Mais Que Especiais | Assista nos Cinemas

Os diretores e roteiristas Eric Toledano e Olivier Nakache (Os Intocáveis, Assim é a Vida e A Incrivel Jornada de Jacqueline) tem levado emoção e sensibilidade aos cinemas e deixado o mundo mais leve e emocionado. Mais que Especiais, um dos mais recentes filmes do duo francês, chega hoje aos cinemas nacionais, mas já passou por diversos festivais ao redor do mundo. Cannes foi um deles, aliás. No Brasil, a produção que conta a história de dois amigos que voltam suas vidas para cuidar de crianças autistas e carentes, esteve na seleção do bombado Festival Varilux de Cinema Francês, em 2019, e também na edição de 2020 do Festival de Cinema Judaico.

Estrelado por Vincent Cassel e Reda Kateb, o longa se inspira na vida de Stéphane Benhamou e Daoud Tatou. Ambos profissionais dedicados a assistência social na França e responsáveis por crianças que são desprezadas por um sistema de saúde omisso.

Trailer


Ficha Técnica
Título original e ano: Hors nome, 2019. Direção e Roteiro: Olivier Nakache, Éric Toledano. Elenco: Vincent Cassel, Reda Kateb, Hélène Vincent, Bryan Mialoundama, Alban Ivanov, Benjamin Lesieur, Marco Locatelli, Catherine Mouchet, Frédéric Pierrot, Suliane Brahim, Lyna Khoudri. Gênero: Drama. Nacionalidade: França. Trilha Sonora Original: Grandbrothers. Fotografia: Antoine Sanier. Edição: Dorian Rigal-AnsousDistribuição: Califórnia Filmes. Duração: 114 min

Bruno Haroche (Cassel) e Malik (Toledano) administram uma organização que atende a muitas crianças autistas. Sem muitos recursos financeiros, mas com muita vontade de fazer a diferença na vida delas, a dupla também propõe que adolescentes e jovens adultos de comunidades carentes aprendam a cuidar do público que a organização acolhe e assim se tornem pessoas mais responsáveis. 


A iniciativa acaba sendo intuitiva, mas dá muito certo, afinal, Bruno e Malik trabalham com atividades que humanizam e chegam aos sentidos daqueles que precisam. Casos como o de Joseph (Lesieur) e Valetin (Locatelli), exibem o cuidado e atenção que ambos tem com a organização e as vidas que passam por ela. O primeiro jovem, reside com a mãe e Bruno está o ajudando a arrumar um emprego e também a andar sozinho no metrô, porém, vez ou outra, ele se descontrola e aperta os alarmes do transporte público, o que acaba causando alguns transtornos para ele e para Bruno. Já o segundo, é um adolescente extremamente violento consigo mesmo e que Bruno e Malik recebem o pedido de um hospital para ajudar a acalmar para que este não se machuque. Desta maneira, o menino é levado para ações com cavalos, ou fazer exercícios em quadras de esporte e patinação. Seu tutor é o iniciante Dylan (Mialoundama) e os dois ainda tem de começar a se acostumar um ao outro para que tudo vá bem.  


Meio a tudo isto, a organização ainda está passando por uma avaliação do Ministério da Saúde francês para então poder se manter aberta. E o processo exige que não só os funcionários sejam ouvidos, como também seus familiares e os hospitais com o qual trabalham. Malik também tem percebido que Bruno só corre de um lado para o outro e ajuda aos outros e tem falado aqui e ali para que o parceiro tenha encontros e arrume uma namorada, mas, obviamente, o tempo para isso não aparece.



Mais que Especiais revela uma situação real que ocorre na França, mas que, sem sombras de dúvidas, aflige o mundo inteiro. Crianças que exigem cuidados especiais de pais e cuidadores muitas vezes precisam de organizações especificas para que continuem bem e consigam se desenvolver de forma apropriada. 

O trabalho de Benhamou e Tatou é um baita exemplo e um modelo a ser seguido. Não é atoa os diretores passaram quase dois anos os acompanhando para assim colocar na tela um terço do amontoado de situações por quais eles tem de passar diariamente sem qualquer ajuda do Estado. Logo, o filme é engraçado, caloroso, simbólico e devotado a causa dessas pessoas que se doam tanto para quem com certeza precisa e merece. 

Toledano e Nakache, aliás, dirigem um elenco especial e super talentoso. Obviamente, temos o foco voltado para o personagem de Vincent Cassel, mas os atores Reda Kateb, Bryan Mialoundama, e Benjamin Lesieur aparecem em subplano e tem arcos muito redondinhos. 



Não há o que dizer do trabalho de Eric Toledano e Olivier Nakache, a não ser é que se prepare para ser invadido de muita delicadeza e amor.


Avaliação: Três corações vibrantes e amorosos (3/5)

HOJE NOS CINEMAS

See ya!

B-

Escrito por Bárbara Kruczyński

    Comentários Blogger
    Comentários Facebook

0 comments:

Postar um comentário

Pode falar. Nós retribuímos os comentários e respondemos qualquer dúvida. :)