Dragon Ball Super: Broly - O Filme


A série 'Dragon Ball' faz sucesso desde a publicação de seu primeiro mangá, em 1985. De la pra cá já foi adaptada tanto para tevê (chegando a ter mais de sete temporadas e todas com mais de cem episódios) quanto para o cinema (Dragon Ball Z: O Poder do Invencível, Dragon Ball Z: O Retorno do Guerreiro Lendário e Dragon Ball Z: A Fusão de Goku e Vegeta) e também ganhou um jogo dedicado a trama. Seu êxito estrondoso no Japão, país de origem, bem como no resto do mundo, fez Hollywood, em 2009, tentar lucrar um pouquinho com a história de Goku e sua jornada como super Sayajin para encontrar as esferas do dragão. Mas o 'live action' não conquistou os fãs e obteve uma bilheteria baixíssima. 

Nos últimos anos, mais dois filmes com os personagens chegaram aos cinemas e em alta qualidade - já que foram produzidos para exibições em IMAX. São eles ''Dragon Ball Z: A Batalha dos Deuses (2013) e Dragon Ball Z: O Renascimento de Freeza (2015). No primeiro, Goku (voz de Wendel Bezerra), Vegeta (voz de Alfredo Rollo) e turma lutavam contra o poderoso Bills, o Deus da destruição, e Whis já no segundo temos o retorno de ambos e também de Freeza (Carlos Campanile) que é ressuscitado por dois soldados de seu exército. Nesta nova empreitada nas telas, o então vilão Freeza, que é sim um dos maiores da franquia, é novamente um dos guias da história, e impulsiona várias camadas que a trama exibe.

Trailer


Para inicio de conversa é bom saber que em 2014 o criador de Dragon Ball, Akira Toriyama, escreveu um mini-manga contando uma nova versão dos fatos que trouxeram Goku a terra titulado ''Dragon Ball Minus: A Verdadeira Chegada de Goku Na Terra'' e como houve controvérsia sobre um novo filme origem do herói das artes marciais, é esta obra que se deve ter como referência. 

Observação: a sinopse detalhada abaixo pode conter spoilers, caso ache melhor, pule o paragrafo.

Bem, partindo para o longa, quando as cenas iniciais se revelam voltamos a mais de quarenta anos atrás para saber o que aconteceu ao planeta Vegeta e ali entendemos que o pequeno Vegeta era filho do soberano do lugar e estava sendo mantido em capsulas encubadoras como algumas outras crianças. Um belo e estranho dia, o Rei Vegeta descobre que há um garoto ali, Broly, filho do forte Paragus (voz de Luiz Carlos de Moraes) que tem um poder muito maior que o de seu filho e por inveja condena a criança a uma vida em um planeta inóspito. Paragus, claro, se revolta e faz de tudo para ir atrás do garoto e cuidar dele. Coincidentemente, quase ao mesmo tempo que tal situação ocorre o rei Cold (voz de Antonio Moreno) faz uma visita ao planeta Vegeta e diz que está se aposentando e dali pra frente o seu exército será liderado pelo filho Freeza. O jovem para demonstrar que tem poder e não deixará que nenhuma nação o enfrente chega impondo medo e logo oferece a todos um novo utensílio tecnológico que serve para medir a força dos super sayajins - o que muitos não sabem é que este era ainda um modo de controle dos que decidissem trabalhar para ele. Algum tempo depois, começa a correr um boato da existência de um lendário guerreiro que pode ser mais forte que qualquer um ali. Assim, Freeza emite um chamado a todos de seus exército lutando fora para que retornem imediatamente e assim conhecemos a mãe e o pai de Goku, pois este é ultimo volta das batalhas e vai ao encontro do filho apreensivo dos tempos que estão vivendo. Juntos eles enviam a capsula com Goku para a terra na tentativa de salvar o filho, caso algo aconteça e as suspeitas do casal se confirmam. Naquele momento, contudo, outros pequenos em treinamento fora do planeta se salvam e um deles é o príncipe Vegeta. Anos mais tarde, alguns viajantes encontram Broly e seu pai e os levam a Freeza. Enquanto isto, Goku e Vegeta estão treinando juntos na terra para ficarem cada vez mais fortes e nem sabem eles que uma nova batalha está por começar. 


Dragon Ball é na certa o anime predileto de muita gente que foi adolescente entre o fimzinho dos anos 90 e inicio dos anos 2000 e diria que um dos segredos do sucesso da produção é o bom uso de comédia. Por ter saído direto das revistinhas de mangá para a tevê e também para o cinema, ele conseguiu com louvor trazer expressões detalhistas dos personagens. Assim, o seu exagero, na verdade, ressalta tudo com mais vigor do que o normal e isso faz bem a produção.

O universo criado por Akira é riquíssimo e nada parece conveniente, pois há sempre uma carta na manga que surpreende o espectador. Goku é um dos protagonistas mais legais de todos os tempos. Não é nem de perto um 'mocinho chato e sofredor'. Pelo contrário, ri de si mesmo e brinca com absolutamente tudo, até mesmo sua burrice. Vegeta em certo momentos ao longo dos anos até chegou a ter um lado vilão nas tramas. Mas sempre sucumbiu a vibe que Goku tinha. Sempre procurando evoluir e ser o mais forte, o personagem também não traz nada de clichê. Broly é tido como um dos mais fortes dos super sayajins e não teve uma vida fácil. Aqui é mostrado o porquê. O personagem, aliás, aparece nos filmes de 1993 e 1994 bem como na temporada da série que se iniciou em 2015.  Além do destaque dado a Freeza e Paragus, os colegas de trabalho Lemo e Cheelai empenham uma função muito importante aqui e reconhecem em Broly um aliado quando este ainda não sabe nem lidar com os poderes direito.


 Artes do filme apresentadas na Comic Con, em San Diego.

O filme traz as transformações incríveis que os personagens ganharam a cada novo treino para ficar mais forte. E há referências a todo o contexto dos super sayajins - até o que o filme de 1995 aborda, a fusão entre Goku e Vegeta. Aliás, o terceiro ato é repleto de lutas e é ali que o ápice da trama brilha.

Akira traz aqui então a origem de três super guerreiros e o que pode ser visto como trágico também pode ser visto como fator impulsor. O vilão também, de certa forma, ganha mais histórico e impossível não sair do cinema maravilhado com o bom jogo de ironia e comédia aqui.

A trilha sonora do filme é inteiramente musicada e como em todos os outros longas este também ganhou um tema que aqui ficou a cargo de Daichi Miura (escute aqui). Os traços não estão diferentes e é possível se sentir no sofá da sua casa com o que você irá ver. A edição trabalhou com sagacidade ao desconstruir períodos e épocas diferentes da vida dos nossos guerreiros e deixou o conjunto bem costuradinho.


Ficha Técnica
Título Original: Dragon Ball Super: Broly, 2018. Direção: Tatsuya NagamineRoteiro: Akira Toriyama, baseado nos personagens criado por Akira Toriyama. Dublagem Brasileira: Wendel Bezerra, Alfredo Rollo, Dado Monteiro, Carlos Campanille, Wellington Lima, Luiz Antônio Lobue, Tânia Gaidarji, Marina Santana, Felipe Grinnan, Luiz Carlos de Moraes, Antonio Moreno, Guilherme Lopes.Vozes Originais: Masako Nozawa, Ryô Horikawa, Bin Shimada, Ryûsei Nakao, Banjô Ginga, Naoko Watanabe, Toshio Furukawa, Kimiko Saito, Masami Kikuchi, Aya Hisakawa, Kôichi Yamadera, Nana Mizuki,  Tomokazu Sugita, Takuya Kirimoto, Katsuhisa Hoki, Takeshi Kusao, Masakazu MoritaGênero: Animação, Ação, aventura, comédia. Diretor de Animação: Naohiro Shintani. Direção de Arte: Kazuo Ogura. Produção: Tôei Animation Company. Nacionalidade: Japão. Distribuidor: 20th Century Fox/ Fox Films do Brasil. Duração01h40min.
Com anos de caminhada, a jornada de Goku atinge aqui um outro lugar bem divertido e se faz de forma consistente. Pequenos que quiserem assistir, fiquem tranquilos, a classificação ficou demarcada para a partir de nove anos de idade. 


AvaliaçãoTrês esferas do dragão e oitenta lutas incríveis (3,80/5 ).

03 de Janeiro nos cinemas

See Ya!


B-

Escrito por Bárbara Kruczyński

    Comentários Blogger
    Comentários Facebook

0 comments:

Postar um comentário

Pode falar. Nós retribuímos os comentários e respondemos qualquer dúvida. :)