E O Oscar de Filme Mais Emocionante Vai Para: 'Quatro Vidas de Um Cachorro'


Filmes que viram clássicos se repetem eternamente na grade da tevê aberta. E o lançamento da Universal Pictures para esta quinta-feira (26), ''Quatro Vidas de Um Cachorro'', é um concorrente fortíssimo para entrar nesta lista despojada de produções competentes. Primeiro por passar sinceridade e cativar, segundo por ser sensível a questões de importância e terceiro, mas não menos relevante, por ter grande chance de derreter até o coração mais gelado do polo norte. 

Com direção de Lasse Hallström e participação do renomado ator Dennis Quaid, o longa trabalha a ideia de reencarnação na vida animal, a partir da série de renascimentos e aventuras vividas pelo catyorro fofineo Bailey (voz de Josh Gad). O bichinho acha um propósito de vida após conhecer o pequeno Ethan (Bryce Gheisar) e ser integrado a família do garoto.

Ainda no elenco, Peggy Lipton, K.J. Apa, Bryce Gheisar, Juliet Rylance, Luke Kirby e Britt Robertson.


O  tom do filme exige dele um roteiro maduro e ele o apresenta com segurança. Algumas conveniências ali deixam o até mais simplista, contudo, ele caminha bem. A escolha de deixar o protagonista conduzir o espectador através dos acontecimentos de sua jornada colaboram com o bom ritmo da produção e não a tornam entediante. Na verdade, a ferramenta consegue ampliar a emoção das cenas. A grandiosidade dos takes sintonizam um filme feito para a telona, porém ainda assim há um pouco de tevê entranhado nele.

Não é a primeira vez de Lasse tratando de animais em uma produção e fica claro com a boa condução da trama. Ele se mantêm firme até nas alternâncias das gerações e procura sempre dar ao espectador takes com a visão de Bailey e takes com a visão dos humanos presentes. Suas jogadas de câmera nunca são em vão e ele foca exatamente o que é necessário para construir os passos do protagonista.

O elenco tem ótimas performances. Bryce Gheisar, K.J. Apa e Dennis Quaid vivem a infância, a juventude e a velhice do personagem Ethan. E a transição entre eles é muito bem realizada. Juliet Rylance interpreta a mãe do menino e a vemos em várias fases também. O patriarca da família é vivido por Luke Kirby. O ator tem um crescimento bom em tela e seus conflitos acabam mudando os rumos da vida do filho e da mulher, bem como de Bailey. Britt Robertson interpreta Hannah, namorada de Ethan, na fase jovem e na fase adulta o personagem é dado a Peggy Lipton. A voz do catyorro fofíneo é do ator Josh Gad que também a emprestou para outros tantos personagens fofinhos do cinema, Olaf na animação da Disney 'Frozen' e Chuck em 'Angry Birds: O Filme' são alguns deles.


O cachorro constrói sua jornada e cada uma de suas 'vidas' é significante para ajudá-lo a perceber certos encaixes de sua personalidade inicial. O curioso é que ele reencarna tanto como macho como fêmea. Além disso, têm diversas raças. As que tem mais enfoque sejam talvez quando ele conhece Ethan (Gheisar) como Golden Retriever, quando é um pastor alemão fêmea e trabalha para a policia de Chicago, quando é o mascote de uma família nos anos 80 ou ainda quando reencontra Ethan na velhice.

Em algumas vidas, o cachorro sofre vários maus-tratos, seja em canis ou ficando preso em casas de civis. E com o lançamento do filme surgiu a polêmica de que teria acontecido algo similar com os cães atores devido a este vídeo (clique aqui). A produtora do filme, o diretor e os atores negam tudo, mas estão investigando o release do mesmo e, a principio, se fala que houve má edição das imagens. Ademais, é estranho ver isto solto só agora, pois as filmagens do longa aconteceram em 2015 e do dia posterior ao ocorrido até então nunca denunciaram a produção do filme. Porquê então só no lançamento da produção? Não se importam com o sofrimento dos animais? somente com o boicote do filme? triste e muito suspeito.
Trailer


A película é ambientada em universos distintos, desde canis a fazendas, casas, escolas, delegacias e lagos. E a fotografa da produção está sempre atenta a luz natural dos ambientes e deixa tudo correr muito naturalmente. O figurino do filme muda diversas vezes, pois Bailey nasce em mil novecentos e bolinha e vai renascendo até os dias atuais. Então, vemos em tela a fase retrô da moda até os mullets dos anos 80. A trilha sonora não se sobressai, mas a lista de músicas escolhida para aparecer aqui e ali fazem o espectador se animar (cantei 'Take On Me' da banda inglesa A-HA do inicio ao fim).

Em suma, 'Quatro Vidas de Um Cachorro' é uma produção equilibrada. Emociona, questiona, faz rir e, se você tiver um peludinho na família, vai lembrar da fofura dele a todo momento.


Ficha Técnica: A Dog's Purpose,2017. DireçãoLásse Hallström. Roteiro: W. Bruce Cameron, Cathryn Michon, Audrey Wells, Maya Forbes e Wally Wolodarsky.Elenco: Dennis Quaid, Josh Gad, Peggy Lipton, K.J. Apa, Bryce Gheisar, Juliet Rylance, Luke Kirby, Britt Robertson, Gabrielle Rose e Michael Bofshever. Nacionalidade: EUA. Gênero: Drama, Comédia, Familia.Trilha Sonora Original: Rachel Portman. Fotografia: Terry StaceyEdição: Robert Leighton. Figurino: Shay CunliffeDistribuição: Universal Pictures Brasil. Duração: 02h00min.
Não recomendado para menores de 10 anos.

Amantes de bichineos, esse filme é para todos nós vocês!!!

Dica: Levem lencinhos!

Avaliação:  Três turbilhões de emoções e meio (3,5/5).

HOJE NOS CINEMAS!


See Ya!

B-

Escrito por Bárbara Kruczyński

    Comentários Blogger
    Comentários Facebook

0 comments:

Postar um comentário

Pode falar. Nós retribuímos os comentários e respondemos qualquer dúvida. :)