Meu Amigãozão - O Filme

A série ''Meu Amigãozão'', com duas temporadas disponíveis atualmente na menina Netflix (veja aqui), teve sua estreia lá em 2010 e em canais de tevê por assinatura voltados para a programação infantis. Os episódios são curtinhos, não passam de doze minutos, e encantam qualquer um que se proponha a conhecer o universo colorido de Yuri, Lili e Matt e dos seus amigos imaginários o elefantão Golias, a girafa Nessa e o dragão Bongo. Quase doze anos depois, O Filme dessa turminha chega aos cinemas e com uma super mensagem de aprendizado, amizade, superação e auto-conhecimento.

Lançamento da 2DLAB, O2 Play e Rio Filmes, a produção dirigida por Andrés Lieban começou sua campanha de divulgação em fevereiro quando colocou os personagens para falar da importância da vacina para crianças e adultos. A trama, contudo, nos leva a seguir os protagonistas em um dia de suas vidas quando não querem participar de uma excursão, cada um por um motivo especifico, e acabam perdidos em uma floresta encantada e sem o seus amigãozões. Logo, o pequeno espectador vai compreender que, na verdade, Duvi DuDum, voz do super talentoso Guilherme Briggs, é quem está por traz de tudo e que deseja que nenhuma criança tenha companhia ainda mais de bichinhos tão legais e cheios de cor.

Assim, Yuri (voz de Fernanda Ribeiro), Lili (voz de Alice Lieban) e Matt (voz de Pablo Barros), tem de correr contra o tempo para salvar Golias (voz de Márcio Simões), Nessa (Lina Mendes) e Bongo (Sérgio Stern). 


A aventura vem cheia de músicas fáceis de serem cantadas e com uma turminha que agrada pela inteligência e simpatia. Temos um filme direcionado ao público pequenino dicumforça, mas que, sem dúvidas, pode agradar os adultos ou adolescentes que cresceram assistindo a série. 

Os protagonistas, Yuri, Lili e Matt tem ótimos arcos e motivações. Quando estes decidem que não vão a excursão que seus pais estão os preparando para ir descobrimos que Yuri, na verdade, só queria ir pintar e ficar com seu amigo imaginário, pois não faz amigos com facilidade e não se sente bem perto de estranhos. O menino acaba se surpreendendo depois de algum tempo de caminhada quando consegue sim fazer amigos e se soltar. Lili, a nossa menina espevitada da história, está morta de ciúmes dos pais com os irmãos menores e acredita que eles só querem que ela vá embora logo para poderem ficar a sós com os bebês. Já Matt adora jogar bola e só quer passar o tempo brincando ou correndo, mas fica irritado quando a irmã mais velha diz que também irá ao rolê e também decide não ir.

Quando eles adentram então o espaço encantado de Duvi DumDum vêem tudo que queriam, mas sequer duvidam que tudo ali pode não ser o que realmente parece e só quando os amigãozãos são levados para longe deles é que iniciam um processo de entendimento sobre a força da amizade e como a conexão que tem é importante por demais para deixá-los bem. Não só eles aprendem como nosso vilão da história também tem sua redenção e um final feliz, pois todos merecem um. 

Não bastasse tais camadas da trama, também conhecemos a história dos materiais de arte, das jóias do castelo e de sua rainha e dos amigãozãos que podem estar correndo risco. Portanto, o filme não é raso e superficial, mas sim muito coeso e reflexivo. 

Trailer


Ficha Técnica

Título original e ano: Meu Amigãozão, 2022. Direção: Andrés Lieban. Roteiro: Claudia Breitman e Clive Endersby. Elenco: Guilherme Briggs, Fernanda Ribeiro, Alice Lieban, Pablo Barros, Márcio Simões, Lina Mendes, Sério Stern. Música: Christiaan Oyens.  Supervisão de Som e Mixagem: Marcelo Cyro. Direção de Produção: Ramon Vasconcellos. Direção de Arte: Mário Proença. Direção de Animação: Andrés Lieban e Alessandro Monnerat. Direção de voz e dublagem: Miriam Ficher. Direção Musical de Voz: Jill Viegas. Supervisão de Composição Visual: J. Luiz Bellas Jr. Edição e Pós Produção: Anna Clara Miranda. Direção de Voz e Dublagem: Miriam Ficher. Direção Musical de Vozes: Jill Viegas. Produção: 2DLAB. Coprodução: RioFilme. Produção Executiva: André Breitman. Distribuição: O2 Play. Duração: 01h18min.
Musicalmente empolgante, visualmente fascinante e sem muita enrolação em seu tempo de duração, a animação conquista não só com o texto de Cláudia Breitman e Clive Endersby como também com a direção de Lieban.

Com pouco mais de uma hora, ''Meu Amigãozão - O Filme'' tem muita diversidade e leva a família toda para um passeio educativo e muito divertido. Não só isso,  a produção triunfa quando vai além do que se espera dela.

Avaliação: Três crianças encantadoras e muita reflexão (3/5)

HOJE NOS CINEMAS

Escrito por Bárbara Kruczyński

    Comentários Blogger
    Comentários Facebook

1 comments:

Anônimo disse...

mspy zonder jailbreak kan tilby bekvemmelighet, men sørg for at den overholder lovbestemmelser og respekterer brukerens personvern. Velg anerkjente alternativer med positive tilbakemeldinger.

Postar um comentário

Pode falar. Nós retribuímos os comentários e respondemos qualquer dúvida. :)