O Poderoso Chefão – Desfecho: A Morte de Michael Corleone’, de Francis Ford Coppola


Aniversário de 30 anos da conclusão da saga dos Corleone, a família mafiosa mais querida de todos os tempos, e quem recebe o presente somos nós. O lendário diretor Francis Ford Coppola sai de sua semi-aposentadoria e nos apresenta uma nova visão do Poderoso Chefão III, todo remontado e com início e fim inéditos.

Como é bom assistir os clássicos do Coppola em tela grande! Sua visão grandiosa do cinema de autor faz-nos chorar sangue nessa tragédia operística. Os seus personagens parecem saídos de peças de Shakespeare, e aí temos Hamlets, Macbeths, Reis Lears e Romeus e Julietas pipocando de um lado para outro da tela.

A história dessa saga é mais que conhecida, mas vamos dar umas pinceladas. Os Corleone são mafiosos ítalo-americanos e Michael Corleone é o líder dessa alcatéia de lobos famintos por sangue, dinheiro e poder. Ele é o Poderoso Chefão e conseguiu o título à custa de muitos sacrifícios, perdendo a convivência da esposa e dos dois filhos, matando um irmão, conhecidos, desconhecidos, um verdadeiro gângster. Mais velho agora, ele resolve se tornar um empresário honesto, aliando-se à Igreja Católica para ser acionista majoritário da empresa que concentra todas as posses da Igreja. Mas, ledo engano, com a Igreja Católica ele conhece a verdadeira máfia milenar e, tragédia após tragédia, ele enreda-se de novo no mundo do crime.

Trailer

Ficha Técnica

Título original e ano: The Godfather: Part III. Direção: Francis Ford Coppola. Roteiro: Mario Puzo e Francis Ford Coppola. Elenco: Al Pacino, Diane Keaton, Thalia Shire, Andy Garcia, Sofia Coppola, Bridget Fonda, Joey Montegna. Gênero: Drama. Nacionalidade: EUA. Trilha Sonora Original: Carmine Coppola. Fotografia: Gordon Willis. Edição: Janet Jenkins, Janet Hirshenson e  Walter Much. Re-edição e remasterização: Francis Ford Coppola. Distribuição: Paramount Pictures. Duração: 02h42min. 
Ao passo que assassinatos, emboscadas, traições, extremamente bem filmadas e vibrantes na sua intensidade, vão se dando em tela, vamos conhecendo também as relações familiares de Michael. Suas tentativas patéticas de se reaproximar de sua ex-esposa e de seus dois filhos, seus remorsos pelo assassinato do irmão, sua relação com seu sobrinho, seu sucessor na organização mafiosa, seus entreveros com os outros mafiosos. E no meio dessa balbúrdia, brilha sua filha, pela sua inocência e juventude, respiro de beleza nesse mundo tão cruel.

Quando o filme foi lançado em 1990, a atriz que interpretava a garota foi execrada pela crítica e pelo público. Que bom que Sofia Coppola, filha do diretor, desistiu da carreira de atriz e tornou-se essa excelente diretora que hoje em dia ela é.


O filme é uma obra-prima. Tudo nele brilha: fotografia, edição, trilha sonora! Um Vaticano cheio de segredos escabrosos, uma Sicília primitiva e mágica e uma Nova York mafiosa e violenta são cenários perfeitos para o épico mafioso. Tecnicamente é perfeito! O roteiro é fantástico, máfia mais ópera mais Shakesperare, ou seja, é cinema no seu nível máximo. Sofia Coppola realmente é sofrível como atriz, mas Al Pacino, Talia Shire, Eli Wallach e Andy Garcia dão verdadeiros shows de interpretação. 

Nota 9,5/10.


HOJE NOS CINEMAS

Confira abaixo o circuito do filme nos cinemas:

o Paulo (SP): Cinemark Iguatemi, Cinemark Higienópolis, Cinépolis JK Iguatemi, Cinépolis Jardim Pamplona, Imovision Reserva Cultura de Cinema, Espaço Itaú Augusta, Espaço Itaú Pompéia, Kinoplex Itaim, Kinoplex Parque da Cidade.

Barueri (SP): Cinépolis Iguatemi Alphaville

Rio de Janeiro (RJ): Cinépolis Lagoon, Cinépolis Rio Design Barra, Espaço Itaú Botafogo, Kinoplex Rio Sul, Kinoplex Via Parque.

Niterói (RJ): Imovision Reserva Cultural de Cinema Niterói

Brasília (DF): Cinemark Iguatemi Brasília, Espaço Itaú Brasília.

Belo Horizonte (MG): Cinemark Diamond Mall, Cineart Ponteio.

O Poderoso Chefão – Desfecho: A Morte de Michael Corleone’ ficará disponível também nas plataformas digitais NET NOW Claro, Sky, Apple TV, Google Play, Vivo, Oi, Xbox Video, PlayStation Store para aluguel e compra, a partir de 8 de dezembro.

Escrito por Marcelino Nobrega

    Comentários Blogger
    Comentários Facebook

0 comments:

Postar um comentário

Pode falar. Nós retribuímos os comentários e respondemos qualquer dúvida. :)