Ressurreição

 

 Chegando ao público em uma época que o demanda, Ressurreição, longa do diretor Kevin Reynolds (Waterworld - O Segredo das Águas), se abstrai de todo um processo doloroso da conhecida história de Yeshua (Cliff Curtis), como Jesus é chamado no filme, para fazer um recorte distinto e mostrar a jornada do filho de Deus de um outro ponto de vista. A película traz os atores Joseph Fiennes e Tom Felton nos papéis principais.

Sinopse:
Às vésperas de um levante em Jerusalém, surgem rumores de que o Messias judeu ressuscitou. Um centurião romano agnóstico e cético (Joseph Fiennes) é enviado por Pôncio Pilatos para investigar a ressurreição e localizar o corpo desaparecido do já falecido e crucificado Jesus de Nazaré, a fim de subjulgar a revolta eminente. Conforme ele apura os fatos e ouve depoimentos, suas dúvidas sobre o evento milagroso começam a sumir. 
A trama se mostra leve frente a outras que preferiram focar em um fanatismo religioso extremo. Não escolhe lados e propõe uma interessante visão onde um agnóstico absorto de tudo que estava acontecendo começa a examinar os fatos e, de certa forma, crer no que se apresenta perante ele.


O elenco é totalmente deixado para trás aqui. A condução de Reynolds não satisfaz. Ele consegue sublinhar as performances de Fiennes e Felton como as principais, mas fora estas, nem Cliff Curtis ~ que interpreta Jesus ~ se sobressai.

O ritmo da produção não alimenta sua boa intenção e todos os detalhes bem trabalhados como figurino, fotografia e edição não a deixam consistente. As atuações de Fiennes e Felton estão pra lá de razoáveis, o que decepciona por serem tão bons atores, mas isto, como dito antes, aparenta ser uma das características da má direção.

A trilha sonora original, composta por Roque Baños (No Coração do Mar), escolhe características muito plausíveis da música árabe e torna estes elementos protagonistas marcantes que conduzem a trama em diversos momentos.



Acredita-se que a tentativa de ser leve aqui desvaloriza alguns elementos da histórica jornada do Messias, por outro lado, para um público herege a apresentação pode até ser interessante e para os religiosos mais ainda. Principalmente, por mostrar que o desconhecimento não é de um todo o fim do mundo já que ao se aproximar de Yeshua, Clavius, personagem de Fiennes, tira conclusões próprias do que pode ter ou não acontecido, mas nem por isto também vira um fanático. Na verdade, suas escolhas o levam para lugares acertados e o tiram de um apadrinhamento que lhe sugava as forças.

Somos poupados de cenas fortes como o visto em 'Paixão de Cristo' (2004), contudo, o esqueleto da história está ali.


Ressurreição não é filme para qualquer público, devido ao tema, claro. Além disso, sua fórmula não gera um resultado positivo e engrandecedor.

Trailer




Ficha Técnica: Risen, 2016. Direção: Kevin Reynolds.  Roteiro:  Kevin Reynolds e Paul Aiello. Elenco: Peter Firth, Cliff Curtis Joseph Fiennes, Tom Felton, Antonio Gil, Maria Botto, Mark Kileen. Gênero: Drama, Histórico. Distribuidor: Sony Pictures. Duração: 01h48min.

Aos bons e aos maus religiosos, o filme deve ser um atrativo.

Avaliação: Dois cajados quebrados (2/5 -Tedioso de uma forma impágavel )



17 de março, nos cinemas!


See Ya!
B-

Escrito por Bárbara Kruczyński

    Comentários Blogger
    Comentários Facebook

0 comments:

Postar um comentário

Pode falar. Nós retribuímos os comentários e respondemos qualquer dúvida. :)