Dinheiro Fácil, de Craig Gillespie | 47ª Mostra SP


PERPECTIVA INTERNACIONAL | Ingressos Disponíveis 

Durante a pandemia da covid, desenrolou-se nos Estados Unidos uma luta entre pobres e ricos na bolsa de valores de Wall Street. Este fato real serve de base para o novo filme do diretor australiano Craig Gillespie, responsável por sucessos oscarizáveis como Eu, Tonya (2017) e A Garota Ideal (2007). Esta comédia de 105 minutos conta a história de Keith Gill (Paul Dano), de educação universitária, mas com péssimo emprego, casado e com um bebê, cheio de dificuldades financeiras, um exemplo ao avesso do sonho americano.

Esse simpático fracassado consegue agrupar ao seu redor vários outros perdedores, os pobres da sociedade norte-americana, incentivando-os a comprar ações de uma empresa estadunidense, a GameStop, empreendimento já condenado a falência pelos ricos de Wall Street, que ganham muito dinheiro dilapidando iniciativas como esta por todos os Estados Unidos.

Nesta luta desigual e injusta, Keith utiliza as redes sociais do fórum WallStreetBets, do Reddit, em vídeos superengraçados, onde ele se intitula Gato e seduz milhares de pobretões, que investem suas parcas economias comprando as ações da Game Stop. A compra das ações por estes losers faz com que os papéis da bolsa desta loja de games eletrônicos subam vertiginosamente, contrariando os magnatas dos fundos de ações de Wall Street, e estes últimos acabam tendo prejuízos bilionários.

Numa montagem dinâmica, alternando-se entre os pobres e os ricos, o filme apresenta uma versão divertida desta luta de classes, obviamente fazendo o espectador torcer pelos proletários. Uma delas, Jenny, é vivida pela atriz é America Ferrera (Betty, a Feia e Barbie), uma enfermeira cheia de dívidas, com filhos para criar, e que vive a situação exaustiva da pandemia da Covid-19. Os ricos, ao contrário, são arrogantes, presunçosos e ridiculamente antipáticos; não há meio termo. Entre o núleo dos magnatas, temos atores do porte de Sebastian Stan, Seth Rogen, Nick Offerman e Vincent D’Onofrio. É um filme cheio de estrelas de Hollywood, ponto extra ao diretor, que conseguiu agregar tantos talentos ao seu projeto.

Trailer


Ficha Técnica

  • Título Original e Ano: Dumb Money, 2023. Direção: Craig Gillespie. Roteiro: Lauren Schuker Blum, Rebecca Angelo - baseado no livro de Ben Mezrich (veja aqui). Elenco: Pazul Dano, Pete Davidson, Vinczent D'Onofrio, America Ferrera, Nick Offerman, Myha'la Herrold, Anthony Ramos, Seth Rogen, Kate Burton, Sebastian Stan, Shailene Woodley. Gênero: . Nacionalidade: EUA. Trilha Sonora Original: Will Bates. Fotografia: Nicolas Karakatsanis. Edição: Kirk Baxter. Design de Produção: Scott Kuzio. Direção de Arte: John Duhigg Cox e Christopher Tandon. Figurino: Kameron Lennox. Distribuição: Sony Pictures Brasil. Duração: 01h45min.

Esta ambientação na época da pandemia é particularmente dolorosa. O herói Keith perdeu uma irmã para a doença. E ver os personagens com máscara, ou sendo alertados para usar máscara o tempo todo, despertará dolorosas recordações aos espectadores. Entre risadas e más lembranças, o longa vai se desenrolando até o ápice de todos os envolvidos serem chamados a depor no Congresso Americano, fato na época amplamente divulgado na imprensa, e que teve um impacto duradouro em como a bolsa de valores de Wall Street funciona.

Sem soltar spoilers... Mas uma pesquisa rápida no google e será possível conferir o resultado desse embate. A luta de Davi e Golias é perpétua, às vezes vence o fraco, às vezes ganha o forte. Dessa vez, quem vencerá? A trilha sonora, que é magnífica, baseada no hip-hop e rap, bem dançante é para ser apreciada. Entre as piadas do roteiro, o espectador até consegue aprender pouco mais sobre ações e bolsa de valores, um tema incompreensível para a maioria da população.

Esta simpática e divertida comédia é um dos filmes presentes na 47ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo. Distribuído pela Sony Pictures Brasil, a produção também chega aos cinemas de todo o país em 02 de Novembro.

Nota: 7/10.

Vinheta da Mostra

Site Oficial: https://47.mostra.org/

#mostrasp #47ªmostra #47mostra
 
Instagram: @mostrasp
Twitter: @mostrasp
Youtube: /mostraSP
Facebook@mostrasp

Escrito por Marcelino Nobrega

    Comentários Blogger
    Comentários Facebook

0 comments:

Postar um comentário

Pode falar. Nós retribuímos os comentários e respondemos qualquer dúvida. :)