8 ½ FESTA DO CINEMA ITALIANO | 26 de Junho a 02 de Julho


8 ½ Festa do Cinema Italiano: em 2025, o Festival retorna ao Brasil e traz o montador Jacopo Quadri como convidado desta edição. Festival terá cópias restauradas de Fellini em ocasião do centenário de Marcello Mastroianni 

Em 2025, o 8 ½ Festa do Cinema Italiano comemora sua 12ª edição no Brasil entre 26 de junho e 2 de julho, com uma programação especial. O Festival passará por cerca de 20 cidades, entre elas: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, Salvador, Fortaleza, Recife, Porto Alegre, Curitiba e Caxias do Sul.

O premiado montador italiano Jacopo Quadri é o grande convidado de honra desta edição. Em 2025, venceu o 'David di Donatello' de 'Melhor Montagem' por “A Grande Ambição”, de Andrea Segre, e também assina a montagem de “Felicità”, de Micaela Ramazotti, ambos presentes na programação do 8 ½ Festa do Cinema Italiano deste ano, e “Fuori”, de Mario Martone, que acaba de ser lançado no Festival de Cannes esse ano. Já montou mais de setenta filmes, apresentados nos mais importantes festivais internacionais e colabora regularmente com Gianfranco Rosi, assinando a montagem de “Sacro GRA” (Leão de Ouro em 2013), e “Fogo no Mar” (Urso de Ouro em 2016). Trabalhou com nomes como Bernardo Bertolucci, Paolo Virzi, e com a diretora brasileira Laís Bodanzky. Desde 1992, é o montador de todos os filmes de Mario Martone.

A programação conta com 11 filmes ao todo, com grande destaque para o aclamado “Vermiglio”, de Maura Delpero, que fez sua estreia em Veneza e, além de vencer o Grande Prêmio do Júri (Leão de Prata), recebeu também os prêmios de Melhor Filme Italiano e Melhor Jovem Atriz, para Maura Delpero no Festival de Veneza 2024 e indicado pela Itália para disputar uma das vagas no Oscar 2025 de filme internacional. A produção explora as complexas dinâmicas familiares e sociais em meio aos desafios impostos pela Segunda Guerra Mundial.
 
             Crédito de Imagens: Cinedora, Charades, Versus Production, Rai Cinema - Festa do Cinema Italiano 
O filme foi submetido pela Itália ao Oscar de 2025 como o representante do país na premiação
 
Outro destaque é o longa “La vita accanto”, de Marco Tullio Giordana, que fez sua estreia mundial no último Festival de Locarno, em uma exibição fora da competição oficial. O diretor, que já esteve presente no Brasil como convidado da edição de 2019 do festival 8 ½ Festa do Cinema Italiano, recebeu um Leopardo especial do Festival, em homenagem à sua trajetória artística. Adaptação do livro de Mariapia Veladiano, o longa conta a história de Rebecca, que nasce com uma mancha no rosto, sofre rejeição da mãe e encontra na música forças para superar o isolamento e afirmar sua identidade.

Seguindo a temática política da programação, “A Grande Ambição”, de Andrea Segre, narra a vida do histórico líder do Partido Comunista Italiano (PCI), Enrico Berlinguer, e uma das figuras mais marcantes do século XX na Itália. Com Elio Germano no papel principal, vencedor do prêmio de melhor ator no Festival de Roma, conta a trajetória de um homem e de um povo para quem a vida e a política, o privado e o coletivo, eram inseparáveis.

Apresentado em Competição Oficial no Festival de Veneza 2024, integra também a programação o longa “O último chefão” (Iddu) de Fabio Grassadonia e Antonio Piazza, conta com a dobradinha Elio Germano e Toni Servillo e é inspirado na história do chefão Matteo Messina Denaro, morto em setembro de 2023 após ser preso, depois de três décadas foragido. Este é o terceiro filme centrado na máfia de Fabio Grassadonia e Antonio Piazza, e revela um retrato intenso do lado humano e grotesco de uma fuga lendária.
 
Diretoras Em Destaque
 
Este ano a Festa também traz duas diretoras estreantes na programação. "Gloria!", uma coprodução internacional italiana/suíça, é um hino à liberdade feminina e ao poder transformador da arte, reinterpretando o passado com um olhar irreverente e contemporâneo. Além de estrear na direção, Vicario também co-escreveu o roteiro e a trilha sonora do filme, e traz referências à escritora francesa Madame de Staël (Paris 1766-1817), pelo seu pensamento libertário, pós revolução francesa. A produção conquistou três David di Donatello: melhor direção de estreia, melhor trilha sonora (em parceria com Davide Pavanello) e melhor canção ("Ária!", da qual foi intérprete).

             Crédito de Imagens: Tempesta, Tellfilm, Rai Cinema - Festa do Cinema Italiano
A diretora de 'Gloria!', Margherita Vicario, assina também a composição da trilha sonora do filme

Felicità”, conta com Micaela Ramazzotti também no roteiro e como protagonista do longa. A comédia dramática acompanha Desirè em uma busca desafiadora de romper o ciclo de violência e de abusos familiares, e proteger seu irmão, em um misto de leveza, humor e seriedade.
 
Estão confirmados também “Il complottista”, de Valerio Ferrara, comédia contemporânea e surreal sobre a Itália do rancor, do ressentimento e da busca por inimigos invisíveis; “La coda del diavolo”, de Domenico Emanuele de Feudis, um thriller baseado no romance homônimo de Maurizio Maggi, acompanha Sante, ex-policial e agora carcereiro, que é acusado de matar um preso e enquanto foge para provar sua inocência descobre uma rede de tráfico humano com ajuda de uma jornalista; e “Dieci minuti”, de Maria Sole Tognazzi, em que a protagonista Bianca vive um processo de autodescoberta, depois de, em meio a uma crise, aceitar o desafio de sua terapeuta de dedicar dez minutos diários a algo novo.
 
Em celebração ao centenário recém-completado de Marcello Mastroianni, um dos maiores ícones do cinema italiano, também integra a programação a exibição de cópias restauradas dos clássicos “A doce vida” e “8 ½”, de Federico Fellini.

Realização e apoios

O festival ''8 ½ Festa do Cinema Italiano'' é uma realização do Ministério da Cultura, da Associação Il Sorpasso e da Risi Film Brasil, com o apoio e promoção da Embaixada da Itália, dos Institutos Italianos de Cultura do Rio de Janeiro e de São Paulo, do Consulado Geral do Rio de Janeiro, dos Consulados de Recife e Belo Horizonte e com apoio institucional do Consulado Geral de São Paulo e dos Consulados de Porto Alegre e Curitiba. A organização logística é da Gal Cultural.

Além dos parceiros institucionais, desde 2020 o evento é realizado com o patrocínio principal da Generali Seguros, primeira seguradora estrangeira a chegar ao Brasil, há 100 anos, que integra o Grupo Generali, maior companhia de seguros da Itália e uma das maiores da Europa, presente em cerca de 50 países. Em 2025, o Festa também é viabilizado pela Lei de Incentivo à Cultura.


SERVIÇO -  8 ½ FESTA DO CINEMA ITALIANO: 12ª EDIÇÃO
Data: 26 de junho a 2 de julho

Locais: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, Salvador, Fortaleza, Recife, Porto Alegre, Curitiba e Caxias do Sul. 

A PROGRAMAÇÃO COMPLETA ESTAÁ DISPONÍVEL NO SITE OFICIAL DO EVENTO (www.festadocinemaitaliano.com.br).

Escrito por Equipe Wanna be Nerd

    Comentários Blogger
    Comentários Facebook

0 comments:

Postar um comentário

Pode falar. Nós retribuímos os comentários e respondemos qualquer dúvida. :)