Ruby Marinho - Monstro Adolescente | Assista nos Cinemas


A nova animação da DreamWorks, mesmo responsável pelas franquias Kung Fu Panda, Shrek e Como Treinar Seu Dragão, "Ruby Marinho - Monstro Adolescente" é inspiradora e traz quebras de paradigmas ao público jovem e adulto. Com direção de Kirk DeMicco (Os Croods) e roteiro do trio Pam Brady, Brian C. Brown e Elliott DiGuiseppi, o filme coloca como protagonista uma família de Krakens, ou lulas gigantes, altamente confiáveis e nada aterrorizantes como juravam os contos nórdicos. A matriarca da familia Agatha Marinho (voz de Toni Collette no original e de Adriana Pissardini na dublagem brasileira) se transformou numa baita corretora de imóveis e fugiu de sua vida no oceano para fingir ser uma humana normal, todavia, esconde dos filhos que veio para superfície para protegê-los de um mau secular que está a procura de um item mágico que ela deixou para trás. Sua filha, a adolescente Ruby Marinho (voz de Lana Condor na versão norte americana e de Agatha Paulita na apresentação dublada), tenta a todo custo se enturmar na escola e tem um crush enorme no Skatista Connor (voz de Jaboukie Young-White no original e de Gabriel Santana no formato dublado). Vive combinando mil coisas com os amigos, mas sempre tem que negar qualquer aproximação com o mar, pois sua mãe não permite que ela chegue nem perto da praia. Ruby sequer desconfia que é por conta da ligação dela com a realeza dos mares, os Krakens, e a mãe sempre reforça: "se perguntarem porque somos diferentes, digam que somos do Canadá" (piada engrancadinha sobre a questão do país ser altamente pro-diversidade e outras coisas mais).

Belo dia, Ruby se zanga por mais uma negativa da mãe em deixá-la ir a festa da escola (um baile juvenil), pois o local do evento será numa embarcação em pleno oceano. A jovem já tem até quem chamar e seus amigos mais próximos insistem que ela convide o crush e vá escondido. Conversando então com o menino ali próximo ao deck, acontece um acidente e o garoto cai no mar. Nesse momento de vida ou morte, Ruby decide ajudar Connor e acaba, sem saber, liberando seu DNA Kraken ao entrar na água. O acidente também faz com que a avó (voz de Jane Fonda na versão norte-americana e de Patrícia Scalvi na versão brasileira) dela se reaproxime, bem como o tio todo atrapalhado. A mãe de Ruby e esta última acabam entrando numa baita briga por conta do ocorrido, mas os próximos passos da Kraken adolescente serão ainda mais perigosos do que imagina. Isto se deve ao fato dela iniciar amizade com uma menina nova chamada Chelsea (Annie Murphy/Giovanna Lancelotti), que acabou de chegar na escola, mas na verdade, também vem do fundo do mar e, mesmo se fazendo de boazinha, nao necessariamente é.

Trailer


Ficha Técnica

Título original e ano: Ruby Gillman - Teenage Kraken, 2023. Direção: Kirk DeMicco. Roteiro: Pam Brady, Brian C. brown e Elliott DiGuiseppi.  Vozes Originais: Jane Fonda, Lana Condor, Toni Collette, Colman Domingo, Blue Chapman, Will Forte, Lisa Koshy, Ramona Young, Eduardo Franco, Jaboukie Young-White, Annie Murphy, Sam Richardson. Vozes Nacionais: Giovanna Lancelotti, Gabriel Santana e Agatha Paulita, Patrícia Scalvi, Luiz Carlos de Morais, Lorenzo Galli , Mauro Ramos, Adriana Pissardini, Flora Paulita, Rebeca Zadra, Fábio Lucindo, Raquel Marinho, Matheus Bernardes e Rodrigo Araújo. Diretor de Dublagem: Wendell Bezerra. Gênero: Animação, Aventura e Ação. Nacionalidade: Estados Unidos da America. Trilha Sonora Original: Stephanie Ecinomou. Fotografia: Jon Gutman. Edição: Michelle Mendenhall. Animador Prashanth Cavale. Design de Produção: Pierre-Olivier Vicent. Duração: 01h30min. 

Para os leigos de plantão, os Krakens são tidos como criaturas lulescas enormes e os contos nórdicos diziam que os ferozes animais marítimos atacavam as embarcações e devoravam as tripulações. Já foram referidos também na bíblia como "Leviatãs" e também nas ideias filosóficas de Thomas Hobbes de forma simbólica. Porém no contexto do filme o texto tenta abordar um viés diferente. Diz-se destes como "protetores dos mares" e, principalmente, que não são monstros, apensar da sua magnitude. O que vem como forma de desconstruir vilões e humanizar seres gigantes. Tal proposta até nos faz lembrar da animação "O Touro Ferdinando" [2017, Carlos Saldanha] que apresentava um touro apaixonado por rosas e que de assustador não tinha nada. 

Ruby, ao se descobrir uma Kraken, ganha um super tamanho e um que os homens da família não tem, mas por ser do sexo feminino e ter sangue real, se faz valer. Justo ela que se fazia invisível na escola e tentava não se destacar. Com a avó inicia um treinamento para aprender a ser uma Kraken e deixa a mãe super irritada. O irmão pequeno é um fanfarrãozinho e vive zoando tudo e o pai não tem tanta força quanto a mãe da garota na hora de tomar decisões. Super nerd e dedicada, Ruby tem um estilo único. Tanto ela quanto seu Sua timidez o crush são tímidos e se enrolam quando ambos tentam falar sobre sentimentos ou um possível encontro entre eles, o que deixa tudo ainda mais engraçadinho. 

     Créditos:© 2023 DreamWorks Animation. All Rights Reserved.
Ruby Marinho: Monstro Adolescente é o 44° filme da Dreamworks a chegar aos cinemas e a 45° produção do estúdio.

A trama traz diversidade em todos os sentidos aliás, quando apresenta personagens com características diferentes do padrão. Os amigos de Ruby mesmo não são todos brancos, a grande maioria tem o cabelo colorido e diferenciado e o seu crush Connor, apresenta uma lindo afro roxo. O traço da animação respeita tanto a beleza dos humanos como seres marítimos e outra referência cinemática que temos aqui é que a personagem Chelsea, que tem um índole pra lá de desconcertante, é inspirada na Princesa Ariel do desenho Disney "A Pequena Sereia" [1989, John Musker e Ron Clements] e vem com um super cabelo ruivo e uma beleza sobrehumana.

A trilha sonora original da produção é  assinada por Stephanie Economou (escute aqui) e traz ainda uma canção temática  por Mimi Webb titulada "This Moment". Ao final da animação também ouvimos a revestida "Prasing You", canção que Rita Ora traz de volta o clássico dos anos 90 "Praise You", do renomado DJ Norman Quentin Cook, ou melhor, Fatboy Slim, com uma vibe mais eletrônica e bem distinta da original.  

Este é o quarto longa de Kirk DeMicco como diretor no campo da animação. Ele também é roteirista e produtor e rcebeu indicação ao Oscar por seu trabalho em "Os Croods" (2014), filme por qual  tem mais outras sete nomeações em premiações diversas.

"Ruby Marinho - Mostro Adolescente" é um filme cheio de cor, comédia e aventura e leva o espectador a passar uma hora e meia na sala de cinema sem nem perceber. Traz boas reflexões sobre laços entre mães e filhos, sobre a adolescência, sobre o primeiro crush e ainda desenvolve bem a ideia de que o diferente e grande pode não ser uma ameaça e sim somente um característica positiva.

Avaliação: Três tridentes mágicos. (3/5)

Visite também o site oficial (clique aqui).

HOJE NOS CINEMAS

Escrito por Bárbara Kruczyński

    Comentários Blogger
    Comentários Facebook

0 comments:

Postar um comentário

Pode falar. Nós retribuímos os comentários e respondemos qualquer dúvida. :)