Cada Um Na Sua Casa (3D)


Esta semana chega aos cinemas a adorável e divertida animação ''Cada Um Na Sua Casa''. As dublagens do áudio original da produção foram feitas pela cantora Rihanna e pelo ator Jim Parsons, da série The Big Bang Theory. Na trama, eles interpretam, respectivamente, a adolescente 'Tip' e o alien fofurete 'Oh'. Baseado no livro ''The True Meaning of Smekday'', do escritor Adam Rex, a película ganha as telas com a premissa de inserir e contextualizar os diversos gêneros existentes no mundo, além de dar a criançada um ótimo divertimento.

Com roteiro da dupla Tom J. Astle e Matt Ember, ''Home'', nome em inglês do título, conta como o planeta terra é invadido por seres extra-terrestres chamados Boovs. Eles vem em busca de uma nova casa e já chegam causando dado que levam os seres humanos para um lugar isolado onde vivam sem o entendimento do ocorrido, da causa e dos causadores. É visível que tal ação é tomada muito mais por medo do desconhecido do que por vilania. Todavia, liderados pelo capitão Smek (Steve Martin na voz original), os Boov acabam também banindo Oh (Parsons) para viver afastados deles, em razão de suas trapalhadas e confusões. Só que quando o roxinho desastrado, por acaso, conhece a linda garota Tip (Rihanna), eles iniciam uma amizade que os levará ao redor do mundo para descobrir porque a garota foi deixada para trás e separada da mãe,  que é dublada pela atriz Jennifer Lopez. 



O filme é uma delícia. Visualmente ele é bem caprichado e tem uma trilha sonora muito vibrante. Os efeitos também são super notáveis e o 3D dá seu toque especial. A versão que vi foi a dublada, mas acredito que esteja bem fiel a legendada (que pretendo ver depois). A personagem de Rihanna parece mesmo ter sido escrita para ela, pois vem de Barbados como a popstar. Jim Parsons que interpreta Oh se sai otimamente bem, em vista da fofura e perspicácia do papel, mas o que emociona com vigor é a conexão que Oh  cria com Tip. A amizade entre eles é puro amor. Steve Martin ganhou um belo de um papel também. Seu capitão Smekday consegue oscilar tons de comédia, maldade, covardia e excentricidade. Hiper a cara de Martin! Jennifer Lopez, que dubla a mãe de Tip, tem poucas cenas, mas são suficientes para dizer que ela curtiu participar do projeto e foi bem na parte que lhe coube.

A direção de Tim Johnson (Como Treinar Seu Dragão) agrada muito e consegue ultrapassar alguns tons negativos do roteiro como o fato de os Boovs serem invasores e não considerarem a vida e o ambiente daqueles que vivem no lugar antes deles chegarem ali. E algo realmente legal e positivo do filme é a diversidade dos personagens. Crianças negras, brancas, mulatas, latinas. Todas tem sua vez. Não há como não se identificar, pois são todas tão lindas e reais que rola reconhecimento no ato. Inclusive, algumas crianças têm postado fotos na rede (próximas a imagem de Tip) dando a entender que elas se identificam com o que vêem. Isto revela muito da importância das representações artísticas. Até porquê as crianças são seres muito sagazes (nem preciso explicitar isto), mas enfim, se reconhecer em algo é sempre objeto de comparação e pode as dar noção de que elas fazem parte de nações distintas, porém que não devem ser excluídas por isto. Diferente do que acontece em alguns filmes com princesas loiras e esbeltas que passam a trama em busca de um príncipe encantado. Aqui Tip luta pelo seu lar, viaja,  faz amigos, se diverte e ainda conhece um alien fofura que muda de cor e sabe dançar.

Em suma, o desenvolvimento do enredo toma um rumo muito apropriado e deve agradar o público em geral, mesmo que cause desconforto em uma ou outra cena que acontece ali. O importante é que não há prejuízo a proposta do projeto.

Trailer

Ficha Técnica: Home, 2015. Direção: Tim Johnson. Roteiro: Tom J. Astle e Matt Ember, baseado no livro ''The True Meaning of Smekday'' de Adam Rex. Elenco: Rihanna, Jennifer Lopez, Jim Parsons, Steve Martin e Brian Stepanek. Gênero: Animação, comédia e aventura. Nacionalidade: EUA. Distribuidora: Fox Filmes. Duração: 1h34min.

O filme tem estréia marcada para esta quinta-feira (09), mas tem rolado pré-estreias em vários cinemas do Brasil! É diversão garantida e, com certeza, é daquelas animações que muitos adultos também vão adorar.


See Ya.
B-

Escrito por Bárbara Kruczyński

    Comentários Blogger
    Comentários Facebook

0 comments:

Postar um comentário

Pode falar. Nós retribuímos os comentários e respondemos qualquer dúvida. :)