À Beira do Caminho



O mais novo longa do diretor Breno Silveira (2 Filhos de Chiquinho Francisco) é um road movie completamente inspirado em canções de ROBERTO CARLOS (♫paparapaparapapara ''as tia pira'' hauahuahauhau'!) e isto fica explicito desde o título da película, que é uma composição de Roberto em parceria com Erasmo, até a composição dos personagens,  bem como, a trilha que os embala na estrada. Então, se prepare, pois ''serão muitas emoções'' ! ! !  lol

O filme é estrelado por João Miguel, Vinicius Nascimento e  Dira Paes e conta a história de João. Um homem amargurado e solitário que encontra na estrada uma válvula de escape para esquecer os dramas e culpas de seu sofrido passado. João sai ao redor do Brasil, em seu caminhão( ele dirige um VOLVO, mas calma que nem é prateado...hahaha) e, por acaso ou até sorte, seu caminho se cruza com o do menino Duda que está em busca do pai, que nunca conheceu e único parente vivo. A partir desse encontro, nasce uma bela relação. Duda, com sua inocência e determinação, acaba rompendo o isolamento de João e aos poucos  vai lapidando a pedra que está no lugar do coração do amigo caminhoneiro. Quando Rosa, personagem de Dira Paes, volta a vida de João, ele já não está tão perdido dentro de seus sentimentos, mas precisa galgar um longo caminho para enfrentar seus traumas e fantasmas. E no decorrer da estrada, é isso que acontece. 

O diretor consegue atingir o que pretende: EMOCIONAR! (se você estiver sensível, leve lencinhos e alguém pra te abraçar assim que terminar, pois as lágrimas vão jorrar).A fotografia é liiiiiinda e mostra um Brasil tão melancólico que tudo fica ainda mais dramático e doloroso = (. Fora que a trilha te dá o ponto exato para refletir sobre um bilhão de particularidades que nos ocorrem no cotidiano. O diretor do filme conta que ficou com muito medo que Roberto Carlos não liberasse as cançõese parece que ele não liberou algumas, mas isso não afetou de forma negativa o produto final. Até porque se você escutar a música ''A distância'', que entrou no filme,entenderá o personagem principal no ato.

 ''À Beira do Caminho'' talvez não tenha o mesmo efeito que o primeiro longa de Breno, pois o roteiro de ''2 Filhos de Francisco'' é bem mais costurado e te faz enxergar com clareza certos pontos da história, no entanto,vale dizer que os road movies (filmes que tem a estrada como cenário primordial para o desenrolar do enredo) são sempre uma boa escolha para se entreter e essa proposta é cumprida aqui. Por isso, por mais que não seja uma ''obra prima'', ele se ressalta pela linda forma de mostrar o amor, seja ele como amor de pai, amigo ou de homem para mulher.

Enfim, é extremamente importante que projetos deste nível sejam desenvolvidos no Brasil. Tanto pela qualidade da história, produção e elenco. Falando nisso, fiquei hiper feliz de reconhecer o rostinho de João Miguel na tela. Recentemente, ele esteve em XINGU. E Ow, que atuação,gente! Aqui ele também dá um show, pois faz um bate bola lindo de se ver com o pequeno Vinicius, menino que, nas palavras do diretor, tem uma força no olhar INCRÍVEL!

Se curtiu,tire o preconceito da cabeça e aproveite o domingo dos pais para prestigiar o cinema nacional.

O filme tem estréia marcada para 10 de agosto (Sexta-Feira).

É isso.
See ya = )

B.

Escrito por Bárbara Kruczyński

    Comentários Blogger
    Comentários Facebook