A Travessia (3D)


Baseado em fatos reais, o filme "A Travessia'' conta um pouco da história de vida do equilibrista francês Philippe Petit que, em 1974, logo após a construção das Torres Gêmeas, nos Estados Unidos, se lançou ao desafio, quase que fatal, de atravessar a extensão de espaço que se estende entre os dois edifícios. O roteiro foi adaptado por Christopher Browne e Robert Zimeckis, a partir do livro escrito pelo próprio Petit ''To Reach The Clouds''. A direção fica por conta de Zimeckis (Forrest Gump) e tem sua estreia prevista para 08 de outubro.

Sinopse:

Em 7 de agosto de 1974, o equilibrista francês Philippe Petit (Joseph Gordon-Levitt), ficou famoso ao atravessar, ilegalmente, as Torres Gêmeas usando apenas um cabo. Para bolar e executar todo o plano, ele contou com a ajuda de um grupo seleto de assistentes de diversas nacionalidades e também com a genialidade de seu mentor, na arte de se equilibrar, Papa Rudy (Ben Kingsley).



O enredo é graciosamente fascinante. E o seu modo de se contar vem solto, leve e super natural. O protagonista da história, vivido pelo excelente ator Joseph Gordon-Levit, nos relata pessoalmente detalhes intimistas de como foi sair de casa e construir seu próprio caminho como artista nas ruas de Paris. Vemos sua habilidade, em se equilibrar na corda bamba, ser disciplinada pela destreza e experiência de seu rígido mentor, Papa Rudy ( Ben Kingsley). Conhecemos também, e de uma maneira super fofa, a jovem Annie (Charlotte Le Bon). A moça é a causa para o coração de Petit bater mais forte a cada dia e sonhar mais alto em vencer os obstáculos que surgem. Assim, instigado por um sonho crescente ele põe em prática um plano mirabolante, com o amparo dos amigos Jean-Loius (Clément Sibony),  Jean-Pierre (James Badge Dale) e Barry Greenhouse (Steve Valentine), para escalar a mais nova construção norte americana, as torres gêmeas.

Mesmo com as possíveis vertigens que você possa vir a sentir, afinal, a captação da altura dos edifícios tem tamanho e proporção reais, a película é, de um todo, muito comovente. O elenco está super entrosado, mas quem se destaca com vigor é o ator Joseph Gordon-Levit. Não só pelo trabalho corporal que fez, mas também por todos os mínimos detalhes que tentou mostrar. Seu francês e seu sotaque estão 'parfait' e dignos de aplausos. A maestria com que o ator deixa transparecer a paixão de Petit por seu sonho nos faz vibrar a cada conquista. E a agonia crescente que se experimenta, quando a equipe do artista está montando o cabo entre os edifícios, se faz valer por belos minutos de caminhada.

A condução do hábil Zemeckis eleva a produção a um nível estelar inatingível, pelo menos por muitos dos filmes lançados neste ano de 2015. Com uma edição exemplar e uma trilha empolgante o longa aplica bastante, ou ainda mais, veracidade que o documentário ''O Equilibrista'', ganhador de Oscar em 2008, no qual também abordava a vida de Petit. E traz o simbólico desejo de quebrar leis e regras para vencer seus limites como uma das grandes mensagens centrais.


Ponto Negativo:

A caracterização do protagonista foi avacalhada por um par de lentes azuis e uma peruca sem graça que, uma vez ou outra, pode lhe tirar a concentração.


O ator Joseph Gordon-Levitt, Robert Zemeckis, e Philippe Petit, fotografados no set de filmagens de 'A Travessia', em Montreal.

Trailer




Ficha Técnica: The Walk, 2015. Direção: Robert Zemeckis. Roteiro: Robert Zemeckis e Christopher Browne - Adaptado do livro de Philippe Petit 'To Reach The Clouds'. Elenco: Joseph Gordon-Levitt, Charlotte Le Bon, Ben Kingsley, Clément Sibony,  James Badge Dale, Steve Valentine, César Domboy, Ben Schwartz, Benedict Samuel. Gênero: Distribuidora: Sony Pictures. Duração: 2h3min.

Avaliação: Quatro zilhões de metros quadrados por um pouquinho da coragem de Phillipe Petit! BRAVO!


08 de Outubro, nos Cinemas!
Classificação: Não recomendado para menores de 12 anos!

See Ya!
B-

Escrito por Bárbara Kruczyński

    Comentários Blogger
    Comentários Facebook

0 comments:

Postar um comentário

Pode falar. Nós retribuímos os comentários e respondemos qualquer dúvida. :)