Argylle - O Superespião, de Matthew Vaughn | Assista nos Cinemas

 
Matthew Vaughn não é um nome qualquer, é um chamariz de talento e audácia e não há um ator vivo que não queira integrar um elenco seu. O diretor, que é também roteirista e produtor, foi visto a última vez nas telas com o terceiro filme da serie de espiões King's Man subtitulado ''A Origem'' (2021). A película não obteve o alcance comercial esperado, mas chega a bons lugares no quesito narrativo (leia texto aqui). Como produtor, esteve no time de ''Tetris'' (2023, AppleTv+), longa que conta a trajetória do criador do famoso joguinho e é estrelado pelo seu super parceiro Taron Egerton. Atualmente, ele está trabalhando nos roteiros das duas próximas sequências das aventuras da organização de espionagem britânica citada acima e neste inicio de ano entrega ao público o hypado ''Argylle - O Superespião''.

A produção, que faz parte de um acordo milionário e é inspirada na obra homônima da estreante Elly Conway, ganhou um trabalho de marketing cheio de mistério em volta de quem é de verdade a autora e do porquê os direitos foram adquiridos tão rapidamente para virar filme, se ainda nem chegara as prateleiras. Mas a trama do filme não envolve exclusivamente as aventuras do espião. Isto porquê exibe ao público recortes das missões do ''herói'', enquanto se assiste Conway ser perseguida por uma organização que precisa saber acontecimentos específicos do quinto livro de Argylle. Nesse meio tempo, Elly vai presenciar espiões armados e altamente treinados correndo atrás dela e de seu gatinho Alfie para obter o que precisam. Na trama, a atriz Bryce Dallas-Howard vive a autora. Henry Cavill, Sam Rockell, Bryan Cranston, Sofia Boutella, Dua Lipa, John Cena, Catherine O'Hara e Tomás Paredes fazem parte do elenco mega estrelado.

Com produção da Apple Films Original em associação com a Marv Films e a Cloudy Productions, o longa chega aos cinemas com o selo Universal Pictures Brasil.

Trailer

Ficha Técnica

  • Título original e ano: Argyle, 2024. Direção: Matthew Vaughn. Roteiro: Jason Fucks - Inspirado no livro ''Argylle'', de Elly Conway. Elenco: Henry Cavill, John Cena, Richard E. Grant, Ariana DeBose, Dua Lipa,  Bryce Dallas Howard, Tomás Paredes, Catherine O'Hara, Bryan Cranston, Sam Rockwell, Samuel L. Jackson, Sofia Boutella. Gênero: Comédia, Ação, Th. Nacionalidade: Reino Unido. Trilha Sonora Original: Lorne Balfe. Fotografia: George Richmond. Edição: Tom Harrinson-Read e Lee Smith. Design de Produção: Russell de Rozario e Daniel Taylor. Direção de Arte: Jo Riddell. Figurino: Stephanie Collie. Produção: Apple Films Original, Marv Films, Cloud Productions. Distribuição: Universal Pictures Brasil. Duração: 02h19min. 
As cenas iniciais nos apresentam a dupla Argylle (Henry Cavill) e Wyatt (John Cena) em um encontro quente com a loura fatal Legrange (Dua Lipa), o que acaba em perseguição, tiroteios e revelações de que o Diretor (Richard E. Grant) da organização não é exatamente confiável. Na sequência, se descobre que, na verdade, tudo que se passou faz parte da narração de um dos capítulos do novo livro da autora Elly Conway e a mesma responde aos seus fãs que mais uma obra pode chegar as livrarias em breve. A escritora então segue para casa e começa a finalizar as histórias do próximo trabalho. Sempre em busca de aprovação, acaba enviando o material para Ruth (Catherine O'Hara), sua mãe, que sempre lê e dá o seu aval. Em seguida, ela recebe conselhos de que o fim não está muito bem formatado e que talvez um momento de ''brainstorm'' seria interessante para buscarem mais ideias. A mãe de Elly então diz que irá visita-la em sua casa longínqua. No entanto, Elly pega seu gatinho e sai de encontro aos pais para tentar mudar um pouco a rotina e quem sabe até conhecer um bonitão durante a viagem de trem.

É durante o traslado para ir até a cidade grande, todavia, que a moça descobre o risco que está correndo quando uma leva de espiões começam a persegui-la. Aidan Wilde (Sam Rockell), um agente disfarçado que parece querer ajuda-la, brota em sua frente instantaneamente e a salva. Os dois vão juntos para Londres e no caminho Aidan a avisa que o que ela tem escrito nos livros tem revelado detalhes de missões reais e as organizações mais importantes do mundo estão de olho para descobrir qual será o paradeiro de algo que todos estão buscando. Elly não necessariamente acredita em tudo que escuta e está intrigada, pois ultimamente Argylle tem se materializado para ela em visões que acha serem reais e pode ser que o que esteja ocorrendo realmente envolva as histórias do famoso espião.

                                                                                                         Créditos:  © Universal Pictures
Matthew Vaughn diz usar como referência direta o filme ''Tudo Por Uma Esmeralda'' (1984), além de prestar homenagens aos clássicos dos anos 80 que ama como ''Máquina Mortífera'' (1987) e Duro de Matar (1988).

O roteiro de Jason Fuchs (que está no time da nova série ''O Mochileiro das Galáxias'') segue uma linha de ''vamos ludibriar o espectador" para o divertir. Não é possível afirmar que se atinge tal meta. Dicas e mais dicas dos mistérios envolvendo Argylle, Elly e toda a marmota das perseguições são inseridas durante os acontecimento e muitos já eram as revelações de fato. As reviravoltas não exatamente surpreendem, mas podem chegar a dar bons momentos ao espectador que não tenha tanta expectativa com o lançamento. Os personagens não são fermentados com consistência, logo, o hype das estrelas que os interpretam acaba não convencendo ou funcionando. O uso de participações especiais como a de Richard E. Grant (Diretor Fowler), John Cena (Wiatt) e Dua Lipa (Legrange) entretêm e se faz um bom manejo das ''cenas que simulam'' o que ocorre no livro de Elly. Ainda assim, a produção não consegue sustentar uma narrativa amarradinha e peca por excessos marketeiros. 

A direção de Vaughn não assume um teor distinto do que já foi visto antes e ele pisa em solo conhecido. Movimenta seus atores em diversos países e capitais, enche a tela de muita ação, suspense e cenas de luta ao som de músicas românticas, que envolvem não só o elenco masculino, mas o feminino também. Conduz aqui parceiros de outros trabalhos como Samuel L. Jackson e Sofia Boutella e traz até seu gato para o centro da história. O bichano interpreta o parceirinho de aventuras de Elly, Alfie. 

Argylle tem boas surpresas nas performances. Henry Cavill, ainda que se envolva bastante com filmes de ação - este é seu quarto longa no mundo da espionagem -, assume boas caracterizações na trama e a tentativa de ''enfeiar'' o ator é hilária. John Cena tem insistido em personagens com teor cômico e também conquista. Bryan Cranston acaba tendo um tom misto no filme e agrada quando consegue equilibrar comédia e ação. Bryce Dallas Howard tem atuado em alguns blockbusters (foi uma das protagonistas na nova retomada de Jurassic Park nos cinemas), mas acumula trabalhos com outras vertentes e é sempre muito bem vinda. Em Argylle, precisa modificar a personalidade que habita e se sai até bem nas cenas de luta e correria. Sam Rockwell sempre tem ótima presença nos filmes. Uma pena que o seu destaque não consiga elevar a produção.

A trilha sonora tem composição de Lorne Balfe e na lista de canções emprestadas para animar as cenas temos Barry White, Leona Lewis e até David Bowie (como sugere o trailer). Como tudo que envolve ''Argylle'' é sob encomenda, uma música entre a atriz e cantora Ariana DeBose (que aparece como uma das espiãs no filme) e o ícone Boy George (Culture Club) foi lançada para ativar o modo ''se não der certo, ao menos nos divertimos'' e todo o elenco aparece no vídeo de ''Eletric Energy'' (assista aqui) entoando a canção e dançando, exceto Henry Cavill que só conseguiu fazer carão.  

Argylle - O Superespião é ''com certeza um filme já feito'' e está em cartaz.

Avaliação: Dois dedos de missões previsíveis (2/5).

HOJE NOS CINEMAS

Escrito por Bárbara Kruczyński

    Comentários Blogger
    Comentários Facebook

0 comments:

Postar um comentário

Pode falar. Nós retribuímos os comentários e respondemos qualquer dúvida. :)