O Melhor de Glee



Esta semana foi ao ar o episódio final de uma série que certamente deixou sua marca no mundo televisivo: Glee. Foram seis temporadas que de forma alguma foram perfeitas. Devo confessar que em algum ponto pensei em desistir da série... mas resisti até o fim e posso dizer que o saldo foi positivo. Glee foi corajosa em celebrar o diferente, abordando com responsabilidade assuntos controversos, polêmicos e pouco discutidos na televisão, ainda mais em uma série teen. Pode ter certeza que o programa motivou, inspirou e mudou a vida de muita gente. Glee também foi pioneiro em trazer o gênero musical para a TV. A série teve no total 740 canções, entre covers e algumas poucas composições originais! Então, que tal lembrarmos o melhor da parte musical de Glee? Separei minhas 25 apresentações/músicas/cenas preferidas da série.


Bohemian Rhapsody


Original: Queen
Cantado por: Jesse (Jonathan Groff)
Episódio: 01x22: Journey

De todos os rivais do New Directions, para mim Jesse foi o mais marcante e também o melhor. Não só porque a entrada dele foi importante para o desenvolvimento da trama de Rachel na primeira temporada, mas porque Jonathan Groff, o intérprete de Jesse e BFF de Lea, é mais do que talentoso. Em "Bohemian Raphsody" Jonathan coloca sua experiência na Broadway em cheque entregando uma performance impecável. A cena da apresentação foi intercalada com a cena da Quinn dando luz, o que pode parecer estranho, mas deixou tudo ainda mais legal de um jeito que só Glee sabe fazer.

Colorblind


Original: Amber Riley
Cantado por: Mercedes (Amber Riley)
Episódio: 05x15: Bash

Ok, vou confessar que a apresentação de Colorblind não teve lá muito impacto na série. Na verdade foi um momento bem avulso que só serviu para Amber Riley promover seu single. Então por que coloquei ela aqui? Porque acho a música linda e acho que mais gente deveria conhecer!

Cough Syrup


Original: Young The Giant
Cantado por: Blaine (Darren Criss)
Episódio: 03x14: On My Way

"Chough Syrup" já é uma excelente música, mas ela se tornou impactante mais pelo contexto em que foi inserida. Glee sempre fez questão de abordar temas polêmicos para que eles pudessem ser discutidos, ao invés de ignorados pela sociedade e é o que vemos aqui. Na cena, Karofsky (Max Adler) sofre bullying de seus colegas de time quando eles descobrem sua homossexualidade. Inconsolável, o moço tenta tirar sua própria vida, assim como acontece com um número alarmante de jovens gays todo ano. Mas calma que a história teve final feliz! Foi um episódio bem comovente e essa cena foi o clímax dele.

Defying Gravity

 
Original: musical Wicked
Cantado por: Rachel (Lea Michele) e Kurt (Chris Colfer)
Episódio: 01x09: Wheels

Na primeira temporada Rachel sempre estava disputando atenção com seus colegas, querendo ser a líder. Em um desafio proposto por Kurt para provar que poderia sim cantar uma música que é tradicionalmente cantada por uma voz feminina, os dois apresentaram um dos melhores duetos de toda a série.

Don't Dream It's Over


Original: Crowded House
Cantado por: Finn (Cory Monteith), Blaine (Darren Criss), Britanny (Heather Morris), Marley (Melissa Benoist), Sam (Chord Overstreet), Tina (Jenna Ushkowitz)
Episódio: 04x09: Swan Song

Ryan Murphy contou que planejava que Finn assumisse o Glee Club de vez até o fim da série. Infelizmente o falecimento de Cory Monteith impossibilitou que essa ideia se concretizasse de fato, mas a semente dela chegou a ser plantada. Diria que "Don't Dream It's Over" acabou sendo uma amostra do caminho que Glee poderia ter tomado se Cory não tivesse falecido. Com os vocais da segunda geração do New Directions, a música ainda traz um dos temas mais recorrentes em Glee: nunca desistir dos seus sonhos.


Don't Rain on My Parade


Original: musical Funny Girl
Cantado por: Rachel (Lea Michele)
Episódio: 01x13: Sectionals

Lea Michelle é a maior da estrela da série. Isso é fato. E ela mostra o por quê disso em "Don't Rain on My Parade". Depois de serem sabotados por Sue, o New Directions precisa improvisar sua apresentação nas sectionals e Rachel, cantando uma música do seu musical preferido, abre com um solo de cair o queixo. Que voz! Que presença de palco!

Don't Stop Believin


Original: Journey
Cantado por: muita gente! olha o tanto de versão
Episódio: 01x01: Pilot/ 01x22: Journey / 04x09: Sweet Dreams/ 05x13: New Directions

Simplesmente a música que mais marcou a série. Não tenho nem o que dizer. Não tem jeito. Acho que para o resto da vida, sempre que a ouvir - seja qualquer versão - Glee virá à minha mente.

How Will I Know


Original: Whitney Houston
Cantado por: Rachel (Lea Michele), Mercedes (Amber Riley), Santana (Naya Rivera), Kurt (Chris Colfer)
Episódio: 03x17: Dance With Somebody

Após o falecimento de Whitney Houston, Glee decidiu prestar uma homenagem a ela fazendo um episódio tributo. Minha música preferida do episódio foi sem dúvida "How Will I Know", que ficou belíssima sendo cantada acapella.

I Feel Pretty/Unpretty


Original: musical West Side Story / TLC
Cantado por: Rachel (Lea Michele), Quinn (Diana Agron)
Episódio: 02x18: Born This Way

A voz doce de Diana Agron e o vocal poderoso de Lea Michelle são bem diferentes, mas a combinação das duas deu um belo resultado. A música fala sobre os padrões de beleza que a sociedade tenta impor, mais um importante tema que Glee abordou.

I Lived


Original: One Republic
Cantado por: todo mundo!
Episódio: 06x13: Dreams Come True

A série não não poderia ter terminado de maneira melhor. (quase) Todo o elenco se juntou para uma última performance, que conseguiu resumir tudo o que a série foi durante 121 episódios. No fim, tudo fica ainda mais perfeito com uma homenagem à Finn/Corey Monteith e uma mensagem impactante: "See the world not as it is, but as it should be."

If I Were a Boy


Original: Beyonce
Cantado por: Unique (Alex Newell)
Episódio: 05x05: The End of Twerk

O hit de Beyonce ganhou todo um novo significado na voz poderosa e devastadora de Unique. Não tem como não segurar as lágrimas. O personagem, que é transexual, canta a música depois de sofrer bullying ao tentar usar o banheiro feminino.


In My Life


Original: The Beatles
Cantado por: Artie (Kevin McHale), Blaine (Darren Criss), Joe (Samuel Larsen), Rory (Damian McGinty), Sam (Chord Overstreet), Sugar (Vanessa Lengies), Tina (Jenna Ushkowitz)
Episódio: 03x22: Goodbye

A música marcou o fim da primeira geração do "New Directions", que aconteceu após alguns personagens se formarem. É uma música muito doce e gostosinha de ouvir.

Keep Holding On


Original: Avril Lavigne
Cantado por: Rachel (Lea Michele), Finn (Cory Monteith) / Puck (Mark Salling)
Episódio: 01x07: Throwdown / 05x12: 100

Outro tema bastante explorado em Glee foi a força da amizade. Na primeira versão da canção, o New Directions mostra para Quinn, que estava grávida e passando por vários problemas, que não importa o que acontecesse eles sempre estariam ao seu lado. A canção também foi usada como tema das eliminações no reality "The Glee Project".

Loser Like Me


Original: Glee
Cantado por: Brittany (Heather Morris), Finn (Cory Monteith), Mercedes (Amber Riley), Rachel (Lea Michele), Santana (Naya Rivera)
Episódio: 02x16: Original Song

Além de covers, Glee também apresentou algumas músicas originais durante suas seis temporadas, algo que inicialmente foi muito criticado por alguns fãs... mas eu gostei da maioria delas. Para mim, a mais marcante foi "Loser Like Me", pois assim como a série ela celebra o underdog.

Like A Virgin


Original: Madonna
Cantado por: Emma (Jayma Mays), Will (Matthew Morrison), Finn (Cory Monteith), Santana (Naya Rivera), Jesse (Jonathan Groff), Rachel (Lea Michele)
Episódio: 01x15: The Power Of Madonna

A composição da cena e a sinfonia das vozes em "Like A Virgin" é muito legal! Sem dúvida a minha apresentação preferida do episódio em tributo à rainha do pop.

Make You Feel My Love


Original: Bob Dylan, mas na verdade o cover foi baseada na versão da Adele
Cantado por: Rachel (Lea Michelle)
Episódio: 05x03: The Quarterback

Cara, essa talvez seja a apresentação mais triste da série. Prestando homenagem à seu namorado, Cory Monteith, Lea Michele colocou toda sua dor e coração na interpretação da música. Alguém pega os lenços, por favor, porque acho que caiu um cisco no meu olho.


New York State of Mind


Original: Billy Joel/ Barbra Streisand
Cantado por: Rachel (Lea Michele), Marley (Melissa Benoist)
Episódio: 04x01: The New Rachel

A música que, pra mim, marcou a nova dinâmica da série após parte do elenco se mudar para Nova York. Um dueto lindíssimo entre Rachel e Marley (que era para ser "a nova Rachel", mas... não rolou).
Poker Face


Original: Lady Gaga
Cantado por: Rachel (Lea Michelle), Shelby (Idina Menzel)
Episódio: 01x20: Theatricality

Idina Menzel e Lea Michelle arrebentado! As duas conseguiram deixar uma canção de Lady Gaga simplesmente irreconhecível.

Roots Before Branches


Original: Room For Two
Cantado por: Rachel (Lea Michel)
Episódio: 03x22: Goodbye

Uma música que fala de autodescoberta, perfeita para o momento em que Rachel vai para Nova York em busca de realizar seus sonhos.


Rumor Has It / Someone Like You


Original: Adele
Cantado por: Brittany (Heather Morris), Mercedes (Amber Riley), Santana (Naya Rivera)
Episódio: 03x06: Mash Off

Uma das coisas que Glee sabia fazer muito bem eram mash-ups. Um dos melhores foi este. Quem diria que duas músicas da Adele com ritmos tão diferentes soariam tão bem juntas?

Run Joey Run


Original: David Geddes
Cantado por: Rachel (Lea Michelle), Jesse (Jonathan Groff), Finn (Cory Monteith), Puck (Mark Salling)
Episódio: 01x17: Bad Reputation

Uma sequência hilária que mostra bem a irreverência (e o deboche, no bom sentido) que Glee apresentou durante o tempo que esteve no ar. Também diz muito sobre a personalidade da Rachel nas primeiras temporadas da série. A piscadinha dela no final é sensacional. haha

Seasons Of Love

Original: musical Rent
Cantado por: Kurt (Chris Colfer), Mercedes (Amber Riley), Puck (Mark Salling), Santana (Naya Rivera), Tina (Jenna Ushkowitz)
Episódio: 05x03: The Quarterback


A música que abriu o episódio tributo ao Cory. A canção nos trás uma importante lição: o que mais importa na vida é mesmo o amor. Amar e ser amado.

Teenage Dream


Original: Katy Perry
Cantado por: Blaine (Darren Criss)
Episódio: 02x06: Never Been Kissed / 04x04: The Break-Up

A música que apresentou Blaine, que viria a se tornar um dos personagens mais populares da série. E isso se deve ao talento e carisma de seu intérprete, Darren Criss. Até a própria Kary Perry elogiou a versão. Na quarta temporada, houve uma versão acústica linda da música.
 
The Scientist


Original: Coldplay
Cantado por: Rachel (Lea Michele), Finn (Cory Monteith), Will (Matthew Morisson), Emma (Jayma Mays), Kurt (Chris Colfer), Blane (Darren Criss), Santana (Naya Rivera), Birtanny (Heather Morris)
Episódio: 04x04: The Break-Up

Na quarta temporada Glee decidiu trollar os fãs, simplesmente separando todos os principais casais da série. "The Scientist" já é uma música triste, nesse contexto então... uma apresentação simples, mas super emocionante. Adorava quando a série dava a oportunidade para vários membros do elenco cantarem pelo menos um verso em uma mesma música.

Valerie


Original: Amy Winehouse
Cantado por: Santana (Naya Rivera)
Episódio: 02x09: Special Education

Santana começou em Glee no elenco de apoio, quase sem solos e sem falas. Ao longo dos episódios, porém, ele foi crescendo e acabou se tornando uma das melhores personagens da série. Quem não gostava da personalidade explosiva da personagem? Gerou alguns dos melhores diálogos. Com Valerie, Naya Rivera recebeu sua chance e brilhar e provou que tinha vindo para ficar.
--

Então é isso pessoal. Vão sentir falta de Glee?

Escrito por Vitor Souza

    Comentários Blogger
    Comentários Facebook

0 comments:

Postar um comentário

Pode falar. Nós retribuímos os comentários e respondemos qualquer dúvida. :)