Percy Jackson e o Mar de Monstros


Preciso confessar: eu sou fã da série de livros do Percy Jackson, escrita pelo norte-americano Rick Riordan. E não só de Percy, gosto das outras duas séries do autor também! Não, não sou fã que coleta materiais da série, escreve fanfic e discuto os livros em fórum da internet ou grupo do facebook....E sim, sei que são livros infanto-juvenis... mas gosto mesmo assim, pois são realmente divertidos e usam a mitologia grega (ou egípcia, no caso das crônicas de Kane) como pano de fundo, o que é bastante interessante!

Dito isso,  quando soube que iam lançar o filme de “PJ e o Ladrão de Raios(o primeiro) fiquei animado. Apostava que a história ficaria super legal no cinema! Quando saiu os primeiros nomes do elenco fiquei um pouco tenso, pois os personagens nos livros têm 12 anos e o ator que faria o protagonista tinha uns 18, o que já é uma grande mudança, mas não me importei muito... Ainda estava animado quando fui ver o filme, mas... que decepção! Basicamente ignoraram coisas fundamentais da história... essenciais para os próximos da série! Foi por isso que fui ver “Percy Jackson e o Mar de Monstros” com um pé atrás, cético de que poderiam concertar as besteiras do que fizeram no primeiro. E aí aconteceu que...

 Não é que sai do cinema satisfeito com o que vi? Bem, não COMPLETAMENTE satisfeito. O filme tem algumas falhas (que mencionarei depois) e MUITAS mudanças em relação ao livro, mas pelo menos dessa vez a base da trama dos livros está lá.  O quer dizer que temos Cronos, profecia, Clarisse, Thalia, Mr. D, Tayson (o que não é spoiler, pois se você não leu os livros não vai fazer muito sentido o que eu disse)...


Mas, espera! falando em você que não leu o livro... já deve estar ficando irritado, neh? Já escrevi um bocado de coisas e ainda não contei a história do filme! Desculpe... Vamos lá: no primeiro filme, Percy descobriu que seu companheiro de acampamento, Luke, tinha se rebelado contra o Olimpo e roubado o trovão de Zeus, planejando dar origem a uma guerra civil entre os olimpianos. Pois bem, "Mar de Monstros" começa com Percy frustrado por não conseguir fazer contato com o pai (Poseidon), descobrindo que tem um meio-irmão Ciclope e começando a desacreditar em si mesmo, achando que salvara o olimpo antes apenas por sorte, pois ele está agora sempre sendo vencido nos jogos e competições do acampamento por Clarisse, filha de Ares. Além disso, ele ainda descobre que existe uma profecia que diz que um filho de um dos 3 grandes deuses (Zeus, Poseidon e Hades) irá salvar ou destruir o Olimpo... E como ele é o único filho de um dos 3 vivo, então a profecia só poderia estar falando dele, certo? E como lidar com essa responsabilidade e o medo de acabar causando a destruição do Olimpo?

Parecia que nada podia ficar pior até que a barreira mágica que protege o acampamento dos monstros começa a ruir, pois sua fonte, uma árvore erguida por Zeus sobre o leito de morte de uma de suas filhas, fora envenenada por Luke! E nada pode restaurá-la a não ser um objeto antigo e muito poderoso chamado "Velocino de ouro" que está sendo guardado por um terrível ciclope em uma ilha dentro do triângulo das bermudas! Agora cabe a Percy e seus amigos irem buscar o Velocino para salvar o acampamento!




Bem, o filme cumpre o que promete: ser uma divertida aventura. Porém, o excesso de cenas de “ação” compromete um pouco o desenvolvimento da trama. Você começa a sentir que está tudo acontecendo rápido demais, sabe? Quero dizer, o filme não te dá muito tempo para digerir o que acabou de acontecer e já embarca em uma nova aventura... O que embora deixe você com os olhos vidrados na tela empobrece os diálogos. Por isso, ao final da projeção você talvez saia do cinema achando “que faltou alguma coisa”.

Quanto ao elenco, a novidade é que dessa vez o filme trouxe menos coadjuvantes “de luxo”. Pierce Brosnan não voltou para reprisar seu papel, deixando a cargo de Anthony Head (Merlin) interpretar o centauro Quirón.  De novidade também temos Leven Rambin (Jogos Vorazes) como Clarisse, Douglas Smith (Big Love) como o ciclope Tyson (imaginava ele maior e mais bobão...), o sempre ótimo e quase "onipresente" Stanley Tucci (O Diabo Veste Prada) como Dionisio, Paloma Kwiatkowski como Thalia e Nathan Fillion (Castle) como o deus Hermes. Reprisando seus papéis: Logan Lerman (virei fã dele depois  do filme do Charlie!) como Percy, a linda Alexandra Daddario como Annabeth, Brandon T. Jackson como o sátiro Grover e Jake Abel (não gosto dele...) como o vilão Luke.  Thor Freudenthal (Diário de um Banana) dirigiu o filme que estreia aqui no Brasil dia 16/08!


  1. ps: Os efeitos especiais são muito bons!!! 

Escrito por Vitor Souza

    Comentários Blogger
    Comentários Facebook