Wish - O Poder dos Desejos | Assista nos Cinemas


''Wish - O Poder dos Desejos'' é o mais recente lançamento da Disney© e volta sua trama para um lugar mágico onde um rei realiza os desejos de seu povo. A animação foi pensada exclusivamente para comemorar a magia e a história da Walt Disney Company em seu centésimo aniversário e vem repleta de ''Easter Eggs'' para agraciar os fãs do estúdio. A direção da animação fica por conta da dupla Chris Buck (Tarzan, Moana, Frozen e Frozen 2) e Fawn Veerasunthorn. No elenco original aparecem Adriana DeBose, Chris Pine, Alan Tudyk, Victor Garber, Angelique Cabral, Natasha Rothwell e Evan Peters. Na dublagem brasileira, as vozes de alguns dos personagens coadjuvantes são de famosos como: Marcelo Adnet, Alcione, Solange Almeida, Evelyn Castro, Leticia Soares e Xande De Pilares. Já os protagonistas Asha e Rei Magnifico tem a interpretação de Lucy Salutes e Raphael Rossatto respectivamente. Wish já encabeça nove indicações as premiações da temporada, entre elas, duas indicações no ''Critic's Choice'' (Melhor Animação e Melhor Canção) e uma no ''Globo de Ouro'' (Melhor Animação).

A produção chegou aos cinemas norte-americanos ainda em 2023 e inicia as estreias no Brasil neste período de férias escolares. ''Wish'', que se traduz como ''desejo'', aproveita para relembrar seu público que é essencial sonhar, desejar, almejar algo e não deixar que ninguém destrua ou aprisione tais sentimentos, pois eles são poderosos e movimentam a humanidade. Ademais, todos os sonhos merecem encontrar um final feliz que é a sua realização.

Trailer

Ficha Técnica
Título Original e ano: Wish, 2023. Direção: Chris Buck e Fawn Veerasunthorn. Roteiro: Jennifer Lee e Allison Moore - com argumentos de Chris Buck, Fawn Veerasunthorn, Jennifer Lee, Allisson More e assistência de Carlos López Estrada e Andrew Rothschild. Vozes Originais: Adriana DeBose, Chris Pine, Alan Tudyk, Angelique Cabral, Victor Garber, Evan Peeters, Natasha Rothwell, Jennifer Kumiyama, Harvey Guillén, Niko Vargas, Ramy Youssef. Dubladores: Lucy Salutes, Raphael Rossatto, Marcelo Adnet, Shallana Costa, Maíra Paris, Gabriel Ebling, Analu Pimenta, Vagner Fagundes, Flávia Narciso, Lucas Gama, Ítalo Luiz, Carlos Campanile, Letícia Soares, Mauro Ramos, Alcione, Di Ferrero, Xande de Pilares, Evelyn Castro, Solange Almeida. Nacionalidade: EUA. Gênero: Animação, Aventura, Comédia, Musical. Trilha Sonora Original: Dave Metzger. Edição: Jeff Draheim. Design de Produção: Michael Giaimo. Supervisor de Animação: Renato dos Anjos. Distribuição: Disney Studios Brasil. Duração: 01h35min.
A animação, assim como Branca de Neve e os Sete Anões (1937), Cinderela (1950) e A Bela Adormecida (1959), se inicia dentro das páginas de um livro para apresentação da história de um Reino encantando chamado ''Rosas'', fundada pelo Rei Magnifico (Chris Pine/Raphael Rossatto) e sua esposa, a Rainha Amaya (Angelique Cabral/Shallana Costa). O Rei acreditava que os sonhos possuíam uma força inigualável e acaba decidindo estudar magia para poder entender melhor como realizar desejos verdadeiros. Logo, para manter seu poder e conhecimento seguros, funda a cidade em uma ilha fictícia no mar mediterrâneo para receber pessoas de diversas origens e lugares e quem começa contando toda a jornada é Asha (Adriana DeBose/Lucy Salutes), uma jovem que deseja ser aprendiz do Rei e auxiliá-lo com as realizações dos sonhos.

Sempre acompanhada de seu bode espevitado Valentino (Alan Tudyk/Marcelo Adnet), Asha, a principio, tentará não só trabalhar junto ao Rei e aprender magia como realizar o sonho de seu avó Saba (Victor Garber/Carlos Campanille) que está prestes a completar cem anos. O que ela não espera é que Magnifico seja um Rei mesquinho e injusto e que ela terá de lutar contra ele para que todos em Rosas tenham uma chance de ter sonhos realizados. Assim, a moça faz um desejo a uma estrela e a mesma cai do céu para lhe ajudar. Obviamente, Magnifico fica furioso e inicia uma caçada contra a jovem. Ainda que Asha tenha a ajuda de seus amigos, ela terá de correr contra o tempo e a magia negativa do Rei para que nenhum sonho se perca.

© 2023 Disney Entertainment Inc.                          
O título ''Wish'' tem inspiração na música tema de Pinocchio ''When You Wish Upon a Star'' (1940, Leigh Harline e Ned Washington). Algumas notas da melodia são ouvidas sempre que a logomarca da companhia aparece nos filmes desde os anos 80. 

Há algum tempo os estúdios Disney tem se preocupado em apresentar ao público mais diversidade entre seus personagens e histórias menos conservadoras, ainda que tenham sofrido enorme hate por conta desta decisão. Em ''Wish - O Poder dos Desejos'' temos uma protagonista afro-latina e seus amigos também vem com origens e corpos distintos. Se aborda a temática dos sonhos da população sendo renegado por conta do medo daqueles que estão em uma ''classe social superior'' e assim percam seu poder - talvez uma linha de pensamento muito comum ao redor do globo. Além disso, o vilão, que desta vez não é do sexo feminino, ganha características de um homem cis padrão, branco, de olhos claros e bem atipado - um Easter Egg legal na caracterização aqui é que quando o Rei Magnifico vira de verdade o vilão, ganha cores esverdeadas, assim como outros personagens Disney no passado (Malévola, Úrsula, Scar...). Aliás, sendo esta a 62 animação do estúdio, os realizadores precisaram assistir todos os outros filmes produzidos para fazer links com a jornada da companhia.

A trama também aborda mensagens de amizade, amor, respeito pelos mais velhos e se constrói com personagens encantados - os bichinhos na floresta ganha vida e voz. Portanto, ainda que o texto venha com mensagens adjacentes aos adultos, para as crianças entoa esperança - que aliás é o significado em hindi do nome da protagonista. Temos uma trilha sonora pontual que não exatamente apresenta músicas que tem poder de virar clássicos, mas ''This Wish'' (escute aqui) se sobressai. O elenco de dubladores brasileiros dá um show a parte e o formato dublado deve estar em mais salas pelo Brasil do que o legendado (e é totalmente compreensível). Ao final dos créditos, se prepare para ver inúmeros personagens Disney subindo na telinha em formato de desenho.

Chris Buck é animador, roteirista e este é seu oitavo longa animado. Fawn Veerasunthorn é animador, designer de arte e este é seu primeiro longa como diretor. A dupla entrega um resultado afetivo e que emociona, ainda que não vire de cara um clássico.

Avaliação: Três rosas vermelhas e vibrantes (3/5).

HOJE NOS CINEMAS

Escrito por Bárbara Kruczyński

    Comentários Blogger
    Comentários Facebook

0 comments:

Postar um comentário

Pode falar. Nós retribuímos os comentários e respondemos qualquer dúvida. :)