King Richard : Criando Campeãs

Venus e Serena Williams são duas das esportistas de maior sucesso no mundo. As tenistas, nascidas nos anos 80, são fruto do segundo casamento do técnico de tênis Richard Williams com Oracene Price, que já era mãe de mais três garotas antes da relação com Williams. Previamente o homem também teve filhos com outra mulher e chegou a se casar uma terceira vez. Em ''King Richard'', filme que ganha subtitulo no Brasil para ''Criando Campeãs'', conhecemos a luta deste bravo senhor para criar as filhas e as fazer entrar no mundo do esporte. Richard chegou a ter aulas de tênis e praticar o esporte, mas foi quando assitiu a Virginia Ruzici jogar que decidiu que suas filhas começariam a treinar e levavam jeito para a coisa. Williams é vivido pelo moviestar Will Smith.


Na trama, assistimos o homem levar as duas filhas para a quadra mais próxima a casa deles e treina-las por horas e horas, inclusive durante tempestades. Vizinhos acreditavam que a criação das meninas era equivocada e constantemente chamavam o serviço social para realizar visitas a casa dos Williams. Todavia, a questão racial é outro ponto crucial para entender que a atitude não era algo feita pensando somente no bem estar das crianças. 

Vivendo em um bairro pobre, as meninas passavam por assédios dos garotos de gangues e o pobre pai e técnico tenta a todo custo não deixar que isto as atinja, apanhando muitas vezes por as defender. A violência aparece em alguns momentos do filme, porém, com a mudança da família para a Califórnia para investir na careirra de Venus, eles ganham segurança e estrutura. As meninas conseguem acesso a uma vida de privilégios por ingressarem e se dedicarem ao esporte desde muito cedo, mas o pai não as deixa competir em torneios em certo momento, ainda que Venus e Serena já tenham ganhado alguns títulos no passado. Seu novo técnico, Rick Macci, não entende a atitude, mas dá todo suporte possível as atletas. Serena, por ser mais nova, não ganha tanta atenção técnica em um primeiro momento, mas tem o apoio da mãe e seu pai sabe que ela é tão boa quanto Venus. 


Por ser um esporte altamente branco e de elite, a família sempre chama atenção quando entra em quadra, mas a força e o talento das meninas quebram qualquer olhar maldoso sobre o assunto. Logo, apesar da produção trazer a tona as questões raciais, realmente tenta homenagear o homem que Williams é e sua boa intuição com as filhas. Em fazê-las não só super atletas, mas em torná-las idolas e representantes de meninas negras de talento que nem sempre tem apoio familiar por ai.


O filme não exatamente é muito explicativo, ponto positivo, mas altera nomes de pessoas reais e também alguns dos dados das carreiras de Venus e Serena, nada que faça ele ser menor como produção cinematográfica. Assistimos Will Smith trabalhar o corpo e a voz como nunca antes. Trejeitos e forma de caminhar são alinhadas ao personagem real de Williams e quando chega aos creditos finais o público consegue entender o porquê. Jon Bernthal aparece como o técnico Macci e é um papel que o traz em um caracterização oitentista totalmente diferente do que já vimos antes. Ademais, o ator não está usualmente sendo um vilão e isso nos faz perceber o quão sensacional ele é em ser camaleão. Tony Goldwyn interpreta um dos primeiros técnicos que dá atenção as meninas e também aparece bem. A mãe da dupla é interpretada por Aunjanue Ellis e assistimos a boas interações desta com Smith, mas nada caricato de uma mulher negra clichê. O filme realmente enaltece o lado familia dos Williams e temos em tela boas representações. Direção e roteiro não estão excelentes, mas conseguem passar uma ótima mensagem.

Trailer

Ficha Técnica

Título original e ano: King Richard, 2021. Direção: Reinaldo Marcus Green. Roteiro: Zach Baylin. Elenco: Will Smith, Aunjanue Ellis, Jon Bernthal, Saniyya Sidney, Demi Singleton, Tony Goldwyn, Mykayla Lashae Bartholomew, Daniele Lawson, Layla Crawford. Gênero: Drama, Biografia, esportes. Nacionalidade: EUA. Trilha Sonora Original: Kris Bowers. Fotografia: Robert Elswit. Edição: Pamela Martin. Figurino: Sharen Davis. Distribuição: Warner Bros Pictures Brasil. Duração: 02h24min.

A diva do Pop, Beyoncé gravou música tema para o filme, é a canção ''Be Alive'' (escute aqui). Belíssima! Ela aparece justamente ao fim da trama quando conhecemos os personagens reais em que a história foi baseada. 

HOJE NOS CINEMAS

Escrito por Bárbara Kruczyński

    Comentários Blogger
    Comentários Facebook

0 comments:

Postar um comentário

Pode falar. Nós retribuímos os comentários e respondemos qualquer dúvida. :)