Meu Amigãozão - O Filme

A série ''Meu Amigãozão'', com duas temporadas disponíveis atualmente na menina Netflix (veja aqui), teve sua estreia lá em 2010 e em canais de tevê por assinatura voltados para a programação infantis. Os episódios são curtinhos, não passam de doze minutos, e encantam qualquer um que se proponha a conhecer o universo colorido de Yuri, Lili e Matt e dos seus amigos imaginários o elefantão Golias, a girafa Nessa e o dragão Bongo. Quase doze anos depois, O Filme dessa turminha chega aos cinemas e com uma super mensagem de aprendizado, amizade, superação e auto-conhecimento.

Lançamento da 2DLAB, O2 Play e Rio Filmes, a produção dirigida por Andrés Lieban começou sua campanha de divulgação em fevereiro quando colocou os personagens para falar da importância da vacina para crianças e adultos. A trama, contudo, nos leva a seguir os protagonistas em um dia de suas vidas quando não querem participar de uma excursão, cada um por um motivo especifico, e acabam perdidos em uma floresta encantada e sem o seus amigãozões. Logo, o pequeno espectador vai compreender que, na verdade, Duvi DuDum, voz do super talentoso Guilherme Briggs, é quem está por traz de tudo e que deseja que nenhuma criança tenha companhia ainda mais de bichinhos tão legais e cheios de cor.

Assim, Yuri (voz de Fernanda Ribeiro), Lili (voz de Alice Lieban) e Matt (voz de Pablo Barros), tem de correr contra o tempo para salvar Golias (voz de Márcio Simões), Nessa (Lina Mendes) e Bongo (Sérgio Stern). 


A aventura vem cheia de músicas fáceis de serem cantadas e com uma turminha que agrada pela inteligência e simpatia. Temos um filme direcionado ao público pequenino dicumforça, mas que, sem dúvidas, pode agradar os adultos ou adolescentes que cresceram assistindo a série. 

Os protagonistas, Yuri, Lili e Matt tem ótimos arcos e motivações. Quando estes decidem que não vão a excursão que seus pais estão os preparando para ir descobrimos que Yuri, na verdade, só queria ir pintar e ficar com seu amigo imaginário, pois não faz amigos com facilidade e não se sente bem perto de estranhos. O menino acaba se surpreendendo depois de algum tempo de caminhada quando consegue sim fazer amigos e se soltar. Lili, a nossa menina espevitada da história, está morta de ciúmes dos pais com os irmãos menores e acredita que eles só querem que ela vá embora logo para poderem ficar a sós com os bebês. Já Matt adora jogar bola e só quer passar o tempo brincando ou correndo, mas fica irritado quando a irmã mais velha diz que também irá ao rolê e também decide não ir.

Quando eles adentram então o espaço encantado de Duvi DumDum vêem tudo que queriam, mas sequer duvidam que tudo ali pode não ser o que realmente parece e só quando os amigãozãos são levados para longe deles é que iniciam um processo de entendimento sobre a força da amizade e como a conexão que tem é importante por demais para deixá-los bem. Não só eles aprendem como nosso vilão da história também tem sua redenção e um final feliz, pois todos merecem um. 

Não bastasse tais camadas da trama, também conhecemos a história dos materiais de arte, das jóias do castelo e de sua rainha e dos amigãozãos que podem estar correndo risco. Portanto, o filme não é raso e superficial, mas sim muito coeso e reflexivo. 

Trailer


Ficha Técnica

Título original e ano: Meu Amigãozão, 2022. Direção: Andrés Lieban. Roteiro: Claudia Breitman e Clive Endersby. Elenco: Guilherme Briggs, Fernanda Ribeiro, Alice Lieban, Pablo Barros, Márcio Simões, Lina Mendes, Sério Stern. Música: Christiaan Oyens.  Supervisão de Som e Mixagem: Marcelo Cyro. Direção de Produção: Ramon Vasconcellos. Direção de Arte: Mário Proença. Direção de Animação: Andrés Lieban e Alessandro Monnerat. Direção de voz e dublagem: Miriam Ficher. Direção Musical de Voz: Jill Viegas. Supervisão de Composição Visual: J. Luiz Bellas Jr. Edição e Pós Produção: Anna Clara Miranda. Direção de Voz e Dublagem: Miriam Ficher. Direção Musical de Vozes: Jill Viegas. Produção: 2DLAB. Coprodução: RioFilme. Produção Executiva: André Breitman. Distribuição: O2 Play. Duração: 01h18min.
Musicalmente empolgante, visualmente fascinante e sem muita enrolação em seu tempo de duração, a animação conquista não só com o texto de Cláudia Breitman e Clive Endersby como também com a direção de Lieban.

Com pouco mais de uma hora, ''Meu Amigãozão - O Filme'' tem muita diversidade e leva a família toda para um passeio educativo e muito divertido. Não só isso,  a produção triunfa quando vai além do que se espera dela.

Avaliação: Três crianças encantadoras e muita reflexão (3/5)

HOJE NOS CINEMAS

Escrito por Bárbara Kruczyński

    Comentários Blogger
    Comentários Facebook

0 comments:

Postar um comentário

Pode falar. Nós retribuímos os comentários e respondemos qualquer dúvida. :)