Apenas Mortais | 44ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo


Apenas Mortais traça um retrato realista das relações sociais e familiares chinesas. Pretende também ser um quadro naturalista, mas a tentativa é frustrada ao se perder em um melodrama não-intencional. Xian Tian é uma mulher solteira de trinta anos que destina toda sua atenção para cuidar de sua família a despeito de sua vida amorosa e profissional. Especialmente para cuidar de seu pai, que sofre de Alzheimer. Aqui a doença é retratada com todas as variações de representações clássicas da doença como: paciente não reconhece membros da própria família; paciente se perde na rua; paciente se urina; paciente perde a cabeça procurando um objeto que está com ele, etc.

Isso não quer dizer, entretanto, que estas cenas não tenham impacto sobre o espectador. Há uma em especial que mostra o caos que a casa se torna para tentar lidar com o idoso que defecou nas próprias calças. A esposa dele tenta limpar e trocar o marido o mais rápido possível, como se isso fosse apagar o que aconteceu. Mas entra em crise ao notar que a tarefa não é tão simples quando não se trata de um bebê. Ela chora de exaustão e desespero enquanto seu marido chora de constrangimento. Enquanto isso XIan Tian tenta ajudar e é enxotada pela mãe, que insiste em cuidar do homem sozinha, já que aquela é a sua função social. A matriarca esbraveja com as duas filhas: uma por estar sempre distante e a outra por não focar o suficiente na criação de sua própria família. Quando todas se afastam discutindo, abandonando o enfermo ao relento, o namorado da protagonista se aproxima para limpá-lo. Ele o faz com zelo e doação, sem que ninguém o peça. Mas quando é rendido na tarefa, se afasta correndo e lava os braços compulsivamente, com enorme repulsa. A sequência é perfeita em definir a essência de cada personagem e a dinâmica social que parece imperar na comunidade retratada.


Ficha Técnica
Título original e ano: Being Mortal, 2020. Direção: Liu Ze.  Roteiro:  Liu Ze e Zhang Weiping. Elenco: Tang Xiaoran, Zhang Hongjing, Li Kunmian, Shi Xiaofei. Gênero: Drama. Nacionalidade: China. Duração: 96min.
Em geral a obra é morna e composta por uma cinematografia rasa e novelesca. A chegada do terceiro ato surpreende ao romper com isso, trazendo cenas como a do parágrafo anterior e momentos poéticos sublimes como o dos últimos minutos de exibição, que expõem que a relação de seus personagens com a morte é bastante mais simples e bem resolvida que seu trato com a falha, a debilidade e a própria vida. Contudo, tal melhora ao fim do longa tem chances de deixar a audiência ainda mais frustrada ao perceber que o diretor Liu Ze tinha essa potência narrativa o tempo inteiro e a desperdiçou compondo esquetes de sofrimento cotidiano sem alguma subjetividade.

O filme faz parte da Competição ''Novos Diretores''.

SERVIÇO

Assista online todos os filmes a Mostra na plataforma ou também nos sites do SESC SP e SPCINEPLAY.

Ingressos a R$6,00

Exibições DRIVE IN

BELAS ARTES DRIVE-IN |Memorial da América Latina – Entrada pela Rua Tagipuru s/no. – Portão 2. Valores de Ingresso: R$60,00 para carro com até 4 pessoas Capacidade: 100 carros Horários e Classificação indicativa: consulte a programação. Valores de Ingresso: R$65,00 para carro com até 4 pessoas

CINESESC DRIVE-IN | Sesc Parque Dom Pedro II Unidade Sesc Parque Dom Pedro II – Praça São Vito s/n | Centro Valores de Ingresso: R$40,00 para carro com até 4 pessoas Capacidade: 30 carros Horários e Classificação indicativa: consulte a programação.

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Escrito por Luana Rosa

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