Mergulho Noturno, de Bryce McGuire | Assista nos Cinemas

 
Em 2014, Bryce McGuire e Rod Blackhurst dirigiram o curta-metragem de horror ''Night Swim'' que foi distribuído pela Frank and Paul Films e lançado em outubro daquele ano. A produção exibe em seus quase quatro minutos uma mulher nadando em um piscina durante a noite e sendo assombrada por algo aterrorizante que parece a assistir. O encontro acaba com a mulher sumindo dentro da água e deixando o espectador intrigado. A produção teve seus direitos adquiridos pela Atomic Monster, produtora de James Wan, em 2018, e ganhou total aval do diretor e produtor para que a própria dupla criadora ficasse a frente de um filme baseado no curta. Assim nasce ''Mergulho Noturno'', longa que retrata a família Waller a procura de uma nova casa, após Ray (Wyatt Russell) se machucar e necessitar de tempo para se recuperar, pois é um renomado atleta de Baseball. O homem é casado com Eve (Kerry Condon) e pai de Izzy (Amélie Hoeferle) e Elliot (Gavin Warren). Os dois acabam chegando a esta casa simples, mas que se adequa ao que necessitam e o melhor, o lugar possui uma piscina que poderá ser usada para que Ray faça fisioterapia sem precisar sair do lar. O que pouco sabe a família é que há algo de misterioso na piscina e muitos anos antes uma criança desapareceu ali.

O terror é uma co-produção entre Estados Unidos, Austrália e Reino Unido e tem McGuire na direção. Blackhurst aparece na co-autoria do texto ao lado deste último. No elenco, o ator Wyatt Russell das séries Monarch: Legado de Monstros (AppleTv+, 2023) e Falcão e o Soldado Invernal (Disney+, 2021) e também a atriz Kerry Condon do premiadíssimo ''Os Banshees de Inisherin'' (2022). Sem exatamente entregar um grande filme de terror, #NightSwim, título que não só é do curta, como do longa, consegue deixar o espectador agoniado e simpatizar com as escolhas da direção e toda a construção da narrativa.

A produção chega ao Brasil esta semana e tem distribuição da Universal Pictures.

Trailer



Ficha Técnica
Título Original e Ano: Night Swim, 2024. Direção: Bryce Mcguire. Roteiro: Bryce Mcguire e Rod Blackhurst - baseado no curta-metragem de Bryce Mcguire e Rod Blackhurst ''Night Swim'', de 2014. Elenco: Wyatt Russell, Kerry Condon, Amélie Hoeferle, Gavin Warren, Jodi Long, Eddie Martinez, Elijah J. Roberts, Rahnuma Panthaky, Ben Sinclair, Ellie Araiza. Gênero: Terror, Horror. Nacionalidade: Australia, Eua e Reino Unido. Trilha Sonora Original: Mark Korven. Fotografia: Charlie Sarroff. Edição: Jeff McEvoy. Design de Produção: Hillary Gurtler. Direção de Arte: Paul Moyle. Figurino: Christie Wittenborn. Distribuição: Universal Pictures Brasil. Duração: 01h38min.
Como é comum aos filmes de terror, é em seus primeiros minutos que a audiência terá conhecimento de que algo macabro acontecerá no palco principal da história, no caso, a piscina. Logo, assiste-se a uma criança que levanta no meio da noite para procurar seu barquinho e acaba se afogando com o auxilio de algo sobrenatural que sai do bueiro da piscina e deixa as águas negras por alguns instantes. Quando vemos o lugar novamente, está totalmente coberto por uma lona azul e sendo avaliado pelo jogador de Baseball Ray Waller que procura uma nova casa para viver com a família. O homem e a esposa decidem então ficar com o local, ainda que ele tenha caído na piscina e sentido algo diferente da água - mas que vê de forma positiva.

A família se muda e aos poucos coisas estranhas começam a ocorrer, a primeira delas, o sumiço do gatinho da família. Ao passo que Ray, Eve, Izzy e Elliot iniciam a limpeza da piscina acham um liquido preto e acabam chamando um técnico para verificar. O homem consegue achar indícios de que a água vem de uma nascente ou lago próximo e ''aparentemente'' resolve o problema e uma água super azul e límpida preenche o espaço. Enquanto Ray inicia um conjunto de exercícios para fortalecer o joelho, a mulher e os filhos começam a nadar e brincar com moedas dentro da piscina. A principio, eles não percebem, mas o ato acaba despertando o mal que há ali e o desejo de recuperação física de Ray começa a afetar sua sanidade e colocar em risco a vida dos familiares.

                                                                                                        © 2023 Universal Studios. All Rights Reserved
James Wan disse em entrevista de bastidores do filme (assista aqui) que tem uma missão clara em apre-sentar ao público novos diretores e roteiristas que ainda não tenham visibilidade.

Mergulho Noturno é instigante! Tem um texto distinto, consegue chegar em bons lugares e traz um misticismo sobrenatural que trabalha a questão da ''fonte dos desejos'' de forma obscura. Moedas que caem na piscina não são mágicas, mas trazem esse simbolismo. Respostas são dadas ao longo do filme e não soam tão previsíveis, mas se tornam boas justificativas. Os atores são convincentes e fazem uma construção compassada no poder sobrenatural que vai afetando um a um durante a estadia na casa. As cenas de susto não são exageradas e não temos muitos jumpscares. É tudo bem bolado e mais preocupado em não deixar o espectador perder o interesse na trama e ele não perde. Como entretenimento, é um terror que cai na média e convence.

Nos vídeos de divulgação do filme, ouve-se aqui e ali a canção ''Bury a Friend'', de Billie Eilish, e cai muito bem com a temática sobrenatural de ''sumiço''. Judas Priest e No Devotion, contudo, estão na lista de canções usadas no filme. A trilha sonora original é assinada por Mark Korven (O Farol e O Telefone Preto).

Para os fãs do gênero, é uma boa pedida nesse mês de férias.

Avaliação: Dois litros de água negra e meio susto em família (2,5/5)


HOJE NOS CINEMAS

Escrito por Bárbara Kruczyński

    Comentários Blogger
    Comentários Facebook

0 comments:

Postar um comentário

Pode falar. Nós retribuímos os comentários e respondemos qualquer dúvida. :)