, que os produtores assumiram com muito compromisso. A série expôs o público a muitos tópicos importantes, de homofobia a abuso doméstico. Os personagens são apaixonantes e o roteiro, além de surpreender com as revelações da história, consegue te fazer rir e chorar. Os episódios são longos (diferente do Brasil, as novelas tailandesas são curtas em episódios, mas longas em duração e passam três vezes na semana), mas valem cada minuto. Você nem sente.

A premissa parece boba: Taohu (In Sarin) é o ursinho de pelúcia do roteirista Nut (Job Thuchapon), que milagrosamente vira humano. Nut descobre um estranho em sua casa e acha que é alguém que perdeu a memória. Ele quer levar Taohu a policia, mas acaba deixando o garoto ficar, já que sua mãe doente (Um Apasiri) acabou se apegando a ele.

Together With Me



Ano: 2017
Episódios: 13 (primeira temporada) + 13 (segunda temporada)
Direção: Jet Boonyoprakarn

No começo, você estranha o senso de humor da produção, mas logo ela vai achando o tom certo. Segue dois amigos de infância, Knock e Korn (Max e Tul, os mesmos de Manner of Death), que após uma noite quente regada a álcool, precisam lidar a realização de que talvez exista algo além da amizade entre os dois. Além de o casal principal ter uma química explosiva, o outro destaque da série é a personagem Yiwha (Maengmum Tanshi), que de tão carismática na segunda temporada ganhou maior espaço.

Until We Meet Again



Ano: 2019
Episódios: 17 (com duração de 50 min) + um spin-off planejado 
Direção: New Siwaj
Onde ver:Youtube

Um história de amor de proporções épicas, com um melodrama bem novelesco. Pode não ser para o gosto de todo mundo, mas para quem aprecia esse tipo de história é um prato cheio. Além disso, um dos personagens é especialista em sobremesa, então a gente entra em contato com a culinária tailandesa! 

A trama é baseada na crença de que que existe um fio vermelho envolvido no dedo das pessoas e ele as puxa para o amor de sua vida. Ela tem origem na mitologia chinesa, que acreditava que esses fios eram controlados pelo Deus Yuè Lǎo, responsável pelos casamentos (a cor vermelha na cultura chinesa simboliza felicidade e prosperidade). Muito bem, a história da série começa nos anos 90, quando o estudante Intouch (Earth Katsamonnat) se apaixona pelo colega de má reputação, Korn (Kao Noppakao). Se hoje em dia um relacionamento LGBT é mal visto por grande parte da população tailandesa, imagina nos anos 90. Os pais dos garotos fazem de tudo para separar os dois, o que acaba levando à consequências trágicas. Anos se passam e Intouch e Korn reencarnam como Dean (Ohm Thitiwat) e Pharm (Fluke Natouch). Ambos crescem sentindo como se houvesse faltando algo, mas não sabem exatamente o quê (ou quem). Quando Pharm entra na faculdade, ele e Dean finalmente se encontram.  Poderia a história dos dois agora ter um final diferente? 


Chegamos ao fim da primeira parte do post. Voltaremos com indicações de BLs de outros países asiáticos. Enquanto isso, se quiser saber mais sobre a história do BL na Tailândia indico ler esse artigo aqui. Também siga as equipes fãs no twitter, aqui e aqui.

Escrito por Vitor Souza

    Comentários Blogger
    Comentários Facebook

0 comments:

Postar um comentário

Pode falar. Nós retribuímos os comentários e respondemos qualquer dúvida. :)