Trash – A Esperança Vem do Lixo


O livro Trash do escritor Andy Mulligan ganhou adaptação para o cinema com Wagner Moura e Selton Mello no elenco. O filme tem direção do renomado Stephen Daldry de Tão Perto, tão Longe e Roteiro de Richard Curtis. A co-produção Brasil-Reino Unido chega as telas nacionais esta quinta-feira (09) e nós te contamos um pouco do que esperar.


















O enredo revela como três meninos do Rio de Janeiro mudam suas vidas ao encontrarem uma carteira no lixão. O objeto é a chave para desvendar o mistério que prendeu Jefferson , personagem de Nelson Xavier, por muitos anos em um presídio brasileiro.  José Ângelo, personagem de Moura, é o grande agente de toda a situação. A carteira e todos os seus bens fazem parte de uma estratégia dele para fazer justiça ao que aconteceu à Jefferson.

Para desvendar este mistério e trazer melhorias para a comunidade ( e mal sabem eles o Brasil), os meninos terão a ajuda da voluntária Olívia, vivida pela atriz norte-americana Rooney Mara, e do padre Julliard, Martin Sheen.  Contudo, Raphael (Rickson Tevez ), Gardo (Eduardo Luis ) e Rato (Gabriel Weinstein) vão ter que rebolar para fugir das garras do policial Frederico ( Selton Mello). O oficial corrupto está na caça da carteira a mando do politico Santos (Stepan Necerssian) que tem muito a perder se o objeto cair nas mãos certas.


A película tem nas mãos uma obra que poderia ter sido adaptada em qualquer lugar do mundo, mas com a assertiva imagem que o Brasil vem construindo lá fora, a escolha para ser palco da trama só veio a calhar. A direção trilha um caminho que é permeado por altos e baixos. Pois o ritmo do filme é acelerado, porém, uma pausa ou outra traz uma reviravolta desalinhada. Os contrastes que o diretor mostra são suficiente o bastante para ressaltar esse Brasil carente de mudança. Aliás, a mensagem principal do filme é sobre a esperança de um país melhor. A edição, inclusive, bolou uma união de imagens de junho de 2013 as do filme e conseguiu convencer. O roteiro tem sua glória, mas peca quando parece se perder um pouco na própria história, não deixando, contudo, de resolver os conflitos que propõe.

O elenco globalizado do filme traz bons exemplos de como o experiente e o aprendiz renovam a interpretação, pois o filme, com cara de documentário e longa-metragem, ao mesmo tempo, traz um válido intercâmbio entre atores super frescos, principalmente os três protagonistas e os veteranos como Martin Sheen e Selton Mello. Vale ressaltar ainda o esforço de Sheen e Mara para falarem português e falaram bem. Selton, que estava sumido das telonas, volta com presença marcante retratando um vilão do dia-a-dia carioca que, na verdade, deveria estar do outro lado. Os meninos (Rickson Tevez, Eduardo Luis e Gabriel Weinstein) trazem muito da malandragem e da perspicácia que os garotos de rua tem que ter para sobreviverem e Wagner Moura, mesmo em poucas cenas, retrata bem o dilema do brasileiro que luta contra a covardia dos mais ricos.

Trailer



Ficha Técnica: Trash, 2014. DireçãoStephen Daldry.  Roteiro: Richard Curtis. Elenco: Wagner Moura, Selton Mello, Rooney Mara, Martin Sheen, André Ramiro, Nelson Xavier, Stepan Nercessian, Rickson Tevez, Eduardo Luis e Gabriel Weinstein. Gênero: Drama Nacionalidade: Brasil, Reino Unido.  Distruibuidora: Universal Pictures. 1h54min

Em suma, é um filme que deve ser visto pela mensagem filosófica que sustenta e se você se sentir perdido em alguma parte dele: lembre-se disto!

Isto é tudo pessoal!
09 de Outubro nos cinemas!
Avaliação: Duas faixas e meia de ''Fora Corrupção!''
Não recomendado para menores de 14 anos 

See Ya.
B-

Escrito por Bárbara Kruczyński

    Comentários Blogger
    Comentários Facebook

0 comments:

Postar um comentário

Pode falar. Nós retribuímos os comentários e respondemos qualquer dúvida. :)