Five Nights At Freddy's - O Pesadelo Sem Fim | Assista Nos Cinemas



O sucesso do jogo ''Five Nights at Freddys'', criado por Scott Cawthon e lançado em agosto de 2014 nos Estados Unidos, foi tamanho a ponto da Warner Bros Pictures correr atrás de seu criador para adquirir os direitos antes mesmo da comemoração de um ano de lançamento da série, que é ambientada na pizzaria fictícia Freddy Fazbear's Pizza e tem personagens animatrônicos assustadores. Conversas e mais conversas tomaram o tempo de Scott - em um delas, Chris Columbus (Esqueceram de Mim e Harry Potter) seria o diretor da adaptação que contaria com seu criador no roteiro. Passada a euforia, lá em 2017, a potente produtora (em ascensão) Blumhouse Productions anunciou a tomada de posse do projeto e continuidade de todos os detalhes que o cercavam. Durante os anos, Cawthon jogou nas redes algumas curiosidades do roteiro que começava a tomar forma. Mas só em 2022, os atores Josh Hutcherson e Matthew Lillard entraram para o elenco e as filmagens se deram este ano. Hutcherson, ator desde criança, participou da trilogia Jogos Vorazes [2012-2014], do aclamado sessão da tarde ''ABC do Amor'' (2005) e entre outros. Já Lillard é conhecido por sua performance no clássico de terror/suspense ''Pânico'' [1996, de Wes Craven], onde vive um dos assassinos, e também por ter dado vida a Salsicha, o adorado amigo de Scooby Doo, no live action de 2002.

Se a série se completa por nove jogos ao total, o filme contempla apenas a sua primeira iniciativa que tem todo um clima anos 80 e 90. A ideia do game é que o jogador se torne guarda da pizzaria e vigie as câmeras no período noturno, pois ali os animatrônicos ganham vida e se tornam hostis. O primeiro conta com Mike como o vigia e em suas continuações os jogadores vão se modificando. A produção cinematográfica condiz com o que é apresentado no primeiro jogo e cria ainda camadas dramáticas para a jornada de Mike (Josh Hutcherson).

O longa tem uma cena inicial de apresentação da pizzaria onde um vigia é atacado e dali o arco de Mike se exibe. Ele é um jovem atormentado pelo rapto do irmão, o qual nunca esqueceu, e vive com a pequena irmã Abby (Piper Rubio). Sua tia Jane (Mary Stuart Masterson) está na cola do rapaz para tomar a guarda da menina, pois sabe que ela recebe pensão dos pais falecidos e mesmo não tendo nenhum vínculo afetivo com Abby persiste na ideia de que o irmão não é muito responsável para o trabalho. Ele vive pulando de emprego em emprego, pois ainda precisa tratar seus traumas do passado e ao ir visitar um conselheiro  (Matthew Lillard)  para vagas de trabalho é oferecido a oportunidade de vigia da Freddy Fazbear's Pizza. O lugar não está aberto e seu dono apenas não quer que ninguém entre por lá e mexa nos robôs Freddy Fazbear, Bonnie, Chica, Foxy e etc  que ainda estão no lugar. A policial Vanessa (Elizabeth Lail) vive passando por ali e se certificando que está tudo ok. A moça aparenta saber mais sobre a pizzaria do que o novo funcionário e ele está tão ligado ao seu passado que não percebe o perigo que está correndo. Aliás, os robôs ganham vida, mas a principio não tentam fazer nada à ele. Isto porquê em uma das noites ele leva a irmã para o trabalho e os robôs fantasmagóricos a adoram. Abby é uma menina que se comunica através de seus desenhos, assim como quase toda criança, e diz conversar com fantasmas inúmeras vezes ao irmão, porém ele a desacredita. Certa noite, logo após Mike ir embora, uma turma de vândalos, contratada pela tia do rapaz, chega ao espaço para tentar destruir tudo e o prejudicar, porém os planos dela não dão muito certo. Ainda assim, Mike vai ficando cada vez mais assustado com a potência que o lugar tem de o aproximar do pesadelo que foi o rapto de seu irmão e só quando sua vida e a de Abby estão necessariamente em risco ele entende que precisa de ajuda.

Trailer


Ficha Técnica
Título original e ano: Five Nights At Freddy's, 2023. Direção: Emma Tammi. Roteiro: Scott Cawthon, Seth Cuddeback e Emma Tammi - com argumentos de tela de Chris Lee Hill e Tyler MacIntyre. Obra baseada na série de jogos '' Five Nights at Freddy's '' de Scott Cawthon. Elenco: Josh Hutcherson, Piper Rubio, Elizabeth Lail, Matthew Lillard, Mary Stuart Masterson, Kat Conner Sterling, David Lind, Christian Stokes, Joseph Poliquin, Grant Feely, Asher Colton Spence, David Huston Doty, Liam Hendrix, Jophielle Love. Gênero: Suspense. Nacionalidade: EUA. Trilha Sonora Original: The Newton Brothers. Fotografia: Lyn Moncrief. Edição: William Paley e Andrew Wesman. Design de Produção: Marc Fisichella. Direção de Arte: Mark A. Terry. Distribuição: Universal Pictures Brasil. Duração:  01h50min.
A película cria um ótimo suspense e entrega detalhes que serão reconhecidos para quem os jogos são familiares e é uma boa surpresa para quem sequer nunca ouviu falar da série. Embarca o espectador em uma hora e cinquenta de nervosismo pela vida dos personagens e consegue prender a atenção muito bem ao recriar o mundo pensado por Scott Cawthon. 

Como primeira adaptação de game da Blumhouse, a produção foi levada muito a sério pela produtora. Jason Blumhouse, inclusive, garantiu que o filme era umas das prioridades na lista de lançamentos e, desde então, conseguiu fechar no elenco ótimos atores e ter uma diretora que tem chamado a atenção. Josh Hutcherson não fez necessariamente nada grande após Jogos Vorazes e Matthew Lillard retorna a um lugar que o deixou conhecido com muito frescor, a vilania. O roteiro tem explicações para alguns dos ''mistérios'' envolvendo os personagens e outros não - o que não é necessariamente prejudicial ao filme, mas que para o cinéfilo mais ''chatinho'', pode soar implausível. Temos personagens ''duas caras'', familiares sem noção, revelações que podem ou não surpreender, mas que garantem um bom entretenimento e muitas mortes chocantes. 

                                                                                Créditos: © 2023 Universal Studios. All Rights Reserved.
O criador da série já indicou que o sucesso do filme ocasionará em uma trilogia e o ator Matthew Lillard afirmou que o studio o quer nos três filmes. 

O filme não conta com CGI, mas com animatrônicos reais criados pela ''Jim Henson's Creature Shop''. Logo, quando alguns deles não exatamente conseguiam realizar a performance necessária, um dublÊ vestia a roupa do boneco e concretizava a ação idealizada pelo projeto.

Não há voz para os robôs, porém, em alguns momentos sons são liberados enquanto um deles, Foxy, está aterrorizando a noite. No mais, eles fingem performar canções em lip sync para os visitantes, o que também não deixa de ser assustador.

                                                                                      Créditos: © 2023 Universal Studios. All Rights Reserved.
Emma Tammi é a terceira diretora mulher a conduzir uma película baseada em jogos, antes dela, Annabel Jankel dirigiu Super Mario Bros (1993) e M.J. Bassett o terror ''Silent Hill - Revelação (2012).

Emma Tammi surgiu no cenário em 2014 com o documentário ''Fair Chase'' que aborda teorias sobre o hábito de correr. Já fez filmes para tevê, uma série de terror e também dirigiu um podcast. Com ''The Wind'' (2018), ganhou inúmeras premiações de festivais de terror e da crítica e deve em breve dirigir ''The Dollhouse'', terror que deve ganhar as telas no próximo ano. Com FNAF, chega a um público maior do que pode imaginar e com solidez, mediante um trabalho criativo e cheio de boas ferramentas para o entretenimento dos aficionados por suspense.

Ótima pedida para o fim do mês e para a comemoração do Halloween.

Avaliação: Três fantasmas marotos (3/5)


EM EXIBIÇÃO NOS CINEMAS

Escrito por Bárbara Kruczyński

    Comentários Blogger
    Comentários Facebook

0 comments:

Postar um comentário

Pode falar. Nós retribuímos os comentários e respondemos qualquer dúvida. :)