Segredos de Um Escândalo, de Todd Haynes | Assista nos Cinemas


Não é maravilhoso quando o Cinema se permite ser ultrajante? De forma deliciosamente sem vergonha, sátira, melodrama e controvérsia se misturam no novo filme dirigido por Todd Haynes. Livremente inspirado num caso real, Segredos de Um Escândalo coloca lado a lado Natalie Portman e Julianne Moore num barril de pólvora indigesto e inesperadamente engraçado.

Elizabeth (Natalie Portman) é atriz e decide visitar uma simpática comunidade para pesquisar a controversa figura real por trás da personagem que vai interpretar num filme independente. A anfitriã que a recebe é Gracie (Julianne Moore), que duas décadas antes foi protagonista de um escândalo após ser flagrada abusando sexualmente de um adolescente 23 anos mais jovem do que ela. Agora Gracie se prepara para ter sua história retratada nas telas enquanto lida com a partida de seus filhos para a faculdade. A seu lado, ela tem o marido e pai de seus filhos, Joe (Charles Melton), que foi aliciado por ela quando tinha apenas 13 anos de idade. 

Trailer


Ficha Técnica
Título Original e Ano: May December, 2023. Direção: Todd Haynes. Roteiro: Sammy Burch com argumentos de Alex Mechanik. Elenco: Natalie Portman, Julianne Moore, Gabriel Chung, Chris Tenzis, Andrea Frankle, Mikenzie Taylor, Jocelyn Shelfo, Mike Lopez, Joan Reilly, D.W. Moffett, Charles Green, Adam Woods, Lawrence Arancio, Cory Michael Smith. Gênero: Comédia, Drama. Nacionalidade: Eua. Trilha Sonora Original: Marcelo Zarvos. Fotografia: Christopher Blauvelt. Edição: Affonso Gonçalves. Design de Produção: Sam Lisenco. Figurino: April Napier. Distribuição: Diamond Films Brasil. Duração: 01h57min.

A estreia da roteirista Samy Burch num longa-metragem não poderia ser mais estrondosa. Dosando polêmica e delicadeza, o roteiro de Burch acertadamente pesa a mão na ironia numa trama que abraça o potencial novelesco de sua história ao mesmo tempo que desenvolve com sucesso camadas de sutilezas de suas personagens. Ao invés de simplesmente julgar de forma maniqueísta as ações repulsivas e injustificáveis de Gracie, Burch consegue trabalhar nuances muito mais complexas ao cobrir o relacionamento entre Gracie e Joe com um verniz de suposta “normalidade” antes de expor pouco a pouco o inegável desequilíbrio na dinâmica hierárquica do casal.

Para lidar com o nível de sofisticação do roteiro de Burch, seria indispensável um elenco pra lá de responsável e uma direção precisa que entendesse os tons devastadores e debochados do texto base. Ainda bem que Segredos de Um Escândalo gabarita com louvor em todos estes quesitos: o trio de protagonistas navega de peito aberto pela violência e pelo cinismo sensacionalista da história, enquanto o cineasta Todd Haynes aproveita ao máximo cada possibilidade de drama e humor desconfortável que surge diante dele. O casamento perfeito para dar vida ao casamento mais imperfeito imaginável.

                                                                                     Créditos: © May December Productions 2022 LLC
Todd Haynes abraçou o projeto após a atriz Natalie Portman o entregar o roteiro em uma possível colaboração dos dois. O cineasta então indicou Julianne Moore para o papel de Gracie. Esta é a quinta vez que Moore é conduzida por Haynes

Juliane Moore interpreta sua Gracie da forma mais histérica possível. A personagem é uma predadora, não há dúvidas disso. Sua faceta de aparente fragilidade e desamparo esconde uma personalidade controladora e manipuladora. Por vezes ela age como mãe de seu marido. Por sua vez, Joe protagoniza cenas em que soa mais irmão mais velho ou amigo de seus próprios filhos do que pai deles. Isso não se deve apenas à disparidade de idade entre ele e Gracie, mas a algo muito mais delicado e cruel. Joe foi privado de vivências características da juventude devido à sua relação tóxica com a esposa. Enquanto ela convenientemente vive em negação, alegando que o rapaz era “maduro demais para sua idade” e que foi ele quem a seduziu, Joe nunca desenvolveu plenamente suas habilidades sociais e autonomia enquanto adulto, o que resultou numa persona acuada e vulnerável. São tons bastante complexos dentro de um mesmo personagem, mas Charles Melton tira de letra. Tais detalhes sobre a personalidade de Joe se tornam ainda mais evidentes ao compará-lo à independente e curiosa Elizabeth. A personagem de Natalie Portman se infiltra no lar da família prometendo sensibilidade ao analisar a história, mas logo descobre que não há forma de atenuar o material que tem diante de si. Tendo a mesma idade de Joe, ela logo percebe o ser humano danificado e imaturo que foi resultado desta relação doentia. Essa realização, contudo, não a impede de explorar insensivelmente tal tragédia suburbana. Portman tem aqui um dos maiores papeis de sua carreira.

A direção de Todd Haynes embala todos estes superlativos num belo e grandioso pacote. A estética por vezes quase teatral escolhida pelo cineasta enfatiza o tom exagerado da trama, que parece querer incomodar o público com sua aura melodramática. A trilha sonora intrusiva invade as cenas sem o menor pudor, sublinhando o tom de ironia e artificialidade. A história flui sem prometer grandes explicações ou justificativas. Segredos de Um Escândalo tira proveito da ausência de flashbacks ou outros artifícios narrativos para extrair de suas atuações e técnica o necessário para o público conhecer seus personagens, sem moralismo ou didatismo. A brutalidade velada do filme conduz cada pessoa a sentir à sua forma. 

Créditos: © May December Productions 2022 LLC
O longa estreou no Festival de Cannes, em 2023, e foi adquirido pela Netflix por 11 milhões de doláres para distribuição em solo norte americano. No Brasil, a Distribuidora Diamond Films lança o filme nos cinemas.

Segredos de Um Escândalo é um filme raro. Não são tão comuns produções de Hollywood que adotam uma postura tão provocativa e assumidamente desagradável ao contar uma história. Todd Haynes parece compelido pelo desejo de fazer o público rir de nervoso, questionando qual a raiz dessa graça e, ao mesmo tempo, entender que até as histórias mais obscuras têm a capacidade de causar riso. Um filme desconfortável, grandioso e absolutamente corrosivo. Não é maravilhoso quando o Cinema se permite ser ultrajante?

HOJE NOS CINEMAS

Escrito por Petterson Costa

    Comentários Blogger
    Comentários Facebook

0 comments:

Postar um comentário

Pode falar. Nós retribuímos os comentários e respondemos qualquer dúvida. :)