Patos!, de Benjamin Renner e Guylo Homsy | Assista nos Cinemas


A migração das aves no mundo é um fenômeno até hoje muito estudado por biólogos e especialistas da fauna, recentemente até por forma de rastreio com aparelhos eletrônicos inseridos nos animais. A atividade pode ocorrer devido as transformações do clima, para reprodução, por conta da cadeia alimentar e/ou ''n'' outros fatores. A rota dos grupos que decide voar para longe segue um curso natural no sentido norte a sul ou de leste a oeste. Assim, partindo da ideia de evidenciar um pouco como ocorrem as migrações de aves pelo globo, a animação ''Patos!'' apresenta uma família acostumada ao seu laguinho que decide alçar voo no inverno yankee e ir conhecer terras jamaicanas. A produção tem direção da dupla Benjamin Renner e Guylo Homsy e apresenta no elenco de vozes originais Kumail Nanjiani, Elizabeth Banks, Danny DeVito, Awkwafina, Keegan-Michael Key e muitos outros. No Brasil, Cláudia Raia, Henrique Fogaça, Danni Suzuki e Ari Fontoura aparecem dublando alguns dos personagens e arrebentam no freela.

Coprodução entre Estados Unidos, França e Canadá, ''Migration'', título original do filme, teve seu lançamento próximo ao natal lá fora. Já no Brasil, o filme contou com uma baita pré-estréia, ainda em dezembro, na cidade de Patos de Minas como comemoração do lançamento da produção que chega esta semana aos cinemas.


Trailer

Ficha Técnica
Título Original e Ano: Migration, 2023. Direção: Benjamin Renner e Guylo Homsy. Roteiro: Mike White com argumento de Benjamin Renner. Dubladores Originais: Kumail Nanjiani, Tresi Gazal, Elizabeth Banks, Caspar Jennings, Isabela Merced, Danny DeVito, Carol Kane, Awkwafina, Keegan-Michael Key, David Mitchell. Dubladores Brasileiros: Sérgio Stern, Priscila Amorim,Julia Freitas, Sam Vileti, Melinda Saide, Marcos Ribeiro, Mario Jorge Andrade, Danni Suzuki, Cláudia Raia, Ari Fontoura, Henrique Fogaça. Gênero: Animação, Ação, Aventura. Nacionalidade: EUA, Frnç e Canada. Trilha Sonora Original: John Powell. Edição: Christian Gazal. Design de Produção: Colin Stimpson. Supervisores de Animação: Fabrice Senia e Emmanuel Vergne. Distribuição: Universal Pictures Brasil. Duração: 01h23min. 
O casal de patos Mack (Sergio Stern/Kumail Nanjiani) e Pam (Priscila Amorim/Elizabeth Banks) são pais de Dax (Sam Vileti/Caspar Jenings) e Gwen (Melinda Saide/Trezi Gazal) e vivem para suas crias. Mack é receoso de um tudo e está sempre de olho nas crianças, pois tem medo que algo os aconteça. Belo dia, os patinhos estão na lagoa e um grupo de aves pousa para se refrescar enquanto se preparam para alçar voo novamente. Nesse meio tempo, Dax conversa com uma linda e charmosa patinha que o explica que eles estão migrando para Jamaica para pegar o verão do país e não congelarem em casa. Encantado com a idéia, Dax corre até os pais e pede para que façam o mesmo, mas Mack corta logo o barato do filhote, apesar da empolgação dele, da pequena Gwen e até da companheira Pam. Contudo, o Pato cai em si que deve tentar algo novo pela família e decide que todos irão para a Jamaica também. Tio Dan, que já está meio caquético e também tem seus medos, acaba entrando na onda do grupo, após a sobrinha o pedir para acompanhá-los. 

                                                                              Créditos das imagens: © 2023 Universal Studios. All Rights Reserved.
''Patos'' é o décimo quarto filme da Illumination, estúdio responsável por ''Meu Malvado Favorito'' e ''Super Mario Bros''. A companhia não produzia uma trama original e que não é uma sequência desde 2016.

Toda ave tem um sentindo de direção muito aguçado, mas os patinhos do filme acabam parando por pântanos com Garças que podem ou não ser perigosas, como a suspeita Erin (Claudia Raia/Carol Kane), e também passam por Nova York onde se perdem uns dos outros ao encontrarem com pombos de rua como Lelé (Danni Suzuki/Awkwafina) e outras aves aprisionadas. Não só isso, mas batem de frente com um chef marrentão (Henrique Fogaça/Jason Marin) que adora cozinhar a espécie deles e servir com molho de laranja. Assim, os filhotes Dax e Gwen acabam tendo que bancar os heróis e até auxiliar os pais. O que Mack, a principio, não vê bem, pois não gostaria de colocar a família em risco. No fim, a aventura entrega boas lições aos mais velhos que entendem que todos podem ajudar, basta não subestimar ninguém. 

                                                                  Créditos das imagens: © 2023 Universal Studios. All Rights Reserved
A trilha sonora original do filme é assinada por John Powell e recebeu indicação a ''melhor trilha'' no Hollywood Music in Media Awards

A narrativa que se constrói levanta uma mensagem extremamente positiva para as crianças e adolescentes (e porquê não para os adultos também) de que vencer o comodismo, abrir as asas e voar para conquistar o melhor para si é muito necessário ao crescimento de cada um. Uma lição que muitos precisam passar para entender, algo quase terapêutico, diria. Por sua vez, o filme também aborda levemente a situação dos animais nas cidades grandes (e dai o medo de Mack de sair de seu cantinho). Muitos bichos vivem em gaiolas ou são levados para o abate e consumo dos humanos de forma extremamente cruel e desmedida - em certa cena, por exemplo, assiste-se um pato engolir milhos sem parar. Tal imagem remete ao ''Foie Gras'', um prato típico francês onde patos, gansos e outras aves são submetidas a ingerir alimentos a força para assim estarem prontos para serem abatidos e o patê feito a partir deles, suculento. Tragicômico!

''Out of The Woods'', da Cantora Taylor Swift, Just a Cloud Away, do rapper Pharrell Williams, Cloudy Day, da musicista Tony and I e uma versão salsa de ''Survivor'', música aclamada na voz do trio liderado por Beyoncé, as ''Destiny's Child", são algumas das canções que tocam durante o filme ou até aparecem em seu trailer e fazem a alegria dos bons amantes da cultura pop.

Está previsto mais uma sequência de ''Meu Malvado Favorito'' para este ano e o estúdio entrega então, previamente ao inicio de ''Patos!'', o curta ''Missão Lunar'' (assista o trailer aqui). O filme é estrelado por Victor, vilão conhecido da franquia, e também pelos famosos Minions.

Inicio de férias, inicio do ano e a animação é uma ótima dica para curtir a família em um dia cinemático. 

Avaliação: Três voos fenomenais (3/5).

HOJE NOS CINEMAS

Escrito por Bárbara Kruczyński

    Comentários Blogger
    Comentários Facebook

0 comments:

Postar um comentário

Pode falar. Nós retribuímos os comentários e respondemos qualquer dúvida. :)