Missão de Sobrevivência, de Ric Roman Waugh | Assista nos Cinemas

 
O astro escocês Gerard Butler tem sotaque marcante e um público fiel. Durante sua carreira, que continua muito ativa, por sinal, o ator conseguiu transitar entre os mais diversos gêneros cinematográficos. Esteve em comedias românticas aclamadas como "P.S. Eu Te Amo" [Richard LaGavanese, 2007], em filmes independentes e dramáticos como "Querido Frankie" [Shona Auerbach, 2004) e até releituras de musicais como "O Fantasma Da Ópera" [Joel Schumacher, 2004]. O ator também deu voz a personagens animados na série de filmes da DreamWorks Animation "Como Treinar Seu Dragão" [2010-2019] e deixou claro que apesar de ser versátil é um baita candidato a estrelar todo e qualquer tipo de filme de ação para marmanjos com muita testosterona. O rei vigoroso que interpreta em "300" [Zack Snyder, 2006], aliás, foi quem o colocou numa posição muito prestigiada e desde então ele está sempre ligado a projetos com muito tiro, pancadaria e bomba.

"Missão de Sobrevivência", novo lançamento da Diamond Films no Brasil, traz Butler em sua terceira parceria com o diretor Ric Roman Waugh, com quem já trabalhou em "Destruição Final: O Último Refúgio" (2020) e "Invasão ao Serviço Secreto" (2019). A trama tem roteiro do estreante Michael LaFortune e apresenta um enredo que puxa o espectador para o longo e eterno debate sobre o controle norte-americano ao que acontece no oriente médio. Ainda que esta não entregue nenhuma novidade no assunto, assume as culpas que o imperialismo do Tio Sam pratica. 

Com Navid Negahban, Ali Fazal, Tom Rhys Harries, Mark Arnold, Nina Toussaint-White e Travis Fimmel (da série Vikings) no elenco.

Trailer


Ficha Técnica
Titulo original e ano: Kandahar, 2023. Direção: Ric Roman Waugh. Roteiro: Michael LaFortune. Elenco: Gerard Butler, Navid Negahban, Ali Fazal, Tom Rhys Harries, Mark Arnold, Nina Toussaint-White, Rebecca Calder,Vassilis Coucalani e Travis Fimmel. Gênero: Ação e Suspense. Nacionalidade: EUA e Arabia Saudita. Trilha Sonora Original: Dav id Bucley. Fotografia: MacGregor. Edição: Colby Parker Jr. Figurino: Kimberly Adams Galligan. Distribuição: Diamond Films Brasil. Duração: 01h59min.
O longa se inicia com uma missão para retirar poder bélico de inimigos do Tio Sam no Afeganistão. Dois agentes da CIA, Tom Harris (Gerard Butler) e Oliver Alterman (Tom Rhys Harries), se infiltram em uma usina nuclear e explodem o local. Enquanto uma caça aos culpados é ativada, os dois se preparam para partir dali, mas o também infiltrado da agência no Oriente Médio, Roman Chalmers (Travis Fimmel) solicita que Tom faça uma última operação antes de retornar para casa. Sua filha e esposa o esperam e ele não sabe muito bem se quer voltar para a família, muito por conta do encontro com a mulher, que o aguarda para se divorciarem. Já sua filha. espera que ele chegue a tempo para sua formatura. No entanto, ao receber a missão de Roman - que já estava em inicio com a chegada do tradutor de Tom, Mohammad (Navid Negahban), o ''Mo'' - uma jornalista é interceptada por forças do exército Taliban que revela como o governo estadunidense e seus aliados tem tentado incapacitar todos aqueles que querem ter armas potentes. Os documentos são exibidos em jornais por todo o mundo e com eles os rostos de Tom e Oliver expostos. Com a cabeça a prêmio, Tom precisa parar a missão em andamento para tentar sobreviver. Seu tradutor por terras estrangeiras, e que havia aceitado o trabalho para poder encontrar a cunhada, acaba tendo que correr contra o tempo para não morrer e o ex-agente da inteligência Britânica emprestado aos Euas faz de um tudo para protegê-los.

                                                                                                             Créditos: Divulgação
Kandahar, título original do longa, foi totalmente rodado na Árabia Saudita

A narrativa é conduzida com ritmo acelerado.  O suspense se instaura para saber se os alvos serão ou não capturados. Perseguições ocorrem da cidade até o deserto e os personagens tentam entender um ao outro, apesar da loucura toda da situação. O texto se encarrega de deixar claro ao público que o imperialismo norte-americano sabe o que faz e não diz ''nem obrigado'' a quem o ajuda. Afinal, não sente culpa alguma por deixar os inimigos sem armas de defesa, sendo ou não armas nucleares. E ainda que o roteiro não entregue nada de novo, consegue prender a atenção do espectador.

Para quem tem acompanhando a carreira de Butler de perto, Missão de Sobrevivência é mais um daqueles trabalhos que ele aparece para bater o ponto e é isso mesmo. Travis Fimmel tem uma participação dúbia e convence pela entrega. O interprete de ''Mo'', Navid Negahban, aproveita o drama que lhe é concedido - abandono de sua terra e perda de entes queridos - para soar como o lado mais interessante de toda a corrida. No fim, o espectador tem a missão de não se deixar levar pelo ''humanismo'' que os personagens ganham para tentar justificar o que fazem a mando de um governo controlador.

Avaliação: Dois drones bombardeando inimigos e meio (2,5/5)

HOJE NOS CINEMAS

Escrito por Bárbara Kruczyński

    Comentários Blogger
    Comentários Facebook

0 comments:

Postar um comentário

Pode falar. Nós retribuímos os comentários e respondemos qualquer dúvida. :)