Soldado Estrangeiro | Somente nos Cinemas

 
José Joffily e Pedro Rossi documentam em 'Soldado Estrangeiro' a vida de três brasileiros conectadas pela vontade de servir ao exército em outras terras que não a sua própria. O filme acaba salientando não só as dificuldades para se realizar tal sonho, como para se manter em tais corporações e também o que tal fase pode causar a vida destes homens. Isto posto, Joffily e Rossi seguem as jornadas de Bruno Silva, Mario Wasercjer e Felipe Almeida respectivamente e foca totalmente e apenas neste período em que eles investem suas carreiras e tempo no militarismo.

Começamos a observar Bruno e conhecemos sua família, a filha, seu pai, sua vontade de tentar uma vida melhor em outro lugar para mandar dinheiro a mãe aposentada, além de pagar um plano de saúde para sua pequena. Bruno é pai solteiro e conta que a mãe da menina tem zero contato com esta, pois a abandonou e entrou para o mundo das drogas. O rapaz vive com os parentes em um Rio de Janeiro inseguro e permeado de crime. Logo, sua partida para tentar entrar na Legião Estrangeira o faz ficar determinado e ele pretende não só fazer os testes e demonstrar seu interesse em estar ali, como construir uma carreira, apesar de sair do país sem exatamente falar a língua local.

Da França, partimos para Israel onde está Mário. O rapaz parece altamente integrado ao corpo militar do país. Tem seus treinamentos, suas missões cotidianas e no meio tempo fala com os pais pelo telefone ou até com a namorada que vive ali com ele. Sua condição após ter ganho RG, mudou para a melhor e ele informa que não só possui direitos como benefícios por estar ali, desde estudos pagos com o dinheiro público como descontos para comprar carro e etc. Com a namorada, cria cachorros, tenta ter um vida normal onde joga videogame e divide tarefas. Aliás, ele até quer pular as mesmas, pois brinca que seu trabalho é muito mais importante que o da parceira. Mário não é visto falando tanto português como Bruno e usa não só o idioma indicado como o inglês. O jovem é bem consciente sobre suas escolhas e, apesar de não parecer ser doutrinado, prefere deixar sua opinião sobre tudo o que precisa fazer no trabalho em off para não ter problemas futuros.

Quando chegamos ao terceiro personagem real do filme, sentimos uma realidade impactante. Felipe Almeida é um ex-soldado da marinha norte-americana e lutou na guerra do Afeganistão na era Bush. Teve baixa da corporação e não ficou satisfeito com os documentos que recebeu, pois foi indicado como um militar mediano, apesar de todo o trauma sofrido. O brasileiro conta a uma advogada que busca justiça pelo erro nos documentos e pela retratação da marinha para com ele. Afinal, ele voltou de lá com a saúde mental desequilibrada, a física precisando de cuidados e totalmente sem estrutura para recomeçar uma vida. Algo que a mãe de Felipe até se emociona ao contar ao atual marido. Além disso, a ida dele ao exército fez o irmão se revoltar e perder um pouco o rumo, pois Felipe sempre foi um exemplo para este último.


O filme passou pelo Festival de documentários 'É Tudo Verdade' e ainda pelo 'Docs MX - Festival Internacional de Documentário da Cidade do México', em 2019, e faz uma análise importante sobre o militarismo estrangeiro. Seus benefícios e, certamente, suas desvantagens. 

Se o status de ser militar, os ganhos econômicos, a experiência de vida e a adrenalina que ele proporciona entram para a lista de vantagens, sem sombra de dúvidas, ficar longe da família, estar a todo tempo sabendo que se pode morrer ao realizar missões de alto risco, matar inocentes e/ou sair da corporação com um alto abalo emocional e físico, poderá ser pautado como o oposto.

É interessante como todos os três soldados são bem conscientes de suas posições e escolhas, talvez Felipe que esteja em um local menos favorecido é o mais lúcido de todos e é com ele que tiramos conclusões muito impactantes dessa vida.

Joffily e Rossi trazem questionamentos aqui e conduzem uma narrativa com introdução, desenvolvimento e inúmeras conclusões. Nenhuma delas simples ou óbvias demais. Agrada muito a preocupação dos diretores em abrirem a tela e darem espaço a tais jornadas e deixarem elas caminharem sozinhas e sem maniqueísmos. A produção é sim equilibrada em sua apresentação técnica e a passagem de bastão entre ambas as histórias ocorre no momento exato.

Trailer


Ficha Técnica

Título original e ano: Soldado Estrangeiro, 2019. Direção: José Joffily e Pedro Rossi. Roteiro: Extratos do livro ''Johnny vai à guerra'', de Dalton Trumbo. Com: Bruno Silva, Mario Wasercjer e Felipe Almeida. Direção de Fotografia: Pedro Rassi. Fotografia adicional: José Joffily, Luis Abramo, André Lavaquial e Ricardo Wolokita. Correção de cor: Fabrício Batista. Identidade Visual: Estúdio Tey!.Som Direto: Felippe Mussel e Pedro Rodrigues. Desenho de Som e Mixagem: Françouis Wolf. Edição de som: Acacia Lima e Françouis Wolf. Supervisão Musical: Françouis Wolf. Montagem: Jordana Berg. Assistência de montagem: Bianca Oliveira, Lais Lifschitz, Mariana Barreiros, omás Muricy e Marcela dos Santos. Câmeras de Pesquisa: Pedro Urano e Bernado Pinheiro. Produção: Isabel Joffily. Produção Local (Israel): Felipe Wolokita. Direção de Produção: Anthonio Andreazza e Pedro Silva. Assistência de Produção: Patrícia Puppin. Pesquisa e Personagem: Felipe Wolokita, Leonardo Tinoco, Anthonio Andreazza, Patricia Puppin. Controller: Cheila Mascarenhas. Consultoria: Bruni Burres, Luciano Barisone e Mariana Oliva. ADR e Vozes Adicionais: Layse Diniz Medeiros, Daniela Vaillant, Isadora Figueira, Vinicius Mendes, Danilo Brandão, Nicholas Pimenta. Tradução: Adi Horn, Cristiano Fagundes, Francisco Joffily. Transporte: Carlos Mendes da Silveira, Antonio Cezar de Azevedo e Flavio Dias de Freitas. Seguro: Kirton Bank S.A. Produção: Coevo Filmes. Distribuição: Bretz Filmes. Duração: 01h26min.

Avaliação:  Três vidas transformadas para sempre  (3/5).

HOJE NOS CINEMAS

See ya!

B-

Escrito por Bárbara Kruczyński

    Comentários Blogger
    Comentários Facebook

0 comments:

Postar um comentário

Pode falar. Nós retribuímos os comentários e respondemos qualquer dúvida. :)