Amigos Para Sempre


Uma tendência hollywoodiana mais antiga do que as grandes franquias é a refilmagem de sucessos internacionais. Então quando em 2011 o filme francês Os Intocáveis (resenha aqui) virou um sucesso de bilheteria, já era possível adivinhar que o inevitável aconteceria. 

Com algumas mudanças de cenário e de conteúdo para se tornar mais reconhecível ao público americano, Amigos Para Sempre, dirigido por Neil Burger (O Ilusionista, Sem Limite) e com roteiro do estreante Jon Hartmere narra a inesperada amizade entre Phillip Lacasse (Bryan Cranston), um bilionário tetraplégico após um acidente de parapente, e o ex-presidiário Dell Scott (Kevin Hart), que precisa de ajuda para recomeçar sua vida. Depois de encontrar-se na entrevista de emprego errada, Dell consegue não intencionalmente o cargo de cuidador, apesar dos protestos da assistente pessoal de Philip, Yvonne (Nicole Kidman).

Trailer
 


O humor sempre foi (também) uma forma de crítica social, entretanto, o filme peca ao colocar nas costas dele qualquer aprofundamento que o roteiro poderia fazer acerca das diferenças de classes dos personagens. Os ricos são risíveis nos olhos de Dell mas isso não me parece ser suficiente para dar conta da dimensão do choque que é o encontro entre um milionário e um ex-presidiário, principalmente dentro de um contexto aonde um deve cuidar do outro. Philip ocasionalmente ri com ele, como na cena aonde os dois vão à ópera, mas não fica claro se Philip ri de Dell ou com Dell. 



A estrutura do longa se parece muito com um jogo de puxar corda aonde em um extremo está o drama e no outro a comédia: nenhum dos dois vence em nenhuma cena. É como se para cada piada que o roteiro coloca em cena, ele se redime com um momento dramático. Isso também impede que o filme aprofunde qualquer assunto que ele apresenta em cena e quem sofre mais com isso é a esposa e o filho de Dell que não são nem um pouco desenvolvidos durante o caminhar da produção. Além deles, a personagem de Nicole Kidman também sofre um pouco com o desinteresse do roteiro mas, por ela ter mais cenas do que a família de Dell e estar presente em momentos importantes do filme, consegue se destacar. 

Entretanto, se o roteiro parece ter medo de sair da zona de conforto e de arriscar, o que garante bons momentos é justamente a presença dos dois atores em cena. Por mais que as piadas não sejam excelentes ou que o drama não seja bem desenvolvido, Hart e Cranston conseguem superar essas limitações e constroem em cena uma amizade orgânica. Kevin Hart, muito mais conhecido por ser comediante, lida muito bem com os momentos dramáticos do roteiro e Cranston, o eterno Walter White (Breaking Bad), consegue trazer vida para um texto apático.




[Nota da editora: esta é a segunda vez que o longa Os Intocáveis ganha uma nova versão. Em 2017, o cinema argentino falhou arduamente em também dar o seu olhar do encontro único destes personagens em 'Inseparáveis' (ler comentários aqui).





Ficha Técnica


Título original: The Upside, 2017. Direção: Neil Burger. Roteiro: Jon Hartmere. Elenco: Bryan Cranston, Kevin Hart, Nicole Kidman, Juliana Margulies, Tate Donovan, Kristina Aponte, Jennifer Butler. Gênero: comédia, drama. País: EUA. Trilha Sonora: Rob Simonsen. Fotografia: Stuart Dryburgh. Edição: Naomi Geraghty. Duração: 118 minutos. Distribuição: Califórnia Filmes. Classificação etária: a verificar. 


A película chega aos cinemas em 17 de Janeiro, mas ganha pré-estreias a partir da próxima quinta-feira (10). Verifique a programação dos cinemas próximo a vocês.


Escrito por Raísa Maris

    Comentários Blogger
    Comentários Facebook

0 comments:

Postar um comentário

Pode falar. Nós retribuímos os comentários e respondemos qualquer dúvida. :)