Prova de fogo - James Dasher

Oi, gente! Finalmente estou de volta para falar do segundo livro desta trilogia incrível que é Maze Runner. Quando terminei "Correr ou Morrer" estava animadíssimo e rapidamente encomendei o próximo volume no submarino. Porém, não pude lê-lo assim que ele chegou. Por que? Faculdade gente, sempre a faculdade... De qualquer forma, esta semana decidi que estava cansado e precisava distrair um pouco.  Então, botei minhas mãos em "Prova de Fogo" e rapidamente devorei todas as páginas do livro. 

Bem, no final de "Correr ou Morrer" os clareanos finalmente conseguem escapar do labirinto e são levados para uma espécie de alojamento, onde eles finalmente podem descansar em paz. Ou pelo menos foi isso que eles pensaram. Logo no começo de "Prova de Fogo" vemos que eles não se livraram do CRUEL. Thomas e seus amigos são acordados no meio da noite pelos Cranks, bestas humanas - quase como zumbis - que ficaram insanos e selvagens devido a uma doença chamada fulgor, gritando nas janelas. Estão trancados sozinhos, sem comida e mais perdidos do que nunca. Porém, logo eles descobrem que precisam enfrentar mais um desafio. Uma segunda etapa do que o CRUEL planeja, sela lá o que isso seja: atravessar um deserto cheio de perigos. 

Então, o livro - assim como o primeiro - é excelente! A narração flui bem e a trama é envolvente e intrigante. Novamente as respostas são escassas, mas descobrimos importantes novas peças desse quebra-cabeças que é Maze Runner. Na minha opinião, a dinâmica deste segundo volume é um pouco diferente do anterior: o outro tinha um suspense mais psicológico, enquanto este é mais.. físico. Tem mais cenas de ação. E elas são muito boas! De deixar você com o coração na mão. 

Novos personagens nos são apresentados, como Brenda (que eu já adoro!), Jorge, Harriet e Ari, e temos até um triângulo romântico no livro (mas realmente isso não é o foco). O que me incomodou um pouco foi que achei que alguns personagens coadjuvantes poderiam ser melhor desenvolvidos e explorados. Newt, por exemplo, quase não aparece, coitado. Quer dizer, ele está presente nas cenas, mas quase não tem utilidade sabe? 




Achei a construção do mundo distópico muito interessante. Se em Divergente, por exemplo, a sociedade foi arruinada pelos próprios seres humanos, pelo que a natureza humana tem de pior, em Maze Runner o que levou que levaram o mundo à um estado caótico foram catástrofes ambientais, o que é algo muito plausível. Mas não vou falar mais sobre isso para não soltar muito spoiler! hehe  

Por fim, preciso falar que li muita gente reclamando da falta de respostas no fim do livro. Eu entendo, gente! Mas acho que Dasher contava com essa frustração. Ele deu apenas o suficiente para fazer os leitores ficarem LOUCOS, montando milhões de teorias até que finalmente o volume final fosse lançado. O que é uma estratégia muito inteligente. Os fãs devem ter corrido a todo vapor para a livraria mais próxima no minuto em que "A Cura Mortal" foi colocado à venda. Olhando por esse lado... ainda bem que comecei a ler a trilogia só agora, pois assim não preciso sofrer com a espera! 

Escrito por Vitor Souza

    Comentários Blogger
    Comentários Facebook

0 comments:

Postar um comentário

Pode falar. Nós retribuímos os comentários e respondemos qualquer dúvida. :)